11407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problemas em tiras

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégia de leitura de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_13RDP01

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentado, porém procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para esta sugestão os alunos deverão realizar a atividade individualmente, na impossibilidade de fazer grupos. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas, conforme as sugestões a seguir:

Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre o que deve ter um problema: Quando sabemos que estamos lendo um problema? Que dados importantes não podem faltar nos problemas?. Evie as questões para que tenham subsídios para a conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem, digital ou impressa, da atividade (problema em tiras) . Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem copiar em tiras de papel. Junto com a atividade, encaminhe a comanda:
SIGA CADA SOLICITAÇÃO ABAIXO:
    1.  LEIA AS TIRINHAS E COMPLETE OS DADOS QUE FALTAM NO PROBLEMA.
    2.  COLOQUE AS TIRINHAS EM ORDEM.
    3.  ESTÁ FALTANDO UMA PARTE IMPORTANTE DO PROBLEMA. DESCUBRA E COMPLETE O QUE ESTÁ FALTANDO, ESCREVENDO NA TIRINHA EM BRANCO.
Encaminhe às famílias algumas questões para que possam interagir com as crianças e ajudá-las a realizar a atividade:
     - O objeto que Paulo quer comprar é caro ou barato?
     - Ele tem o dinheiro?
     - Qual a parte importante do problema que está faltando?
     - Que tipo de pergunta poderá ser feita para completar a ideia do problema?
Quando terminarem de completar e organizar o problema, peça que respondam (se for necessário, com a ajuda de um adulto, inclusive como escriba), as seguintes questões, para que reflitam sobre a solução da atividade:
     1. COMO VOCÊ INICIOU A ORGANIZAÇÃO DO PROBLEMA?
     2. POR QUE É IMPORTANTE O PROBLEMA ESTAR EM ORDEM?
     3. QUE PARTE DO PROBLEMA ESTAVA FALTANDO?
     4. POR QUE É IMPORTANTE A PERGUNTA DO PROBLEMA?
     5. O VALOR QUE PAULO TINHA ERA MAIOR OU MENOR QUE O VALOR DA BOLA? POR QUÊ?
Solicite que te encaminhem o problema e as questões respondidas.

Sistematização do conceito e Encerramento
Depois de receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva, e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização do conceito e de encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_13RDP01

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas