9604
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação..

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de multiplicação.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo da multiplicação.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Atividades impressas.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.

Orientações: Inicie explorando o conceito de multiplicação e permita que os alunos exponham seus conhecimentos a respeito do conceito a ser trabalhado, a fim de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Esclareça que podem existir diversas formas de realizar cálculos, inclusive de multiplicação, introduzindo o assunto a ser abordado na aula.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Quais estratégias podemos utilizar?

Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que você caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo o problema, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções (slides de 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, as estratégias utilizadas para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que elas têm de diferente?
  • Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
  • De quantas formas é possível realizar esta operação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções (slides de 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: É possível que os alunos optem pela realização de desenhos e esquemas para a resolução dos cálculos. Neste caso, optou-se pela utilização de desenhos. Ilustra-se as estantes com as três prateleiras, e os doze livros em cada prateleira.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Alguém mais utilizou desenhos diferentes?

Painel De Soluções (slides de 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste caso, foi realizado um esquema representando os dados do problema, descobrindo inicialmente, a quantidade de livros de cada estante. Em seguida, realizou-se a soma da quantidade de livros de casa estante.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Por onde começamos a resolução neste caso?
  • Qual o primeiro dado a ser considerado?

Painel De Soluções (slides de 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Aqui, considerou-se as oito estantes com três prateleiras. Somou-se os 12 livros de cada prateleira para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Por onde começamos a resolução neste caso?
  • Qual o primeiro dado a ser considerado?

Painel De Soluções (slides de 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Quais operações temos que realizar?
  • Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
  • Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?

Painel De Soluções (slides de 5 a 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Quais operações temos que realizar?
  • Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?

Sistematização Do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Materiais complementares:

Para saber mais, acesse aqui um artigo que discute estratégias de multiplicação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo da multiplicação.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de multiplicação.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo da multiplicação.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Atividades impressas.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.

Orientações: Inicie explorando o conceito de multiplicação e permita que os alunos exponham seus conhecimentos a respeito do conceito a ser trabalhado, a fim de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Esclareça que podem existir diversas formas de realizar cálculos, inclusive de multiplicação, introduzindo o assunto a ser abordado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Quais estratégias podemos utilizar?

Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que você caminhe pela sala e observe como os alunos estão resolvendo o problema, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, as estratégias utilizadas para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que elas têm de diferente?
  • Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
  • De quantas formas é possível realizar esta operação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: É possível que os alunos optem pela realização de desenhos e esquemas para a resolução dos cálculos. Neste caso, optou-se pela utilização de desenhos. Ilustra-se as estantes com as três prateleiras, e os doze livros em cada prateleira.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Alguém mais utilizou desenhos diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste caso, foi realizado um esquema representando os dados do problema, descobrindo inicialmente, a quantidade de livros de cada estante. Em seguida, realizou-se a soma da quantidade de livros de casa estante.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Por onde começamos a resolução neste caso?
  • Qual o primeiro dado a ser considerado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Aqui, considerou-se as oito estantes com três prateleiras. Somou-se os 12 livros de cada prateleira para chegar ao resultado.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Por onde começamos a resolução neste caso?
  • Qual o primeiro dado a ser considerado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Nos casos seguintes, os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Quais operações temos que realizar?
  • Somamos vários números iguais. Há outra operação que pode ser realizada?
  • Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Os cálculos são realizados com base nas operações de adição de parcelas iguais e decomposição dos numerais. Caso estratégias como essa não tenham sido apresentadas pelos alunos, é importante que o professor apresente as várias formas de realizar os cálculos, a fim de repertoriá-los.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Quais operações temos que realizar?
  • Decompor os numerais pode nos ajudar a realizar os cálculos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Materiais complementares:

Para saber mais, acesse aqui um artigo que discute estratégias de multiplicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo da multiplicação.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano