11405
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Fração Geratriz de Dízima Periódica Composta

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre Obter a fração geratriz de dízimas periódicas compostas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: papel, lápis, calculadora.
- Opcionais: Meet, Hangout, Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui). 

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL.

Aquecimento
Pode ser suprimido para dar atenção à Atividade Principal.

Atividade principal
A atividade principal é feita em duas etapas. Sugerimos fazer apenas a primeira parte. Para realização da atividade é necessário que os alunos já tenham conhecimento de algumas estratégias para transformar dízimas em fração geratriz.

Caso a turma não esteja familiarizada, você pode disponibilizar os slides que tratam da discussão da solução para que os alunos analisem. Pode propor a produção de um texto para explicitar o que eles compreenderam da solução apresentada.

É provável que esta aula precise ser retomada. O raio X e as atividades complementares podem ser utilizadas para aulas futuras.

Sugestões de apreciação de vídeos da Khan Academy:
Link 1 - disponível aqui.
Link 2 - disponível aqui.

Discussão das soluções
Talvez haja necessidade de disponibilizar, para ampliação das compreensões dos alunos, os slides das discussões das soluções. Você pode utilizar aplicativos Whatsapp para os alunos encaminharem os textos.

É possível que essa aula necessite de outros momentos de retomada. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize-os para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem as compreensões. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Hangout (Google).

Sistematização
xxx

Encerramento
xxx

Raio X
O Raio X pode ser proposto como revisão das aprendizagens, bem como as atividades complementares.

Convite às famílias
xxx

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_05NUM07

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas