11396
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Fatorando números grandes para aplicar propriedades das potências e facilitar os cálculos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre propriedades da potenciação; decomposição de números; fatoração de números.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Usar a fatoração de números grandes para aplicar propriedades das potências e facilitar os cálculos.

Conceito-chave

Propriedades da potenciação; decomposição de números; fatoração de números.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício. Converse com eles sobre a decomposição de números, utilizando a fatoração e sobre as propriedades da potenciação.

Propósito: Fazer com que os alunos recordem as propriedades de potenciação e a decomposição de um número em fatores primos.

Discuta com a turma:

  • O cálculo de potências sempre é rápido de ser feito?

Caso os alunos tenham dificuldade no exercício 2, recorde com eles o que significa deixar um número primo na base.

  • 8 é um número primo?
  • Você consegue escrever o número 8 como uma potência de um número primo?
  • O que isso ajuda a resolver o exercício?
  • Você escreveria o 8 = 23 entre parênteses?
  • O que isso muda?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Inicie este momento organizando os alunos em grupos de três e explique as regras do jogo, conforme mostrado no slide. Peça para os alunos recordarem do aquecimento e diga a eles que aqueles exercícios vão auxiliar no jogo. Não dê as estratégias de fatoração para os alunos como método de resolução, deixe que eles tentem desenvolver estratégias por conta própria. Enquanto os alunos jogam, circule pela sala e observe as suas estratégias. Se necessário, esclareça as dúvidas dos alunos fazendo perguntas que os levem a pensar sobre como resolver a situação.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam resolver expressões combinando duas ou mais propriedades da potenciação.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as formas que eles usaram para resolver algumas das expressões que formaram. Sempre que algum aluno compartilhar sua resolução, pergunte se a turma concorda com tal resolução, ou se não compreendeu determinado passo, de modo que o aluno que está apresentando possa auxiliar os colegas a entender melhor, ou seus colegas o ajudem a entender algum erro. Após algumas resoluções serem apresentadas, mostre também as situações dos slides 5 e 6, comentando com a turma cada passo da resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas estratégias e resoluções e que compreendam que utilizar as propriedades de potência estudadas é uma maneira eficaz de resolver alguns exercícios.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as formas que eles usaram para resolver algumas das expressões que formaram. Sempre que algum aluno compartilhar sua resolução, pergunte se a turma concorda com tal resolução, ou se não compreendeu determinado passo, de modo que o aluno que está apresentando possa auxiliar os colegas a entender melhor, ou seus colegas o ajudem a entender algum erro. Após algumas resoluções serem apresentadas, mostre também as situações dos slides 5 e 6, comentando com a turma cada passo da resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas estratégias e resoluções e que compreendam que utilizar as propriedades de potência estudadas é uma maneira eficaz de resolver alguns exercícios.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam o que foi aprendido na aula. Peça também para que alguns alunos compartilhem o que aprenderam.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos e peça para que tentem resolvê-lo individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que foi trabalhado na aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Usar a fatoração de números grandes para aplicar propriedades das potências e facilitar os cálculos.

Conceito-chave

Propriedades da potenciação; decomposição de números; fatoração de números.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício. Converse com eles sobre a decomposição de números, utilizando a fatoração e sobre as propriedades da potenciação.

Propósito: Fazer com que os alunos recordem as propriedades de potenciação e a decomposição de um número em fatores primos.

Discuta com a turma:

  • O cálculo de potências sempre é rápido de ser feito?

Caso os alunos tenham dificuldade no exercício 2, recorde com eles o que significa deixar um número primo na base.

  • 8 é um número primo?
  • Você consegue escrever o número 8 como uma potência de um número primo?
  • O que isso ajuda a resolver o exercício?
  • Você escreveria o 8 = 23 entre parênteses?
  • O que isso muda?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Inicie este momento organizando os alunos em grupos de três e explique as regras do jogo, conforme mostrado no slide. Peça para os alunos recordarem do aquecimento e diga a eles que aqueles exercícios vão auxiliar no jogo. Não dê as estratégias de fatoração para os alunos como método de resolução, deixe que eles tentem desenvolver estratégias por conta própria. Enquanto os alunos jogam, circule pela sala e observe as suas estratégias. Se necessário, esclareça as dúvidas dos alunos fazendo perguntas que os levem a pensar sobre como resolver a situação.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam resolver expressões combinando duas ou mais propriedades da potenciação.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as formas que eles usaram para resolver algumas das expressões que formaram. Sempre que algum aluno compartilhar sua resolução, pergunte se a turma concorda com tal resolução, ou se não compreendeu determinado passo, de modo que o aluno que está apresentando possa auxiliar os colegas a entender melhor, ou seus colegas o ajudem a entender algum erro. Após algumas resoluções serem apresentadas, mostre também as situações dos slides 5 e 6, comentando com a turma cada passo da resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas estratégias e resoluções e que compreendam que utilizar as propriedades de potência estudadas é uma maneira eficaz de resolver alguns exercícios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as formas que eles usaram para resolver algumas das expressões que formaram. Sempre que algum aluno compartilhar sua resolução, pergunte se a turma concorda com tal resolução, ou se não compreendeu determinado passo, de modo que o aluno que está apresentando possa auxiliar os colegas a entender melhor, ou seus colegas o ajudem a entender algum erro. Após algumas resoluções serem apresentadas, mostre também as situações dos slides 5 e 6, comentando com a turma cada passo da resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas estratégias e resoluções e que compreendam que utilizar as propriedades de potência estudadas é uma maneira eficaz de resolver alguns exercícios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam o que foi aprendido na aula. Peça também para que alguns alunos compartilhem o que aprenderam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos e peça para que tentem resolvê-lo individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que foi trabalhado na aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano