11407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problemas em tiras

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégia de leitura de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Caso realize uma aula síncrona, faça a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, procure organizar momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para esta sugestão, na impossibilidade de montar grupos, os alunos deverão realizar a atividade individualmente. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.

Se a aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas conforme as sugestões a seguir.

Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre quais características um problema deve ter:
- Quando sabemos que estamos lendo um problema?
- Que dados importantes não podem faltar nos problemas?

Envie as questões para que tenham subsídios para a conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem da atividade (problema em tiras) via digital ou impressa. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, eles podem copiar em tiras de papel. Com a atividade, encaminhe a comanda:

SIGA CADA SOLICITAÇÃO ABAIXO:
    1.  LEIA AS TIRINHAS E COMPLETE OS DADOS QUE FALTAM NO PROBLEMA.
    2.  COLOQUE AS TIRINHAS EM ORDEM.
    3.  ESTÁ FALTANDO UMA PARTE IMPORTANTE DO PROBLEMA. DESCUBRA E COMPLETE O QUE ESTÁ FALTANDO, ESCREVENDO NA TIRINHA EM BRANCO.

Encaminhe às famílias algumas questões para que possam interagir com as crianças e ajudá-las a realizar a atividade:
     - O objeto que Paulo quer comprar é caro ou barato?
     - Ele tem o dinheiro?
     - Qual a parte importante do problema que está faltando?
     - Que tipo de pergunta poderá ser feita para completar a ideia do problema?

Quando terminarem de completar e organizar o problema, peça para responderem as seguintes questões (se necessário, com a ajuda de um adulto, que pode ser também um escriba), para que reflitam sobre a solução da atividade:
     1. COMO VOCÊ INICIOU A ORGANIZAÇÃO DO PROBLEMA?
     2. POR QUE É IMPORTANTE O PROBLEMA ESTAR EM ORDEM?
     3. QUAL PARTE DO PROBLEMA ESTAVA FALTANDO?
     4. POR QUE É IMPORTANTE A PERGUNTA DO PROBLEMA?
     5. O VALOR QUE PAULO TINHA ERA MAIOR OU MENOR QUE O VALOR DA BOLA? POR QUÊ?

Solicite que te encaminhem o problema e as questões respondidas.

Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva. Apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_13RDP01

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas