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9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Elaborando o produto final

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Conceito-chave

Gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.

Objetivos específicos

Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha e caneta.
  • Transferidor e compasso (opcional)
  • Projetor

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula evidenciando que se trata de etapas finais de uma pesquisa estatística.

Material complementar:

Traduzindo Pensamento e Letramento Estatístico em Atividades para Sala de Aula: construção de um produto educacional

Retomada select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 3 a 8)

Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.

Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).

Discuta com a turma:

  • Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
  • Vocês percebem uma forte relação da etapa de comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.

Ao final deste slide reforce com os estudantes que estamos cumprindo etapas de ANÁLISE DE DADOS e CONCLUSÃO.

Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).

Discuta com a turma:

  • Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
  • Vocês percebem uma forte relação das etapas de análise e comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?
  • Vocês se recordam como calculamos a média?
  • O que vem a ser a moda e a mediana?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Esta atividade será baseada na análise de dados, interpretação e comunicação dos resultados. Se a aula MAT9_25PES03 e/ou MAT9_25PES04 foi realizada, seus dados já coletados poderão utilizados e a conclusão será do problema inicial. Outra opção é a transposição destas tabelas para planilhas eletrônicas e realização das construções gráficas em softwares apropriados.

Inicie-a formando grupos de aproximadamente três alunos. Outra possibilidade é apenas a projeção do slide.

A decisão pelo trabalho em grupos deverá ser feita de forma produtiva. Nesta atividade é importante que se agrupe estudantes de forma heterogênea a fim de desenvolver uma mentalidade de crescimento. Distribuir papéis é uma forma de manter a coesão e eficiência do trabalho. Segue uma sugestão de papéis: organizador ou facilitador (aquele que mantém o grupo coeso certificando-se de que não tenha conversa para além da tarefa, garantindo que a leitura seja feita por todos e solicitando a presença do professor quando perceber necessidade); registrador (anota todas as ideias apresentadas para facilitar a socialização e reflexões); Relator (mediante as anotações, compartilha e comunica os resultados para a turma e sempre se comunica com o professor)

Propósito: Analisar dados agrupados.

Discuta com a turma:

  • Você percebe que as idades foram agrupadas? Por que você acha que se optou por esta forma de registro?
  • Além de uma tabela, qual seria uma outra forma de representar os dados tabulados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Percorra os grupos para verificar o andamento das atividades.

Oriente os grupos a produzirem gráficos de no mínimo duas formas diferentes para cada tabela.

Propósito: Produzir gráficos.

Discuta com a turma:

  • Gráficos de pontos seria uma boa opção para os dados agrupados (idades)?
  • Qual é a diferença de um histograma e um gráfico de colunas? Qual seria a melhor opção para dados contínuos?
  • Caso se opte por gráfico de setores, precisamos de algum instrumento? Quais cálculos serão auxiliares?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Continue percorrendo os grupos e verificando a compreensão dos estudantes pelas medidas de tendência central. Nestas análises os estudantes deverão perceber que a classe modal (onde mais aparecem respostas) é de adultos. Caso fosse de adolescentes ou jovens a resposta da segunda questão poderia sofrer alteração. Acreditamos que os jovens se preocupam com o modismo, diferente dos adultos que votaram no preço do produto. Ou ainda, idades mais avançadas fariam com que a localização do estabelecimento fosse o mais importante.

Propósito: Analisar dados à luz das medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • Se desejássemos uma outra classe modal, onde você sugere que a pesquisa deveria ser feita?
  • Isso faria com que as respostas por escolhas de estabelecimentos sofressem alterações? Dê exemplos.
  • Faz sentido falar em média de idade dentro deste contexto?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.

Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
  • Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
  • Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
  • É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
  • Quantas palavras resumiria estas respostas?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.

Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
  • Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
  • Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
  • É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
  • Quantas palavras resumiria estas respostas?

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).

Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.

No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.

Propósito: Compartilhar as análise e produções.

Discuta com a turma:

  • Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
  • Qual gráfico o grupo não escolheria?
  • Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).

Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.

No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.

Propósito: Compartilhar as análise e produções.

Discuta com a turma:

  • Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
  • Qual gráfico o grupo não escolheria?
  • Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).

Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.

No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.

Propósito: Compartilhar as análise e produções.

Discuta com a turma:

  • Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
  • Qual gráfico o grupo não escolheria?
  • Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o que foi realizado nesta aula. Aproveite para recordar todas as etapas de pesquisa. Leia o slide e discuta sobre possíveis hipóteses de problemáticas para os dados analisados.

Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado.

Discuta com a turma:

  • Por que devemos analisar dados de uma pesquisa?
  • Nossa atividade cumpriu com o objetivo esperado?
  • Para uma maior eficácia da comunicação, quais gêneros poderíamos utilizar?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa.

Propósito: Avaliar a aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais ideias de gráfico vocês tiverem?
  • Alguém fez algo diferentes, em relação aos eixos do gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula evidenciando que se trata de etapas finais de uma pesquisa estatística.

Material complementar:

Traduzindo Pensamento e Letramento Estatístico em Atividades para Sala de Aula: construção de um produto educacional


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Conceito-chave

Gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.

Objetivos específicos

Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha e caneta.
  • Transferidor e compasso (opcional)
  • Projetor

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 3 a 8)

Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.

Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).

Discuta com a turma:

  • Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
  • Vocês percebem uma forte relação da etapa de comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.

Ao final deste slide reforce com os estudantes que estamos cumprindo etapas de ANÁLISE DE DADOS e CONCLUSÃO.

Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).

Discuta com a turma:

  • Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
  • Vocês percebem uma forte relação das etapas de análise e comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?
  • Vocês se recordam como calculamos a média?
  • O que vem a ser a moda e a mediana?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Esta atividade será baseada na análise de dados, interpretação e comunicação dos resultados. Se a aula MAT9_25PES03 e/ou MAT9_25PES04 foi realizada, seus dados já coletados poderão utilizados e a conclusão será do problema inicial. Outra opção é a transposição destas tabelas para planilhas eletrônicas e realização das construções gráficas em softwares apropriados.

Inicie-a formando grupos de aproximadamente três alunos. Outra possibilidade é apenas a projeção do slide.

A decisão pelo trabalho em grupos deverá ser feita de forma produtiva. Nesta atividade é importante que se agrupe estudantes de forma heterogênea a fim de desenvolver uma mentalidade de crescimento. Distribuir papéis é uma forma de manter a coesão e eficiência do trabalho. Segue uma sugestão de papéis: organizador ou facilitador (aquele que mantém o grupo coeso certificando-se de que não tenha conversa para além da tarefa, garantindo que a leitura seja feita por todos e solicitando a presença do professor quando perceber necessidade); registrador (anota todas as ideias apresentadas para facilitar a socialização e reflexões); Relator (mediante as anotações, compartilha e comunica os resultados para a turma e sempre se comunica com o professor)

Propósito: Analisar dados agrupados.

Discuta com a turma:

  • Você percebe que as idades foram agrupadas? Por que você acha que se optou por esta forma de registro?
  • Além de uma tabela, qual seria uma outra forma de representar os dados tabulados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Percorra os grupos para verificar o andamento das atividades.

Oriente os grupos a produzirem gráficos de no mínimo duas formas diferentes para cada tabela.

Propósito: Produzir gráficos.

Discuta com a turma:

  • Gráficos de pontos seria uma boa opção para os dados agrupados (idades)?
  • Qual é a diferença de um histograma e um gráfico de colunas? Qual seria a melhor opção para dados contínuos?
  • Caso se opte por gráfico de setores, precisamos de algum instrumento? Quais cálculos serão auxiliares?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Continue percorrendo os grupos e verificando a compreensão dos estudantes pelas medidas de tendência central. Nestas análises os estudantes deverão perceber que a classe modal (onde mais aparecem respostas) é de adultos. Caso fosse de adolescentes ou jovens a resposta da segunda questão poderia sofrer alteração. Acreditamos que os jovens se preocupam com o modismo, diferente dos adultos que votaram no preço do produto. Ou ainda, idades mais avançadas fariam com que a localização do estabelecimento fosse o mais importante.

Propósito: Analisar dados à luz das medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • Se desejássemos uma outra classe modal, onde você sugere que a pesquisa deveria ser feita?
  • Isso faria com que as respostas por escolhas de estabelecimentos sofressem alterações? Dê exemplos.
  • Faz sentido falar em média de idade dentro deste contexto?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.

Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
  • Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
  • Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
  • É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
  • Quantas palavras resumiria estas respostas?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).

Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.

Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
  • Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
  • Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
  • É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
  • Quantas palavras resumiria estas respostas?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).

Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.

No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.

Propósito: Compartilhar as análise e produções.

Discuta com a turma:

  • Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
  • Qual gráfico o grupo não escolheria?
  • Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).

Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.

No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.

Propósito: Compartilhar as análise e produções.

Discuta com a turma:

  • Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
  • Qual gráfico o grupo não escolheria?
  • Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).

Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.

No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.

Propósito: Compartilhar as análise e produções.

Discuta com a turma:

  • Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
  • Qual gráfico o grupo não escolheria?
  • Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o que foi realizado nesta aula. Aproveite para recordar todas as etapas de pesquisa. Leia o slide e discuta sobre possíveis hipóteses de problemáticas para os dados analisados.

Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado.

Discuta com a turma:

  • Por que devemos analisar dados de uma pesquisa?
  • Nossa atividade cumpriu com o objetivo esperado?
  • Para uma maior eficácia da comunicação, quais gêneros poderíamos utilizar?

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa.

Propósito: Avaliar a aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais ideias de gráfico vocês tiverem?
  • Alguém fez algo diferentes, em relação aos eixos do gráfico?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Conceito-chave

Gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.

Objetivos específicos

Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha e caneta.
  • Transferidor e compasso (opcional)
  • Projetor

Código: MAT9_25PES05

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.


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