Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de gráfico de função. Discuta com os alunos sobre quais propriedades o gráfico de uma função pode representar.
Propósito: Retomar o conceito de gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível compreender o comportamento de uma função apenas analisando seu gráfico?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Deixe que os alunos façam a leitura do slide e relembre o conceito de gráfico de função. Discuta com os alunos sobre quais propriedades o gráfico de uma função pode representar.
Propósito: Retomar o conceito de gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível compreender o comportamento de uma função apenas analisando seu gráfico?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos façam leitura da situação- problema e em duplas resolvam sem que haja intervenção do professor.
Propósito: Desenvolver a habilidade de análise dos gráficos da função.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar que a função é crescente ou decrescente?
- Como podemos definir o domínio e contradomínio da função partindo da observação dos gráficos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
- Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
- Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
- Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9).
Orientações: Discutir com os alunos a solução apresentada. Caso algum aluno tenha resolvido de forma diferente, peça que apresente para a turma. Nestes slides é importante destacar para os alunos sobre a construção do gráfico à partir das informações apresentadas no problema e a análise detalhada de todos os elementos. Aproveite para inserir em cada slide a linguagens matemáticas corretas que serão sistematizadas no encerramento.
Propósito: Aplicar em uma situação prática os conceitos envolvidos na análise do gráfico da função.
Discuta com a turma:
- É possível identificar todas características do gráfico apenas pela função?
- Quais as vantagens de se analisar o comportamento do gráfico?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade enfatizando a importância do gráfico da função. Discuta com os alunos sobre as vantagens na observação do comportamento de uma função através do gráfico.
Propósito: Concluir e intensificar o assunto abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que podemos observar no gráfico da função?
- É possível interpretar todas as características da função somente por meio de seu gráfico?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 11 e 12).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de interpretar o gráfico de uma função.
Discuta com a turma:
- As informações apresentadas no gráfico são de fácil visualização?
- É possível perceber facilmente em uma função dada todos os elementos que determinam o comportamento de uma função?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 14 e 15).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.
Propósito: Avaliar se os alunos desenvolveram a habilidade de interpretar o gráfico de uma função.
Discuta com a turma:
- As informações apresentadas no gráfico são de fácil visualização?
- É possível perceber facilmente em uma função dada todos os elementos que determinam o comportamento de uma função?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar