Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_25PES05)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, faça um breve quizz para que se lembrem das etapas de uma pesquisa, mas gaste um pouco de tempo para que possa explicar, mediante cada resposta sobre as etapas da pesquisa, sobre as intenções de cada etapa e como realizá-la de maneira mais coerente possível e obter respostas e inferências mais honestas e condizentes com a análise dos dados.
Atividade principal, sistematização, discussão das soluções e encerramento
Novamente, essa atividade pode ser adaptada como um trabalho para ser entregue numa data posterior combinada. Incentive a pensarem em temas atuais e dentro do cotidiano no lugar do que está proposto no plano original devido à situação excepcional que estamos vivendo.
Mas, conforme as próprias orientações do plano original, se as aulas MAT9_25PES03 e/ou MAT9_25PES04 foram realizadas, seus dados poderão utilizados e a conclusão será sobre o problema inicial.
Outra opção é disponibilizar estas tabelas em pdf ou impressas e disponíveis na unidade escolar para fazerem planilhas eletrônicas e construções gráficas em softwares apropriados com o Excel.
Incentive que realizem essa tarefa coletivamente e destacando que separar os papéis de cada um é um passo importante para organizar essa coletividade e melhorar a realização da pesquisa.
Novamente, essa atividade precisa ser compartilhada para discussões em tempo real, logo, no retorno das pesquisas, abra uma sala de reuniões no Google Meet e coordene as apresentações. Incentive o uso de planilhas mais usuais que permitem a confecção de gráfico como o Excel ou ainda a construção de tabelas próprias para essa apresentação.
De posse de todas as medidas de tendência central e dos gráficos, solicite que enviem por meio eletrônico, de preferência, um relatório com todas as informações possíveis de suas pesquisas, inclusive com as explicações sobre as escolhas de qual medida de tendência foi a mais adequada para as suas conclusões, para entregarem em uma outra data combinada.
Dessa forma, não vimos necessidade de realizar o Raio X.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nos debates sobre os temas escolhidos e resultados dos relatórios.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_25PES05
(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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