9603
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Conhecendo as figuras planas

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos e reconhecer, a partir de suas faces, as figuras planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_16GEO04

Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno.
_ Opcionais: Sólidos Geométricos; Planificação de Sólidos Geométricos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.

Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula eles aprenderão a identificar as figuras não planas, planificar os sólidos e reconhecer, a partir de suas faces, as figuras planas. Para realizar a atividade os alunos precisam ter acesso ao documento que está na aba dos “Materiais e atividades”, ou aos slides da atividade principal. Use o meio de comunicação que for possível. Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com os slides 3, 4 e 5.
Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma envie imagens dos slides e dê as orientações por áudio ou por mensagem. Faça as perguntas sugeridas para que os alunos respondam.
Se nenhuma destas formas de comunicação for possível, você pode enviar o documento da atividade, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, envie as perguntas também, para que você tenha as respostas e possa usá-las para promover uma reflexão com a turma toda depois.

Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar suas respostas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, use o bate-papo. Se isto não for possível, valide suas respostas dando devolutiva a cada um.

Encerramento
Apresente aos alunos a sistematização da aula. Mostre a parte conceitual do que foi trabalhado durante as atividades, apresentando o slide 7. No caso das tarefas impressas, encerre a atividade enviando o texto do slide com a aprendizagem da aula junto com a devolutiva da tarefa.

Raio x
Esta atividade serve para avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe a atividade e as perguntas sugeridas nas orientações usando o meio de comunicação que for possível. Você pode compartilhar o slide 8 e pedir que respondam às perguntas no bate-papo.

Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Se seus alunos tiverem acesso à internet, disponibilize os links dos vídeos que estão nos recursos para que eles possam assistir.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_16GEO04

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas