11399
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Barbante, números e mãos-à-obra

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre comparação de números através construção de retas numeradas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_02NUM05)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora

Atividade principal e painel das soluções
Proponha pela rede social escolhida (e dê um tempo):
- Construa uma reta numérica conforme orientado em aulas anteriores, espaçando igualmente os números inteiros a partir da marcação do zero, mas, dessa vez oriente a colocar números inteiros negativos e positivos marcados na reta.
Se quer uma reta assim:

 

- Construa agora uma reta numérica exatamente abaixo dessa primeira com os mesmos espaçamentos, mas colocando raízes quadradas em todos os números; (aqui peça para mostrarem ou descreverem o que fizeram com essa orientação);
Se quer uma reta assim:

- A próxima missão é localizar, com a melhor aproximação possível, cada número dado abaixo nessa última reta.

Sistematização e encerramento
- Para marcar os números na reta é preciso refletir sobre a raiz quadrada de número negativo como algo impossível dentro do conjunto dos números reais (que é o que eles conhecem);
- Assim, os sinais devem ficar fora da raiz como correção de linguagem matemática;
- Para fazer a melhor aproximação, os alunos devem perceber, com a sua ajuda, que a segunda reta precisa ter a configuração abaixo, conforme visto na aula anterior:



Raio X
Peça que, usando o artifício gráfico da reta numérica, localize (ou simplesmente descreva o local – indicando a maior proximidade) os seguintes números na reta:

Convite às famílias
Peça para seus alunos perguntarem aos seus familiares, próximos neste momento, quem sabia que não existe raiz quadrada de -4. E incentive-os a explicar. Lembrando que deve ser uma contribuição recreativa e prazerosa o convite.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_02NUM05

(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas