11402
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Aplicando as propriedades de potência em potências de expoente inteiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre comparação de Potências, Potências de bases iguais e Potências de expoentes iguais

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Aplicar as propriedades de potenciação em potências de expoentes inteiros, realizando as operações necessárias para simplificá-las

Conceito-chave

Comparação de Potências, Potências de bases iguais e Potências de expoentes iguais.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Materiais complementares:

Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:

https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8&t=46s

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Inicie este momento propondo que os alunos formem grupos de 3 a 4 pessoas. Em seguida, entregue aleatoriamente para cada equipe um dos cartões disponíveis na atividade para impressão. Feito isso, é hora de iniciar o jogo: coloque os papéis com as orientações de cálculos a serem feitos em um saco e sorteie-os, informando para todas as equipes o que deverá ser feito. Deixem que as equipes dialoguem e encontrem seus resultados e se certifiquem que não erraram, sem usar calculadora ou qualquer outro tipo de material que os forneça as respostas. Após terminarem, sorteie mais um papel, com uma nova instrução. Repita os procedimentos num total de três a quatro rodadas e peça que os alunos discutam todos juntos, ao final, quem atingiu o maior e o menor valor.

Caso algum alguma equipe apresente dúvidas ou dificuldades para iniciar ou seguir com a atividade, faça perguntas a eles que os façam pensar em como resolver a situação. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Propósito: Fazer com que o aluno aplique propriedades em potências de mesma base e simplifique potências cujos expoentes são números inteiros

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos para cada equipe de alunos que compartilhem na lousa os cálculos que fizeram para chegar a suas respostas. Caso apareçam erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos ou evitados, e qual seria a pontuação final da equipe sem o erro. Caso apareçam dúvidas, explique-as aos alunos com exemplos e certifique-se de que todos compreenderam.

Propósito: Discutir as diferentes respostas e estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientações: Encerre a atividade refletindo com os alunos o que foi apreendido sobre o uso das propriedades com potências de expoente negativo.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que tentem encontrar individualmente sua resposta.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conteúdo estudado nesta aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Aplicar as propriedades de potenciação em potências de expoentes inteiros, realizando as operações necessárias para simplificá-las

Conceito-chave

Comparação de Potências, Potências de bases iguais e Potências de expoentes iguais.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Materiais complementares:

Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:

https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8&t=46s

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Inicie este momento propondo que os alunos formem grupos de 3 a 4 pessoas. Em seguida, entregue aleatoriamente para cada equipe um dos cartões disponíveis na atividade para impressão. Feito isso, é hora de iniciar o jogo: coloque os papéis com as orientações de cálculos a serem feitos em um saco e sorteie-os, informando para todas as equipes o que deverá ser feito. Deixem que as equipes dialoguem e encontrem seus resultados e se certifiquem que não erraram, sem usar calculadora ou qualquer outro tipo de material que os forneça as respostas. Após terminarem, sorteie mais um papel, com uma nova instrução. Repita os procedimentos num total de três a quatro rodadas e peça que os alunos discutam todos juntos, ao final, quem atingiu o maior e o menor valor.

Caso algum alguma equipe apresente dúvidas ou dificuldades para iniciar ou seguir com a atividade, faça perguntas a eles que os façam pensar em como resolver a situação. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Propósito: Fazer com que o aluno aplique propriedades em potências de mesma base e simplifique potências cujos expoentes são números inteiros

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos para cada equipe de alunos que compartilhem na lousa os cálculos que fizeram para chegar a suas respostas. Caso apareçam erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos ou evitados, e qual seria a pontuação final da equipe sem o erro. Caso apareçam dúvidas, explique-as aos alunos com exemplos e certifique-se de que todos compreenderam.

Propósito: Discutir as diferentes respostas e estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientações: Encerre a atividade refletindo com os alunos o que foi apreendido sobre o uso das propriedades com potências de expoente negativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que tentem encontrar individualmente sua resposta.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conteúdo estudado nesta aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano