Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.
Conceito-chave
Gráficos, tabelas, conclusão de pesquisa.
Objetivos específicos
Elaborar gráficos, analisando-os à luz das medidas de tendência central para produzir conclusões.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha e caneta.
- Transferidor e compasso (opcional)
- Projetor
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula evidenciando que se trata de etapas finais de uma pesquisa estatística.
Material complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 3 a 8)
Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.
Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).
Discuta com a turma:
- Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
- Vocês percebem uma forte relação da etapa de comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente o título da aula e eleja dois estudantes para representarem as falas dos personagens. Peça que encenem a situação dirigindo as questões para a turma. Em seguida projete ou apenas leia as falas originais comparando com as respostas.
Ao final deste slide reforce com os estudantes que estamos cumprindo etapas de ANÁLISE DE DADOS e CONCLUSÃO.
Propósito: Retomar etapas de pesquisa (análise e conclusão).
Discuta com a turma:
- Temos mais formas de comunicar a conclusão de um pesquisa?
- Vocês percebem uma forte relação das etapas de análise e comunicação com as aulas de Língua Portuguesa?
- Vocês se recordam como calculamos a média?
- O que vem a ser a moda e a mediana?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Esta atividade será baseada na análise de dados, interpretação e comunicação dos resultados. Se a aula MAT9_25PES03 e/ou MAT9_25PES04 foi realizada, seus dados já coletados poderão utilizados e a conclusão será do problema inicial. Outra opção é a transposição destas tabelas para planilhas eletrônicas e realização das construções gráficas em softwares apropriados.
Inicie-a formando grupos de aproximadamente três alunos. Outra possibilidade é apenas a projeção do slide.
A decisão pelo trabalho em grupos deverá ser feita de forma produtiva. Nesta atividade é importante que se agrupe estudantes de forma heterogênea a fim de desenvolver uma mentalidade de crescimento. Distribuir papéis é uma forma de manter a coesão e eficiência do trabalho. Segue uma sugestão de papéis: organizador ou facilitador (aquele que mantém o grupo coeso certificando-se de que não tenha conversa para além da tarefa, garantindo que a leitura seja feita por todos e solicitando a presença do professor quando perceber necessidade); registrador (anota todas as ideias apresentadas para facilitar a socialização e reflexões); Relator (mediante as anotações, compartilha e comunica os resultados para a turma e sempre se comunica com o professor)
Propósito: Analisar dados agrupados.
Discuta com a turma:
- Você percebe que as idades foram agrupadas? Por que você acha que se optou por esta forma de registro?
- Além de uma tabela, qual seria uma outra forma de representar os dados tabulados?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Percorra os grupos para verificar o andamento das atividades.
Oriente os grupos a produzirem gráficos de no mínimo duas formas diferentes para cada tabela.
Propósito: Produzir gráficos.
Discuta com a turma:
- Gráficos de pontos seria uma boa opção para os dados agrupados (idades)?
- Qual é a diferença de um histograma e um gráfico de colunas? Qual seria a melhor opção para dados contínuos?
- Caso se opte por gráfico de setores, precisamos de algum instrumento? Quais cálculos serão auxiliares?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Continue percorrendo os grupos e verificando a compreensão dos estudantes pelas medidas de tendência central. Nestas análises os estudantes deverão perceber que a classe modal (onde mais aparecem respostas) é de adultos. Caso fosse de adolescentes ou jovens a resposta da segunda questão poderia sofrer alteração. Acreditamos que os jovens se preocupam com o modismo, diferente dos adultos que votaram no preço do produto. Ou ainda, idades mais avançadas fariam com que a localização do estabelecimento fosse o mais importante.
Propósito: Analisar dados à luz das medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- Se desejássemos uma outra classe modal, onde você sugere que a pesquisa deveria ser feita?
- Isso faria com que as respostas por escolhas de estabelecimentos sofressem alterações? Dê exemplos.
- Faz sentido falar em média de idade dentro deste contexto?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.
Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
- Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
- Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
- É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
- Quantas palavras resumiria estas respostas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9).
Orientação: Verifique a compreensão final dos estudantes. A pesquisa levam à percepção de que as escolhas podem ser influenciadas pela idade. Reorganizar esta tabela é fundamental para a conclusão de pesquisa. Ao final estimule-os a elaborar um parágrafo de conclusão englobando IDADE, ESTABELECIMENTO, PRODUTO.
Propósito: Reorganizar dados e elaborar a conclusão da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Existe algum problema quando é usado perguntas abertas em uma pesquisa de levantamento de dados? O que sería benéfico neste tipo de pergunta?
- Um gráfico com estas respostas da tabela auxiliaria ou não na interpretação?
- Poderíamos fazer algo antes para facilitar a interpretação?
- É possível encontrar respostas semelhantes na tabela apresentada?
- Quantas palavras resumiria estas respostas?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).
Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.
No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.
Propósito: Compartilhar as análise e produções.
Discuta com a turma:
- Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
- Qual gráfico o grupo não escolheria?
- Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).
Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.
No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.
Propósito: Compartilhar as análise e produções.
Discuta com a turma:
- Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
- Qual gráfico o grupo não escolheria?
- Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 10 a 12).
Orientação: Esta etapa refere-se ao momento de compartilhar as resoluções e discussões dos grupos e os slides são apenas auxiliares. Apresente-os ao final da discussão, se achar necessário.
No decorrer das resoluções, ao percorrer os grupos, selecione o que pretende socializar. Por exemplo: diferentes tipos de gráficos e agrupamentos da tabela. Não deixe de apresentar os erros, estes são importantes para a construção do conhecimentos. No entanto, combine previamente com os grupos para que não haja constrangimento. Ouça também a conclusão. Escolha uma delas ao passar pelos grupos e peça que os demais apenas acrescentes ou discordem de informações.
Propósito: Compartilhar as análise e produções.
Discuta com a turma:
- Quais características possuem tal gráfico facilitando a visualização?
- Qual gráfico o grupo não escolheria?
- Analisando a terceira tabela, era possível concluir? O que foi preciso?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o que foi realizado nesta aula. Aproveite para recordar todas as etapas de pesquisa. Leia o slide e discuta sobre possíveis hipóteses de problemáticas para os dados analisados.
Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado.
Discuta com a turma:
- Por que devemos analisar dados de uma pesquisa?
- Nossa atividade cumpriu com o objetivo esperado?
- Para uma maior eficácia da comunicação, quais gêneros poderíamos utilizar?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa.
Propósito: Avaliar a aprendizagem
Discuta com a turma:
- Quais ideias de gráfico vocês tiverem?
- Alguém fez algo diferentes, em relação aos eixos do gráfico?
Materiais complementares para impressão: