Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Mariana Nery
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.
Objetivos específicos
Identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos e reconhecer, a partir de suas faces, as figuras planas.
Vocabulário
Faces, planificação e figuras planas
Conceito-chave
Figuras geométricas não planas: cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e triângulo, reconhecer suas principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.
Figuras planas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo. Perceber suas características a partir da planificação dos sólidos e nomeá-las,
Recursos necessários
- Folhas impressas.
- Objetos que lembrem as figuras não planas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Discuta com a turma:
- O que vamos aprender na aula de hoje?
- Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Professor, se necessário, retome os conceitos das figuras não planas e figuras planas. Peça que os alunos observem atentamente os objetos, se conseguir levá-los para aula e proporcionar o manuseio, os alunos conseguiram fazer melhores associações.
Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados anteriormente.
Discuta com a turma:
- Você conhece esses objetos?
- Quais lembram figuras não planas?
- E quais lembram figuras planas?
- Vamos pensar em outros objetos!
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Mostre o dado desmontado para os alunos. Oriente a observação e estimule a associação entre o cubo e o quadrado. Se for necessário, explique que o cubo é uma figura bidimensional e o quadrado é uma figura plana que pode ser encontrada a partir da planificação do cubo.
Propósito: Desenvolver a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Você já viu um dado desmontado? Observe:
- Quantas partes ele tem?
- Elas são todas iguais? Compare-as!
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Você pode pedir que os alunos realizem a mesma atividade. Peça que represente um relógio de parede visto exatamente de frente. Compare com a representação do slide. Não deixe de explicar a diferença entre circunferência (contorno) e círculo.
Propósito: Desenvolver a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Vamos comparar o relógio de parede com o nosso registro?
- Você só desenhou ou também pintou o interior do desenho?
- Essa representação nos lembra um círculo!
Atividade principal
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Estimule o seu aluno a perceber que existem diferentes formas de “enxergar’ um objeto, dependendo do local de onde olhamos podemos obter outros resultados. Lembre-se de mencionar que o desenho representado por Karina a partir de sua visão exatamente de frente para o telhado da casa.
Desafie seus alunos a responderem a segunda pergunta do slide. Crie indagações a respeito da questão e oriente-os a observar atentamente a imagem da casa.
Propósito: Desenvolver a atividade principal.
Discuta com a turma:
- De que posição Karina observou o telhado da casa?
- Se Karina estivesse olhando de outra posição, ela iria desenhar a mesma imagem?
- Que figura não plana ela desenhou?
- Observando a imagem da casa, que outras figuras não planas você consegue encontrar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Mostre para os alunos a solução demonstrada por Mariana neste slide. No primeiro momento, deixe-os refletir sobre a resposta da menina. Se for necessário, mostre novamente o desenho de Karina (apresentado no slide anterior). Pergunte se Mariana respondeu corretamente, estimule-os a expressar oralmente suas conclusões.
Propósito: Discutir coletivamente diferentes soluções para uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Mariana está correta?
- Como ela pode ter pensado para chegar a essa conclusão?
- Vamos ajudar a Mariana a entender a diferença entre pirâmide e triângulo?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.
Propósito: Encerrar a aula.
Discuta com a turma:
- Observe as figuras não planas,
- A partir das partes dessas figuras, podemos obter algumas figuras planas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Essa atividade estimula o aluno, por se tratar de um desafio os alunos se sentirão provocados a participar.
As crianças precisarão exercitar habilidades de exclusão e inclusão, se necessário dê exemplos usando características dos próprios alunos.
Propósito: Verificar se os objetivos propostos para aula foram alcançados.
Discuta com os alunos:
- Vamos descobrir qual é a figura intrusa?
- Observe cada grupo. Identifique as figuras e pense sobre suas características.
- Qual é a figura que não possui as características da etiqueta?
Materiais complementares: