11391
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Relembrar cálculo de volume de cilindro reto e paralalapípedo reto

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre volume.

Plano 05 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

  1. Reapresentar o cilindro reto e o paralelepípedo retângulo;
  2. Retomar o conceito de volume;
  3. Relembrar os procedimentos do cálculo de volume de cilindro reto e o paralelepípedo retângulo.

Conceito-chave

Volume

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional);
  • rolo de papel higiênico
  • régua

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a Turma:

  • Qual outro nome podemos dar ao paralelepípedo retângulo?
  • Como calculamos o volume do cilindro?
  • E o do paralelepípedo retângulo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Previamente, solicite aos alunos o material a ser utilizado na aula. É importante que você traga também materiais extras, caso algum aluno não traga, ou não esteja no dia em que foi solicitado. Oriente os alunos quanto a utilização da régua. Discuta com eles o porquê de medir o diâmetro apenas de uma das bases. Você pode utilizar nesse momento a calculadora, caso seja possível. Isso porque nosso intuito não é avaliar a habilidade do uno quanto ao cálculo com números decimais. Caso não seja possível, auxilie os alunos que tiverem maiores dificuldades. Auxilie os alunos na medição da altura.

Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais os elementos do cilindro?
  • Como podemos classificar os cilindros?
  • Como calculamos o volume?
  • Como medimos a área da base?
  • Como medimos a altura?
  • Qual o valor de pi? Usaremos qual aproximação?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Auxilie os alunos na medição e nos cálculos quando solicitado. Realize perguntas que façam sentido e que façam com que eles pensem sobre suas ações.

Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais os elementos do paralelepípedo retângulo?
  • Como calculamos o volume?
  • Como medimos a área da base?
  • Como medimos a altura?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Anexo da atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula Discussão das Soluções

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. É importante se atentar às soluções dos alunos, isso os deixa motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).

Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.

Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).

Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.

Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Deixe que eles realizem o Raio X individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem usar os conceitos de volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo na resolução de problemas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a Turma:

  • Qual outro nome podemos dar ao paralelepípedo retângulo?
  • Como calculamos o volume do cilindro?
  • E o do paralelepípedo retângulo?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

  1. Reapresentar o cilindro reto e o paralelepípedo retângulo;
  2. Retomar o conceito de volume;
  3. Relembrar os procedimentos do cálculo de volume de cilindro reto e o paralelepípedo retângulo.

Conceito-chave

Volume

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional);
  • rolo de papel higiênico
  • régua
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Previamente, solicite aos alunos o material a ser utilizado na aula. É importante que você traga também materiais extras, caso algum aluno não traga, ou não esteja no dia em que foi solicitado. Oriente os alunos quanto a utilização da régua. Discuta com eles o porquê de medir o diâmetro apenas de uma das bases. Você pode utilizar nesse momento a calculadora, caso seja possível. Isso porque nosso intuito não é avaliar a habilidade do uno quanto ao cálculo com números decimais. Caso não seja possível, auxilie os alunos que tiverem maiores dificuldades. Auxilie os alunos na medição da altura.

Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais os elementos do cilindro?
  • Como podemos classificar os cilindros?
  • Como calculamos o volume?
  • Como medimos a área da base?
  • Como medimos a altura?
  • Qual o valor de pi? Usaremos qual aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Auxilie os alunos na medição e nos cálculos quando solicitado. Realize perguntas que façam sentido e que façam com que eles pensem sobre suas ações.

Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.

Discuta com a Turma:

  • Quais os elementos do paralelepípedo retângulo?
  • Como calculamos o volume?
  • Como medimos a área da base?
  • Como medimos a altura?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Anexo da atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Slide Plano Aula
Discussão das Soluções

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. É importante se atentar às soluções dos alunos, isso os deixa motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).

Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.

Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).

Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.

Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Deixe que eles realizem o Raio X individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem usar os conceitos de volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo na resolução de problemas.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano