11412
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Tabela simples

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_24PES01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Papel quadriculado
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Gráficos e tabelas
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela vai começar a fazer com que o aluno pense na organização de dados, em como podem organizar os dados de uma pesquisa. Você pode tirar um print do slide para que apareça a personagem com o questionamento e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema. Envie os questionamentos por texto ou áudio e peça que respondam às situações, levantando, assim, as suas hipóteses ou conclusões.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples. Os alunos precisam ter acesso aos dados do slide 4 e a tabela do slide 5 para conseguir, depois, organizar os novos dados e fazer as tabelas. Se seus alunos tiverem acesso a computadores em casa, eles podem fazer as tabelas utilizando alguma ferramenta de planilha, caso não tenham, você pode sugerir que façam em papel quadriculado ou mesmo no caderno com régua. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides para os alunos e pedir que leiam tanto a situação que apresenta os dados quanto as tabelas. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a imagem dos slides tirando um print ou enviando o arquivo da atividade principal. Não é necessário que copiem essa parte no caderno. Em ambas situações, peça que os alunos relacionem as informações dadas com a forma que foram colocadas na tabela. Depois, apresente os novos dados do slide 6 por vídeo, imagem, áudio ou texto e peça que os alunos elaborem uma nova tabela. Os alunos precisarão de um tempo para a execução da tarefa, pois deverão desenhar e completar uma nova tabela. Peça que os alunos compartilhem as suas tabelas por meio de fotografia ou vídeo explicativo. Faça os questionamentos e deixe que discutam como fizeram, como organizaram as informações na tabela. Observe se as tabelas ficaram de acordo com o enunciado. As questões do slide 7 podem ser apresentadas uma a uma por meio de texto ou de áudio e deixe que os alunos discutam entre eles para chegar a uma resposta. O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.

Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos observem as soluções e as tabelas mostradas e comparem com as que realizaram. Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Sistematização
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula: a definição de tabela e as suas partes. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade de Raio X retoma a elaboração de tabelas a partir de dados e pode ser uma forma de avaliação da compreensão dos alunos sobre o assunto. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.

Convite às famílias
Envie uma mensagem para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto com os alunos.As tabelas estão presentes no dia a dia deles e a família pode incentivá-los a elaborar tabelas para controle dos mantimentos que há em casa, dos materiais escolares que possuem, dos brinquedos, livros… ou seja utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade das tabelas.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_24PES01

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas