11412
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Tabela simples

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples comunicando suas compreensões com argumentação própria.

Conceito-chave

Classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples.

Conhecimentos prévios

Conhecer tabelas simples e suas propriedades (colunas, linhas, variáveis)

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U. Neste momento é importante ressaltar que, em momento posterior, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Deixe os alunos listarem quais estratégias utilizam para classificar os dados e organizá-los.

Neste momento caminhe pela sala e observe quais estratégias os alunos estão utilizando para registrar as informações dadas pela professora. Observe alguns alunos que estão utilizando estratégias variadas (lista, desenhos, tabelas, etc).

Então, peça a alguns alunos para que socializem os recursos que utilizaram , entre eles desenhos, listar, frases ou pequenos textos, tabela.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre o uso da tabela (função).

Discuta com a turma:

  • Todas as estratégias utilizadas pelos alunos atendem o objetivo de organizar os dados?
  • Quais são os elementos da tabela?
  • O que são as linhas? E as colunas? E células?
  • Precisa de título? E de fonte? Para que servem o título e a fonte?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 , 9 e 10).

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.

Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.

Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Deixe os alunos dizerem em uma frase ou uma palavra o que aprenderam na aula.

Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos da tabela?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).

Objetivos específicos

Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples comunicando suas compreensões com argumentação própria.

Conceito-chave

Classificação de dados de pesquisas e representação em tabela simples.

Conhecimentos prévios

Conhecer tabelas simples e suas propriedades (colunas, linhas, variáveis)

Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize, antecipadamente, a sala em U. Neste momento é importante ressaltar que, em momento posterior, os alunos trabalharão em duplas produtivas, portanto você deverá atentar-se à organização prévia destas duplas que neste momento estarão sentados um ao lado do outro.

Deixe os alunos listarem quais estratégias utilizam para classificar os dados e organizá-los.

Neste momento caminhe pela sala e observe quais estratégias os alunos estão utilizando para registrar as informações dadas pela professora. Observe alguns alunos que estão utilizando estratégias variadas (lista, desenhos, tabelas, etc).

Então, peça a alguns alunos para que socializem os recursos que utilizaram , entre eles desenhos, listar, frases ou pequenos textos, tabela.

Propósito: Instigar os alunos a refletir sobre o uso da tabela (função).

Discuta com a turma:

  • Todas as estratégias utilizadas pelos alunos atendem o objetivo de organizar os dados?
  • Quais são os elementos da tabela?
  • O que são as linhas? E as colunas? E células?
  • Precisa de título? E de fonte? Para que servem o título e a fonte?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4, 5, 6 e 7).

Orientação: Peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem a tabela criada, suas linhas, colunas , células e as informações que contém em cada célula, a maneira como as células estão atreladas, como realizamos a leitura destas informações.

Professor peça aos alunos para que individualmente organizem as novas informações que serão acrescentadas a tabela.

Neste momento circule na sala de aula e faça questionamentos a um grupo de alunos para que reflitam sobre o processo de resolução (metacognição). É importante que você observe algum aluno que cometeu algum erro e elogie o esforço desta criança e o caminho que percorreu até aquele momento identificando qual foi o impedimento para que conseguisse prosseguir.

Professor peça agora para que seus alunos organizem-se novamente nas duplas para elaboração de uma nova tabela ou para a inclusão de novas colunas na tabela inicial contendo os novos dados organizados.

Propósito: Classificar dados de pesquisa e representar em tabelas simples.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para chegar a estes novos dados?
  • Você sabe quais são os elementos da tabela?
  • O que está te impedindo de prosseguir?
  • Que caminho percorreu até aqui? Me conte!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 , 9 e 10).

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9 e 10).

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem as soluções deles, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
  • Quem poderia dar uma dica ou fazer um esquema ou desenho para ajudar o colega a resolver esta situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia esta frase com o grupo para que possa introduzir a linguagem matemática a ser utilizada nas aulas.

Após a realização da leitura questione alguns alunos sobre a compreensão do contexto.

Propósito: Introduzir a linguagem matemática dos conceitos estudados.

Discuta com a turma: Quem pode me explicar com suas palavras o que compreendeu desta frase?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Deixe os alunos dizerem em uma frase ou uma palavra o que aprenderam na aula.

Propósito: Utilizar linguagem própria para socializar as aprendizagens adquiridas ou sistematizadas.

Discuta com a turma:

  • Quais são os elementos da tabela?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13, 14 e 15).

Orientações: Professor neste momento é importante que você organiza sua turma de maneira individual para a realização desta atividade avaliativa.

Realize a leitura de enunciado da situação acima e certifique-se de que todos os alunos tenham compreendido o enunciado.

Após realizar os questionamentos deixe os alunos realizarem a atividade individualmente e com autonomia.

Diga então aos alunos para que pensem e registrem através de uma tabela simples.

Professor é importante que faça questionamentos individualmente com um grupo de alunos que durante a aula observou necessitar de intervenções para compreender a proposta que envolve tabela. Com estes questionamentos os alunos terão contato com as partes que compõem a tabela.

Propósito: Averiguar a compreensão dos alunos a partir do objetivo proposto para a aula.

Discuta com a turma:

  • Quem são os envolvidos na pesquisa?
  • Quais informações nós iremos colocar nesta tabela?
  • Que título podemos dar a tabela? Lembre-se que no título devemos nos referir a época , local e fenômeno envolvido.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA26 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano