Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Identificar os dados e a pergunta do problema
Objetivos específicos
- Organizar problemas em tiras para que fique compreensível
- Identificar os dados do problema
Conceito-chave
Estratégia de leitura de problemas
Recursos necessários
- Atividade impressa em folha
Os alunos devem dominar
- Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
- Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Ler o slide e ir listando na lousa o que os alunos disserem sobre o questionamento da personagem karina.
Propósito: Relembrar dados importante de um problema.
Discuta com a turma:
- Quando sabemos que estamos lendo um problema?
- Que dados importantes não podem faltar nos problemas?
- x
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Fazer grupos na sala de acordo com o número de alunos presentes. Entregar as tiras do problema para que os alunos leiam, complete com números e ordene. Eles deverão perceber que há uma tira em branco pois o problema está sem a pergunta. Pensar numa pergunta coerente com o problema e escrever. Fazer o compartilhamento dos problemas que os grupos ordenaram.
Propósito: Conseguir ler as partes do problema, ordenar e formular um questionamento.
Discuta com a turma:
- O objeto que Paulo quer comprar é caro ou barato?
- Ele tem o dinheiro?
- Qual a parte importante do problema que está faltando?
- Que tipo de pergunta poderá ser feita para completar a ideia do problema?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 min entre o slide 1 e 2
Orientação: Dispor as tiras do problema na lousa até que os grupos consigam montar. Depois organizar junto com os alunos e compartilhar as diferentes perguntas que os grupos escreveram.
Propósito: Conseguir ler as partes do problema, ordenar e formular um questionamento.
Discuta com a turma:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fazer os questionamentos do slide para que os alunos reflitam sobre suas dificuldades que tiveram para organizar o problema.
Propósito: Apresentar o problema montado nos grupos e as diferentes perguntas criadas.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram a organização do problema?
- Por que é importante o problema está em ordem?
- x
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ler o slide e argumentar que se caso o problema estiver fora de ordem ficará confuso para entender. Sempre escrever o problema organizando os dados contidos. Chamar atenção para a pergunta do problema que é um elemento essencial num problema para descoberta de algo.
Propósito: Mostrar que os problemas devem estar escritos de maneira clara, em ordem.
Discuta com a turma:
- Por que o problema precisa de pelo menos uma pergunta?
- Como podemos saber que um problema está desorganizado?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ler o resumo do slide sobre a organização de problemas e ir mostrando no problema fatiado já organizado e fixado na lousa.
Propósito: Relembrar que é importante a organização do problema e dados do mesmo.
Discuta com a turma:
- X
- x
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Cada aluno receberá as partes de um problema em tiras. Peça que leiam e tente organizar para que fique coerente. Após realizarem individualmente discutir com a turma.
Observações: Os alunos já alfabéticos conseguirão realizar a atividade sozinhos. Os silábicos terão auxílio do professor para ler as partes do problema.
Utilize o guia de intervenções para auxiliar os alunos na organização do problema.
Propósito: Observar se os alunos conseguem organizar o problema todo, apenas algumas partes ou nenhuma.
Discuta com a turma:
- Qual a parte ou dado do problema ficou no início? Poderia ter iniciado com outra parte?
- Qual parte está no final?
- O problema poderia ser escrito de outra maneira? Como?
- Vocês utilizaram todas as tiras? Por quê?
Materiais complementares para impressão: