9603
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo as figuras planas

POR: Mariana Conceição Nery da Silva 16/07/2018
Código: MAT2_16GEO04

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos e reconhecer, a partir de suas faces, as figuras planas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autora:  Mariana Nery

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área: Pricilla Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

    Objetivos específicos

    Identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos  e  reconhecer,  a partir de suas faces, as figuras planas.

    Vocabulário

    Faces, planificação e figuras planas

    Conceito-chave

    Figuras geométricas não planas:  cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e triângulo, reconhecer suas  principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.

    Figuras planas: quadrado, retângulo,  círculo e triângulo. Perceber suas características a partir da planificação dos sólidos e nomeá-las,

    Recursos necessários

    • Folhas impressas.
    • Objetos que lembrem as figuras não planas.







Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Professor, se necessário, retome os conceitos das figuras não planas e figuras planas. Peça que os alunos observem atentamente os objetos, se conseguir levá-los para aula e proporcionar o manuseio, os alunos conseguiram fazer melhores associações.

Propósito: Retomar os conceitos já trabalhados anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esses objetos?
  • Quais lembram figuras não planas?
  • E quais lembram figuras planas?
  • Vamos pensar em outros objetos!

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Mostre o dado desmontado para os alunos. Oriente a observação e estimule a associação entre o cubo e o quadrado. Se for necessário, explique que o cubo é uma figura bidimensional e o quadrado é uma figura plana que pode ser encontrada a partir da planificação do cubo.

Propósito: Desenvolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Você já viu um dado desmontado? Observe:
  • Quantas partes ele tem?
  • Elas são todas iguais? Compare-as!

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Você pode pedir que os alunos realizem a mesma atividade. Peça que represente um relógio de parede visto exatamente de frente. Compare com a representação do slide. Não deixe de explicar a diferença entre circunferência (contorno) e círculo.

Propósito: Desenvolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Vamos comparar o relógio de parede com o nosso registro?
  • Você só desenhou ou também pintou o interior do desenho?
  • Essa representação nos lembra um círculo!

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Estimule o seu aluno a perceber que existem diferentes formas de “enxergar’ um objeto, dependendo do local de onde olhamos podemos obter outros resultados. Lembre-se de mencionar que o desenho representado por Karina a partir de sua visão exatamente de frente para o telhado da casa.

Desafie seus alunos a responderem a segunda pergunta do slide. Crie indagações a respeito da questão e oriente-os a observar atentamente a imagem da casa.

Propósito: Desenvolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • De que posição Karina observou o telhado da casa?
  • Se Karina estivesse olhando de outra posição, ela iria desenhar a mesma imagem?
  • Que figura não plana ela desenhou?
  • Observando a imagem da casa, que outras figuras não planas você consegue encontrar?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Mostre para os alunos a solução demonstrada por Mariana neste slide. No primeiro momento, deixe-os refletir sobre a resposta da menina. Se for necessário, mostre novamente o desenho de Karina (apresentado no slide anterior). Pergunte se Mariana respondeu corretamente, estimule-os a expressar oralmente suas conclusões.

Propósito: Discutir coletivamente diferentes soluções para uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Mariana está correta?
  • Como ela pode ter pensado para chegar a essa conclusão?
  • Vamos ajudar a Mariana a entender a diferença entre pirâmide e triângulo?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Compartilhe o encerramento com seus alunos e encerre a aula com a retomada básica do que foi discutido.

Propósito: Encerrar a aula.

Discuta com a turma:

  • Observe as figuras não planas,
  • A partir das partes dessas figuras, podemos obter algumas figuras planas.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade estimula o aluno, por se tratar de um desafio os alunos se sentirão provocados a participar.

As crianças precisarão exercitar habilidades de exclusão e inclusão, se necessário dê exemplos usando características dos próprios alunos.

Propósito: Verificar se os objetivos propostos para aula foram alcançados.

Discuta com os alunos:

  • Vamos descobrir qual é a figura intrusa?
  • Observe cada grupo. Identifique as figuras e pense sobre suas características.
  • Qual é a figura que não possui as características da etiqueta?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

Objetivos específicos

Identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos  e  reconhecer,  a partir de suas faces, as figuras planas.

Vocabulário

Faces, planificação e figuras planas

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas:  cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e triângulo, reconhecer suas  principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.

Figuras planas: quadrado, retângulo,  círculo e triângulo. Perceber suas características a partir da planificação dos sólidos e nomeá-las,

Recursos necessários

  • Folhas impressas.
  • Objetos que lembrem as figuras não planas.








Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes