Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Mariana Nery
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.
Objetivos específicos
Identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos e reconhecer, a partir de suas faces, as figuras planas.
Vocabulário
Faces, planificação e figuras planas
Conceito-chave
Figuras geométricas não planas: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e triângulo, reconhecer suas principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.
Figuras planas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo. Perceber suas características a partir da planificação dos sólidos e nomeá-las,
Recursos necessários
Código: MAT2_16GEO04
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes