11409
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Caça Grandezas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre grandezas e unidades de medida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar grandezas de acordo com o contexto proposto, estabelecendo a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Conceito-chave

Grandezas. Unidades de medida.

Conhecimentos prévios

Estabelecer comparações simples relacionadas a comprimento, capacidade e massa. Utilizar instrumentos de medida de acordo com a grandeza a ser medida.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividade;
  • Balança de uso culinário, balança de banheiro, metro, fita métrica, trena.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Primeiramente, apresente o seguinte diálogo para a turma e questione o que pensam sobre a resposta de Cauê. Caso as opiniões sejam muito divididas você poderá fazer até uma votação para ver quem concorda e quem discorda de Cauê. Questione o porquê da conclusão que chegaram.

Propósito: Retomar o conceito de grandeza e como associar uma medida a uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resposta de Cauê?
  • Será que a girafa é maior mesmo?
  • O que Cauê considerou ao afirmar que a girafa é maior? Qual grandeza?
  • Ele poderia ter considerado outra grandeza? E será que teria mudado sua resposta?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Retome o conceito do que vêm a ser medir e destaque o fato de que sempre precisamos levar em consideração grandezas de mesma espécie para realizar a comparação de medidas. Por exemplo, não poderíamos comparar a altura da girafa com o peso do elefante, escolhemos uma dessas grandezas e então fazemos a comparação. Porém, ao perguntar qual o animal maior Roberta não deixou claro a qual grandeza se referia. Mostre as informações das medidas das grandezas de cada um dos animais e questione qual seria a resposta agora que eles sabem as medidas de cada um. Esta é uma retomada para ser realizada de maneira oral e instigando para que participem expondo os critérios utilizados para analisar a resposta dada por Cauê e a resposta a ser dada após a tomada de conhecimento das medidas dos animais.

Propósito: Retomar o conceito de grandeza e como associar uma medida a uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que é medir e qual o critério que utilizamos?
  • Podemos comparar massa com altura?
  • E eu posso comparar a altura do elefante com a altura da girafa? Se eu comparar as alturas deles, qual o maior?
  • E ao comparar o quanto cada um tem de massa qual seria o maior?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Encaminhe as orientações para o desenvolvimento da atividade a qual será guiada no sentido de explorarem os objetos presentes na sala de aula. Será realizada uma caçada por objetos que satisfaçam as condições determinadas, porém os alunos apenas deverão anotar a descrição do objeto, sem retirar de seu lugar, deste modo, podem escolher objetos que pertençam a outros colegas ou até mesmo escolherem os mesmos objetos. A escolha dos objetos será feita pela estimativa visual, a aferição das medidas via instrumentos adequados ou comparação ocorrerá posteriormente em uma análise que será conduzida pelo professor e com a colaboração de todos da turma. Durante a aferição das medidas e discussão das soluções encontradas as informações coletadas por cada grupo deverão ser registradas em um mural ou lousa.

Propósito: Identificar e reconhecer diferentes grandezas associando a elas respectivas medidas ou estimativas das mesmas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 a 7)

Orientações: Distribua a folha com a proposta da atividade para a turma. Explique que neste primeiro momento eles deverão escolher os objetos para satisfazer as condições exigidas apenas utilizando suas percepções visuais, sem realizar medições. Posteriormente, quando todos já tiverem anotado o resultado de suas caçadas as medições serão realizadas conjuntamente orientados pela professora.

Propósito: Identificar e reconhecer diferentes grandezas associando a elas respectivas medidas ou estimativas das mesmas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem apenas utilizando a percepção visual de vocês escolher objetos que satisfaçam as exigências de cada etapa da caçada?
  • Depois que vocês chegarem ao final da caçada iremos utilizar alguns instrumentos e nossa análise conjunta para conferirmos o quão precisa está nossa estimativa de medidas, será que sem os instrumentos conseguimos estimar algumas medidas?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 a 7)

Orientações: Apresente os instrumentos disponíveis para a aferição das medidas dos objetos escolhidos pelos grupos para que os alunos possam determinar qual instrumento pode ajudar a chegar a uma medida mais precisa da grandeza selecionada. Espere que todos os alunos tenham feito suas anotações para que a apresentação dos instrumentos ocorra como um encaminhamento para a discussão das soluções e não seja utilizada como uma estratégia para chegar às respostas iniciais solicitadas.

Propósito: Identificar e reconhecer diferentes grandezas associando a elas respectivas medidas ou estimativas das mesmas.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando suas anotações acerca da escolha dos objetos para cada situação elencada, as respostas serão anotadas em um cartaz ou no quadro de modo que as medidas aferidas possam ser registradas e comparadas quanto aos critérios iniciais. Para realizar as medições os alunos deverão inicialmente identificar qual instrumento servirá melhor para cada situação e escolher dois colegas para que façam as aferições em cada situação. Nesta etapa é importante que estejam atentos às relações entre metros e centímetros, gramas e quilogramas.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a constatar a adequação entre as medidas estimadas e as especificações desejadas.

Discuta com a turma:

  • Nos casos em que vamos precisar medir o comprimento, qual instrumento podemos utilizar?
  • Na tarefa fala em metro e em centímetro, como verificamos isso na hora de medir? É tudo a mesma coisa?
  • Nos casos em que vamos precisar medir a massa, qual instrumento podemos utilizar?
  • Na tarefa fala em gramas e quilogramas, tem diferença? Como lidar com isso na hora de medir?
  • Na trena e na fita métrica qual unidade de medida é a nossa referência?
  • Na balança os valores são apresentados em qual unidade de medida?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos verificarem as primeiras medidas que provavelmente puderam ser aferidas com os instrumentos disponibilizados encaminhe a reflexão acerca das questões que deixam em aberto a medida em questão e apenas delimitavam a grandeza a qual deveriam buscar. Neste momento da organização das respostas priorize aquelas apresentadas pela turma e questione como eles acham que as medições ou comparações poderiam ser feitas. Considere, por exemplo, que alguns itens não são possíveis de ser pesados porque não conseguimos deslocá-los ou colocá-los sobre uma balança, mas instigue-os a pensar em termos comparativos tentando perceber o que poderia ser mais pesado do que determinado objeto ou se tal objeto é mais pesado do que os demais.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a constatar a adequação entre as medidas estimadas e as especificações desejadas.

Discuta com a turma:

  • Quais dos objetos caçados pelos grupos representam a maior medida ao considerar cada grandeza?
  • Por que vocês acreditam que determinado objeto é mais pesado que o outro? O que vocês levam em consideração para chegar a essa resposta?
  • Se vocês não tem como medir com um instrumento específico como podem fazer para determinar se um objeto tem capacidade maior do que outro?
  • Se vocês não tem como medir com um instrumento específico como podem fazer para determinar se um objeto tem comprimento maior do que outro?
  • Se vocês não tem como medir com um instrumento específico como podem fazer para determinar se um objeto tem massa maior do que outro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, registrando a grandeza mais adequada em relação a cada um dos produtos. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade (se estão relacionando a unidades de medida ou simplesmente associando a grandeza à imagem mental que têm dos produtos). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e diferenciação de grandezas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

<EF03MA19> Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

<EF03MA20> Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Objetivos específicos

Identificar e diferenciar grandezas de acordo com o contexto proposto, estabelecendo a relação entre unidades de medida de uma mesma grandeza.

Conceito-chave

Grandezas. Unidades de medida.

Conhecimentos prévios

Estabelecer comparações simples relacionadas a comprimento, capacidade e massa. Utilizar instrumentos de medida de acordo com a grandeza a ser medida.

Recursos necessários

  • Material impresso com as atividade;
  • Balança de uso culinário, balança de banheiro, metro, fita métrica, trena.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Primeiramente, apresente o seguinte diálogo para a turma e questione o que pensam sobre a resposta de Cauê. Caso as opiniões sejam muito divididas você poderá fazer até uma votação para ver quem concorda e quem discorda de Cauê. Questione o porquê da conclusão que chegaram.

Propósito: Retomar o conceito de grandeza e como associar uma medida a uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resposta de Cauê?
  • Será que a girafa é maior mesmo?
  • O que Cauê considerou ao afirmar que a girafa é maior? Qual grandeza?
  • Ele poderia ter considerado outra grandeza? E será que teria mudado sua resposta?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Retome o conceito do que vêm a ser medir e destaque o fato de que sempre precisamos levar em consideração grandezas de mesma espécie para realizar a comparação de medidas. Por exemplo, não poderíamos comparar a altura da girafa com o peso do elefante, escolhemos uma dessas grandezas e então fazemos a comparação. Porém, ao perguntar qual o animal maior Roberta não deixou claro a qual grandeza se referia. Mostre as informações das medidas das grandezas de cada um dos animais e questione qual seria a resposta agora que eles sabem as medidas de cada um. Esta é uma retomada para ser realizada de maneira oral e instigando para que participem expondo os critérios utilizados para analisar a resposta dada por Cauê e a resposta a ser dada após a tomada de conhecimento das medidas dos animais.

Propósito: Retomar o conceito de grandeza e como associar uma medida a uma grandeza.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que é medir e qual o critério que utilizamos?
  • Podemos comparar massa com altura?
  • E eu posso comparar a altura do elefante com a altura da girafa? Se eu comparar as alturas deles, qual o maior?
  • E ao comparar o quanto cada um tem de massa qual seria o maior?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Encaminhe as orientações para o desenvolvimento da atividade a qual será guiada no sentido de explorarem os objetos presentes na sala de aula. Será realizada uma caçada por objetos que satisfaçam as condições determinadas, porém os alunos apenas deverão anotar a descrição do objeto, sem retirar de seu lugar, deste modo, podem escolher objetos que pertençam a outros colegas ou até mesmo escolherem os mesmos objetos. A escolha dos objetos será feita pela estimativa visual, a aferição das medidas via instrumentos adequados ou comparação ocorrerá posteriormente em uma análise que será conduzida pelo professor e com a colaboração de todos da turma. Durante a aferição das medidas e discussão das soluções encontradas as informações coletadas por cada grupo deverão ser registradas em um mural ou lousa.

Propósito: Identificar e reconhecer diferentes grandezas associando a elas respectivas medidas ou estimativas das mesmas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 a 7)

Orientações: Distribua a folha com a proposta da atividade para a turma. Explique que neste primeiro momento eles deverão escolher os objetos para satisfazer as condições exigidas apenas utilizando suas percepções visuais, sem realizar medições. Posteriormente, quando todos já tiverem anotado o resultado de suas caçadas as medições serão realizadas conjuntamente orientados pela professora.

Propósito: Identificar e reconhecer diferentes grandezas associando a elas respectivas medidas ou estimativas das mesmas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem apenas utilizando a percepção visual de vocês escolher objetos que satisfaçam as exigências de cada etapa da caçada?
  • Depois que vocês chegarem ao final da caçada iremos utilizar alguns instrumentos e nossa análise conjunta para conferirmos o quão precisa está nossa estimativa de medidas, será que sem os instrumentos conseguimos estimar algumas medidas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 a 7)

Orientações: Apresente os instrumentos disponíveis para a aferição das medidas dos objetos escolhidos pelos grupos para que os alunos possam determinar qual instrumento pode ajudar a chegar a uma medida mais precisa da grandeza selecionada. Espere que todos os alunos tenham feito suas anotações para que a apresentação dos instrumentos ocorra como um encaminhamento para a discussão das soluções e não seja utilizada como uma estratégia para chegar às respostas iniciais solicitadas.

Propósito: Identificar e reconhecer diferentes grandezas associando a elas respectivas medidas ou estimativas das mesmas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando suas anotações acerca da escolha dos objetos para cada situação elencada, as respostas serão anotadas em um cartaz ou no quadro de modo que as medidas aferidas possam ser registradas e comparadas quanto aos critérios iniciais. Para realizar as medições os alunos deverão inicialmente identificar qual instrumento servirá melhor para cada situação e escolher dois colegas para que façam as aferições em cada situação. Nesta etapa é importante que estejam atentos às relações entre metros e centímetros, gramas e quilogramas.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a constatar a adequação entre as medidas estimadas e as especificações desejadas.

Discuta com a turma:

  • Nos casos em que vamos precisar medir o comprimento, qual instrumento podemos utilizar?
  • Na tarefa fala em metro e em centímetro, como verificamos isso na hora de medir? É tudo a mesma coisa?
  • Nos casos em que vamos precisar medir a massa, qual instrumento podemos utilizar?
  • Na tarefa fala em gramas e quilogramas, tem diferença? Como lidar com isso na hora de medir?
  • Na trena e na fita métrica qual unidade de medida é a nossa referência?
  • Na balança os valores são apresentados em qual unidade de medida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos verificarem as primeiras medidas que provavelmente puderam ser aferidas com os instrumentos disponibilizados encaminhe a reflexão acerca das questões que deixam em aberto a medida em questão e apenas delimitavam a grandeza a qual deveriam buscar. Neste momento da organização das respostas priorize aquelas apresentadas pela turma e questione como eles acham que as medições ou comparações poderiam ser feitas. Considere, por exemplo, que alguns itens não são possíveis de ser pesados porque não conseguimos deslocá-los ou colocá-los sobre uma balança, mas instigue-os a pensar em termos comparativos tentando perceber o que poderia ser mais pesado do que determinado objeto ou se tal objeto é mais pesado do que os demais.

Propósito: Analisar e conferir as soluções encontradas de modo a constatar a adequação entre as medidas estimadas e as especificações desejadas.

Discuta com a turma:

  • Quais dos objetos caçados pelos grupos representam a maior medida ao considerar cada grandeza?
  • Por que vocês acreditam que determinado objeto é mais pesado que o outro? O que vocês levam em consideração para chegar a essa resposta?
  • Se vocês não tem como medir com um instrumento específico como podem fazer para determinar se um objeto tem capacidade maior do que outro?
  • Se vocês não tem como medir com um instrumento específico como podem fazer para determinar se um objeto tem comprimento maior do que outro?
  • Se vocês não tem como medir com um instrumento específico como podem fazer para determinar se um objeto tem massa maior do que outro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação entre as grandezas e as diferentes unidades de medidas utilizadas.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, registrando a grandeza mais adequada em relação a cada um dos produtos. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade (se estão relacionando a unidades de medida ou simplesmente associando a grandeza à imagem mental que têm dos produtos). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o objetivo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos na identificação e diferenciação de grandezas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano