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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de problemas: área de quadrados e retângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre cálculo de área de quadrados e retângulos.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonardo Anselmo Perez

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando expressões de cálculo de áreas de quadrados e retângulos;

Explorar problemas com medidas de terrenos e construções que envolvam também as relações entre as unidades de medidas de área como m² e cm².

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadrados e retângulos. Unidades de medida de área. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Calculadora;

- Fichas de atividades.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de superfícies, em especial nas construções de casas e edifícios.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecer a área de uma casa ou de um de seus cômodos? Já presenciaram alguma medida de área em suas casas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Para que os alunos sejam capazes de resolver problemas que envolvem cálculo de área é importante que dominem o conceito de área como medida de superfície e como determinar a área de quadrados e retângulos de maneira prática. Por isso, neste primeiro momento, desenhe ou projete o retângulo de 4 cm x 2 cm e utilize-o para recordar com a turma que por convenção temos as nomenclaturas base (ou comprimento - a maior dimensão horizontal) e altura (ou largura), sendo que a área deste retângulo pode ser medida contando quadrados que cabem em sua superfície. Para evitar equívocos de medição temos as unidades de medida padrão, como o cm² e o m². Mostre que neste retângulo cabem 8 cm² e uma maneira prática de chegar nesta medida de área é multiplicar a base pela altura: 4 cm x 2 cm = 8 cm². Complete solicitando que respondam qual a área do quadrado de 10 cm de lado, esperando que repitam o método prático, já que o quadrado também é um tipo de retângulo com a medida da base igual à medida da altura.

Desenhe ou projete o retângulo de 6 m por 2 m e use a pergunta-chave do slide para retomar as relações entre as unidades de medida de área mais usadas no cotidiano: m² e cm². Ao invés de utilizar tabelas de transformação de unidades de medida de área ou regras para serem decoradas, reforce com os alunos que para comparar duas grandezas de mesma natureza (no caso a área), as medidas devem estar expressas na mesma unidade. Se converterem as medidas do retângulo maior em centímetros e depois calcularem a área, obterão o resultado em cm² e será fácil comparar as duas áreas nesta unidade. Para o retângulo maior a área será 600 cm x 200 cm = 120 000 cm² e como a área do quadrado é 100 cm², dividindo uma medida pela outra encontramos que o quadrado cabe 1 200 vezes no retângulo. É possível que os alunos sugiram outras estratégias, mas neste momento de retomada julgo esta forma como importante de ser discutida.

Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir uma área ou superfície? Posso usar um caderno para medir a área da parede em “quantidade de cadernos”? Por que é preciso uma unidade de medida padrão?
  • Se um retângulo tem 4 cm de base e 2 cm de altura, qual a sua área? O que significam 8 cm²?
  • Se um quadrado tem 10 cm de lado, qual a sua área? Quantas vezes essa área cabe na área de um retângulo que possui 6 m de comprimento e 2 cm de largura?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade em material impresso e dê um tempo para que os alunos leiam primeiro individualmente, verificando se eles compreenderam o texto da situação-problema e se surge alguma pergunta relacionada ao que é exigido. Divida os alunos em duplas ou grupos de acordo com critérios que contribuam para a aprendizagem. Permita que os grupos utilizem calculadoras para agilizar os cálculos e atingir o objetivo da aula. Acompanhe o trabalho dos grupos oferecendo auxílio quando necessário, com cuidado para não fornecer respostas ou dicas aos alunos que prejudiquem seu esforço na resolução do problema. Incentive a troca de ideias entre os integrantes dos grupos. Verifique também se entenderam que as medidas indicadas são das paredes internas dos cômodos e se não estão confundindo perímetro e área. Dê atenção especial também a como estão trabalhando com as unidades de medida, que no piso estão em cm e na planta estão em metros. Peça que façam desenhos auxiliares ou risquem na própria figura para auxiliar o raciocínio.

Propósito: Dar oportunidade para os alunos resolverem um problema utilizando as expressões para o cálculo da área de quadrados e retângulos, ampliando os conceitos através do esforço produtivo e relacionando à atividade do aquecimento.

Discuta com a turma:

  • Vocês estão calculando a área de cada cômodo da casa ou da casa toda de uma vez? Prestaram atenção que as medidas dadas são das paredes internas da casa? A medida da largura das paredes faz diferença nesta cálculo?
  • Como fizeram para calcular a área do corredor? Quais medidas são necessárias?
  • Se piso da cozinha e do banheiro é quadrado com 28 cm de cada lado, qual a sua área? Que operação precisamos fazer para saber quantos pisos cabem nesses dois cômodos? É possível dividir m² por cm²? Como estão pensando em fazer?
  • É preciso saber as medidas do piso que vai na sala e nos quartos? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A ideia deste slide é resumir os conceitos e conhecimentos que foram ampliados durante as atividades da aula e da discussão das soluções. Retome com os alunos a importância de seguir alguns passos quando enfrentamos um problema ou uma situação nova, como: compreender o problema, planejar como resolver, executar o plano, examinar a solução e, se for preciso, replanejar a testar novamente uma outra hipótese. Enfoque também a importância do trabalho em equipe e o respeito às diferentes formas de pensar e resolver. Ao final, discuta com eles que para resolver problemas práticos da vida cotidiana vimos que não basta saber as fórmulas e ter uma calculadora, é preciso saber medir, trabalhar com as unidades de medida corretamente, pensar de maneira criativa, fazer um planejamento e ter atenção aos detalhes.

Propósito: Resumir com os alunos em uma frase o que de mais importante foi explorado nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Dê o apoio necessário para aqueles que tiverem mais dificuldades, principalmente relacionadas ao entendimento de cada questão.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver um problema utilizando a expressão para o cálculo da área de quadrados e retângulos, aplicando as ideias desenvolvidas na aula sobre unidades de medida de área e medidas de terrenos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de superfícies, em especial nas construções de casas e edifícios.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecer a área de uma casa ou de um de seus cômodos? Já presenciaram alguma medida de área em suas casas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando expressões de cálculo de áreas de quadrados e retângulos;

Explorar problemas com medidas de terrenos e construções que envolvam também as relações entre as unidades de medidas de área como m² e cm².

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadrados e retângulos. Unidades de medida de área. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Calculadora;

- Fichas de atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Para que os alunos sejam capazes de resolver problemas que envolvem cálculo de área é importante que dominem o conceito de área como medida de superfície e como determinar a área de quadrados e retângulos de maneira prática. Por isso, neste primeiro momento, desenhe ou projete o retângulo de 4 cm x 2 cm e utilize-o para recordar com a turma que por convenção temos as nomenclaturas base (ou comprimento - a maior dimensão horizontal) e altura (ou largura), sendo que a área deste retângulo pode ser medida contando quadrados que cabem em sua superfície. Para evitar equívocos de medição temos as unidades de medida padrão, como o cm² e o m². Mostre que neste retângulo cabem 8 cm² e uma maneira prática de chegar nesta medida de área é multiplicar a base pela altura: 4 cm x 2 cm = 8 cm². Complete solicitando que respondam qual a área do quadrado de 10 cm de lado, esperando que repitam o método prático, já que o quadrado também é um tipo de retângulo com a medida da base igual à medida da altura.

Desenhe ou projete o retângulo de 6 m por 2 m e use a pergunta-chave do slide para retomar as relações entre as unidades de medida de área mais usadas no cotidiano: m² e cm². Ao invés de utilizar tabelas de transformação de unidades de medida de área ou regras para serem decoradas, reforce com os alunos que para comparar duas grandezas de mesma natureza (no caso a área), as medidas devem estar expressas na mesma unidade. Se converterem as medidas do retângulo maior em centímetros e depois calcularem a área, obterão o resultado em cm² e será fácil comparar as duas áreas nesta unidade. Para o retângulo maior a área será 600 cm x 200 cm = 120 000 cm² e como a área do quadrado é 100 cm², dividindo uma medida pela outra encontramos que o quadrado cabe 1 200 vezes no retângulo. É possível que os alunos sugiram outras estratégias, mas neste momento de retomada julgo esta forma como importante de ser discutida.

Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir uma área ou superfície? Posso usar um caderno para medir a área da parede em “quantidade de cadernos”? Por que é preciso uma unidade de medida padrão?
  • Se um retângulo tem 4 cm de base e 2 cm de altura, qual a sua área? O que significam 8 cm²?
  • Se um quadrado tem 10 cm de lado, qual a sua área? Quantas vezes essa área cabe na área de um retângulo que possui 6 m de comprimento e 2 cm de largura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade em material impresso e dê um tempo para que os alunos leiam primeiro individualmente, verificando se eles compreenderam o texto da situação-problema e se surge alguma pergunta relacionada ao que é exigido. Divida os alunos em duplas ou grupos de acordo com critérios que contribuam para a aprendizagem. Permita que os grupos utilizem calculadoras para agilizar os cálculos e atingir o objetivo da aula. Acompanhe o trabalho dos grupos oferecendo auxílio quando necessário, com cuidado para não fornecer respostas ou dicas aos alunos que prejudiquem seu esforço na resolução do problema. Incentive a troca de ideias entre os integrantes dos grupos. Verifique também se entenderam que as medidas indicadas são das paredes internas dos cômodos e se não estão confundindo perímetro e área. Dê atenção especial também a como estão trabalhando com as unidades de medida, que no piso estão em cm e na planta estão em metros. Peça que façam desenhos auxiliares ou risquem na própria figura para auxiliar o raciocínio.

Propósito: Dar oportunidade para os alunos resolverem um problema utilizando as expressões para o cálculo da área de quadrados e retângulos, ampliando os conceitos através do esforço produtivo e relacionando à atividade do aquecimento.

Discuta com a turma:

  • Vocês estão calculando a área de cada cômodo da casa ou da casa toda de uma vez? Prestaram atenção que as medidas dadas são das paredes internas da casa? A medida da largura das paredes faz diferença nesta cálculo?
  • Como fizeram para calcular a área do corredor? Quais medidas são necessárias?
  • Se piso da cozinha e do banheiro é quadrado com 28 cm de cada lado, qual a sua área? Que operação precisamos fazer para saber quantos pisos cabem nesses dois cômodos? É possível dividir m² por cm²? Como estão pensando em fazer?
  • É preciso saber as medidas do piso que vai na sala e nos quartos? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Disponibilize para a discussão com os alunos um esboço da planta utilizada na atividade em tamanho grande, podendo ser desenhada previamente na lousa ou projetada com o uso do Datashow. Inicialmente faça uma roda de conversa com os alunos questionando como iniciaram a resolução do problema. É interessante observar diferentes pontos de vista sobre como é possível iniciar a busca pela solução.

Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifique possíveis equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento.

Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
  • Alguém pensou uma maneira de resolver diferente do colega e pode vir compartilhar conosco? Por que começou a resolver desta maneira?
  • Se alguém encontrou algum erro na solução, pode vir na lousa para apontar onde acredita que está este erro? Alguém sabe como podemos melhorar essa solução?
  • Será que está faltando alguma coisa nessa solução? Quem pode dizer se precisa ser acrescentado algum outro raciocínio?
  • Como calcular o total de pisos do banheiro e da cozinha se as medidas do piso estão em centímetros e as da planta estão em metros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A ideia deste slide é resumir os conceitos e conhecimentos que foram ampliados durante as atividades da aula e da discussão das soluções. Retome com os alunos a importância de seguir alguns passos quando enfrentamos um problema ou uma situação nova, como: compreender o problema, planejar como resolver, executar o plano, examinar a solução e, se for preciso, replanejar a testar novamente uma outra hipótese. Enfoque também a importância do trabalho em equipe e o respeito às diferentes formas de pensar e resolver. Ao final, discuta com eles que para resolver problemas práticos da vida cotidiana vimos que não basta saber as fórmulas e ter uma calculadora, é preciso saber medir, trabalhar com as unidades de medida corretamente, pensar de maneira criativa, fazer um planejamento e ter atenção aos detalhes.

Propósito: Resumir com os alunos em uma frase o que de mais importante foi explorado nesta aula.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Dê o apoio necessário para aqueles que tiverem mais dificuldades, principalmente relacionadas ao entendimento de cada questão.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver um problema utilizando a expressão para o cálculo da área de quadrados e retângulos, aplicando as ideias desenvolvidas na aula sobre unidades de medida de área e medidas de terrenos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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