Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentor: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples comunicando suas compreensões com argumentação própria.
Conceito-chave
Classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples.
Conhecimentos prévios
Conhecer tabelas simples e suas propriedades (colunas, linhas, variáveis)
Recursos necessários
- retroprojetor ou projetor multimídia;
- cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
- flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
- folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U. Neste momento é importante ressaltar que, em momento posterior, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.
Deixe os alunos listarem quais estratégias utilizam para classificar os dados e organizá-los.
Neste momento caminhe pela sala e observe quais estratégias os alunos estão utilizando para registrar as informações dadas pela professora. Observe alguns alunos que estão utilizando estratégias variadas (lista, desenhos, tabelas, etc).
Então, peça a alguns alunos para que socializem os recursos que utilizaram , entre eles desenhos, listar, frases ou pequenos textos, tabela.
Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre o uso da tabela (função).
Discuta com a turma:
- Todas as estratégias utilizadas pelos alunos atendem o objetivo de organizar os dados?
- Quais são os elementos da tabela?
- O que são as linhas? E as colunas? E células?
- Precisa de título? E de fonte? Para que servem o título e a fonte?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).
Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.
Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.
Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.
Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.
Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.
Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.
Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.
Discuta com a turma:
- Como você fez para chegar a estes novos dados?
- Você sabe quais são os elementos da tabela?
- O que está te impedindo de prosseguir?
- Que caminho percorreu até aqui? Me conte!
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 , 9 e 10).
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
- Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.
Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.
Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.
Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.
Deixe os alunos dizerem em uma frase ou uma palavra o que aprenderam na aula.
Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.
Discuta com a turma:
- Quais são os elementos da tabela?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).
Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.
Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.
Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.
Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.
Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.
Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.
Discuta com a turma:
- Quem são os envolvidos na pesquisa?
- Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
- Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.