11407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problemas em tiras

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégia de leitura de problemas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema



Objetivos específicos

  • Organizar problemas em tiras para que fique compreensível
  • Identificar os dados do problema

Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Ler o slide e ir listando na lousa o que os alunos disserem sobre o questionamento da personagem karina.

Propósito: Relembrar dados importante de um problema.

Discuta com a turma:

  • Quando sabemos que estamos lendo um problema?
  • Que dados importantes não podem faltar nos problemas?
  • x

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Fazer grupos na sala de acordo com o número de alunos presentes. Entregar as tiras do problema para que os alunos leiam, complete com números e ordene. Eles deverão perceber que há uma tira em branco pois o problema está sem a pergunta. Pensar numa pergunta coerente com o problema e escrever. Fazer o compartilhamento dos problemas que os grupos ordenaram.

Propósito: Conseguir ler as partes do problema, ordenar e formular um questionamento.

Discuta com a turma:

  • O objeto que Paulo quer comprar é caro ou barato?
  • Ele tem o dinheiro?
  • Qual a parte importante do problema que está faltando?
  • Que tipo de pergunta poderá ser feita para completar a ideia do problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min entre o slide 1 e 2

Orientação: Dispor as tiras do problema na lousa até que os grupos consigam montar. Depois organizar junto com os alunos e compartilhar as diferentes perguntas que os grupos escreveram.

Propósito: Conseguir ler as partes do problema, ordenar e formular um questionamento.

Discuta com a turma:

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Fazer os questionamentos do slide para que os alunos reflitam sobre suas dificuldades que tiveram para organizar o problema.

Propósito: Apresentar o problema montado nos grupos e as diferentes perguntas criadas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a organização do problema?
  • Por que é importante o problema está em ordem?
  • x

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler o slide e argumentar que se o problema tiver fora de ordem fica confuso para entender. Sempre escrever o problema organizando os dados contidos. Chamar atenção para a pergunta do problema que é um elemento essencial num problema para descoberta de algo.

Propósito: Mostrar que os problemas devem estar escritos de maneira clara, em ordem.

Discuta com a turma:

  • Por que o problema precisa de pelo menos uma pergunta?
  • Como podemos saber que um problema está desorganizado?
  • x

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler o resumo do slide sobre a organização de problemas e ir mostrando no problema fatiado já organizado e fixado na lousa.

Propósito: Relembrar que é importante a organização do problema e dados do mesmo.

Discuta com a turma:

  • X
  • x

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Cada aluno receberá as partes de um problema em tiras. Peça que leiam e tente organizar para que fique coerente. Após realizarem individualmente discutir com a turma.

Observações: Os alunos já alfabéticos conseguirão realizar a atividade sozinhos. Os silábicos terão auxílio do professor para ler as partes do problema.

Utilize o guia de intervenções para auxiliar os alunos na organização do problema.

Propósito: Observar se os alunos conseguem organizar o problema todo, apenas algumas partes ou nenhuma.

Discuta com a turma:

  • Qual a parte ou dado do problema ficou no início? Poderia ter iniciado com outra parte?
  • Qual parte está no final?
  • O problema poderia ser escrito de outra maneira? Como?
  • Vocês utilizaram todas as tiras? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução da atividade do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema



Objetivos específicos

  • Organizar problemas em tiras para que fique compreensível
  • Identificar os dados do problema

Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Ler o slide e ir listando na lousa o que os alunos disserem sobre o questionamento da personagem karina.

Propósito: Relembrar dados importante de um problema.

Discuta com a turma:

  • Quando sabemos que estamos lendo um problema?
  • Que dados importantes não podem faltar nos problemas?
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Fazer grupos na sala de acordo com o número de alunos presentes. Entregar as tiras do problema para que os alunos leiam, complete com números e ordene. Eles deverão perceber que há uma tira em branco pois o problema está sem a pergunta. Pensar numa pergunta coerente com o problema e escrever. Fazer o compartilhamento dos problemas que os grupos ordenaram.

Propósito: Conseguir ler as partes do problema, ordenar e formular um questionamento.

Discuta com a turma:

  • O objeto que Paulo quer comprar é caro ou barato?
  • Ele tem o dinheiro?
  • Qual a parte importante do problema que está faltando?
  • Que tipo de pergunta poderá ser feita para completar a ideia do problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min entre o slide 1 e 2

Orientação: Dispor as tiras do problema na lousa até que os grupos consigam montar. Depois organizar junto com os alunos e compartilhar as diferentes perguntas que os grupos escreveram.

Propósito: Conseguir ler as partes do problema, ordenar e formular um questionamento.

Discuta com a turma:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Fazer os questionamentos do slide para que os alunos reflitam sobre suas dificuldades que tiveram para organizar o problema.

Propósito: Apresentar o problema montado nos grupos e as diferentes perguntas criadas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a organização do problema?
  • Por que é importante o problema está em ordem?
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler o slide e argumentar que se o problema tiver fora de ordem fica confuso para entender. Sempre escrever o problema organizando os dados contidos. Chamar atenção para a pergunta do problema que é um elemento essencial num problema para descoberta de algo.

Propósito: Mostrar que os problemas devem estar escritos de maneira clara, em ordem.

Discuta com a turma:

  • Por que o problema precisa de pelo menos uma pergunta?
  • Como podemos saber que um problema está desorganizado?
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler o resumo do slide sobre a organização de problemas e ir mostrando no problema fatiado já organizado e fixado na lousa.

Propósito: Relembrar que é importante a organização do problema e dados do mesmo.

Discuta com a turma:

  • X
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Cada aluno receberá as partes de um problema em tiras. Peça que leiam e tente organizar para que fique coerente. Após realizarem individualmente discutir com a turma.

Observações: Os alunos já alfabéticos conseguirão realizar a atividade sozinhos. Os silábicos terão auxílio do professor para ler as partes do problema.

Utilize o guia de intervenções para auxiliar os alunos na organização do problema.

Propósito: Observar se os alunos conseguem organizar o problema todo, apenas algumas partes ou nenhuma.

Discuta com a turma:

  • Qual a parte ou dado do problema ficou no início? Poderia ter iniciado com outra parte?
  • Qual parte está no final?
  • O problema poderia ser escrito de outra maneira? Como?
  • Vocês utilizaram todas as tiras? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução da atividade do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano