Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_10NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade Principal
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o problema desta etapa aos alunos, você pode adaptar o problema em formato de um texto ou enviar a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo.
Atividade principal
Professor(a), envie para os alunos o problema proposto nesta etapa. Sugerimos que a imagem do slide seja disponibilizada, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona, vocês podem construir de forma coletiva o problema. Os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” podem ser também verbalizados ou enviados em formato de texto.
Raio X
Professor(a), você pode solicitar que os estudantes façam a atividade como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor que os alunos escrevam, gravem um áudio, ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos conversem com seus familiares sobre a importância dos problemas de contagem. Proponha que eles façam a atividade principal deste plano com algum familiar ou pessoa que esteja em contato. Eles podem gravar vídeos mostrando as diferentes combinações de roupas e calçados criadas.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_10NUM02
(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes