Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Aplicar as propriedades de potenciação em potências de expoentes inteiros, realizando as operações necessárias para simplificá-las
Conceito-chave
Comparação de Potências, Potências de bases iguais e Potências de expoentes iguais.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Materiais complementares:
Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:
https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8&t=46s
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base, certificando-se de que aprenderam as propriedades. Em seguida, comente com eles sobre como tais propriedades se aplicam em casos de potências de expoente negativo, conforme os slides 4 e 5.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Inicie este momento propondo que os alunos formem grupos de 3 a 4 pessoas. Em seguida, entregue aleatoriamente para cada equipe um dos cartões disponíveis na atividade para impressão. Feito isso, é hora de iniciar o jogo: coloque os papéis com as orientações de cálculos a serem feitos em um saco e sorteie-os, informando para todas as equipes o que deverá ser feito. Deixem que as equipes dialoguem e encontrem seus resultados e se certifiquem que não erraram, sem usar calculadora ou qualquer outro tipo de material que os forneça as respostas. Após terminarem, sorteie mais um papel, com uma nova instrução. Repita os procedimentos num total de três a quatro rodadas e peça que os alunos discutam todos juntos, ao final, quem atingiu o maior e o menor valor.
Caso algum alguma equipe apresente dúvidas ou dificuldades para iniciar ou seguir com a atividade, faça perguntas a eles que os façam pensar em como resolver a situação. Consulte o guia de intervenções para mais informações.
Propósito: Fazer com que o aluno aplique propriedades em potências de mesma base e simplifique potências cujos expoentes são números inteiros
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos para cada equipe de alunos que compartilhem na lousa os cálculos que fizeram para chegar a suas respostas. Caso apareçam erros, discuta com a turma como eles poderiam ser corrigidos ou evitados, e qual seria a pontuação final da equipe sem o erro. Caso apareçam dúvidas, explique-as aos alunos com exemplos e certifique-se de que todos compreenderam.
Propósito: Discutir as diferentes respostas e estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minuto.
Orientações: Encerre a atividade refletindo com os alunos o que foi apreendido sobre o uso das propriedades com potências de expoente negativo.
Raio x
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que tentem encontrar individualmente sua resposta.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o conteúdo estudado nesta aula.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Complementar