Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Reapresentar o cilindro reto e o paralelepípedo retângulo;
- Retomar o conceito de volume;
- Relembrar os procedimentos do cálculo de volume de cilindro reto e o paralelepípedo retângulo.
Conceito-chave
Volume
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional);
- rolo de papel higiênico
- régua
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a Turma:
- Qual outro nome podemos dar ao paralelepípedo retângulo?
- Como calculamos o volume do cilindro?
- E o do paralelepípedo retângulo?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Previamente, solicite aos alunos o material a ser utilizado na aula. É importante que você traga também materiais extras, caso algum aluno não traga, ou não esteja no dia em que foi solicitado. Oriente os alunos quanto a utilização da régua. Discuta com eles o porquê de medir o diâmetro apenas de uma das bases. Você pode utilizar nesse momento a calculadora, caso seja possível. Isso porque nosso intuito não é avaliar a habilidade do uno quanto ao cálculo com números decimais. Caso não seja possível, auxilie os alunos que tiverem maiores dificuldades. Auxilie os alunos na medição da altura.
Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.
Discuta com a Turma:
- Quais os elementos do cilindro?
- Como podemos classificar os cilindros?
- Como calculamos o volume?
- Como medimos a área da base?
- Como medimos a altura?
- Qual o valor de pi? Usaremos qual aproximação?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Auxilie os alunos na medição e nos cálculos quando solicitado. Realize perguntas que façam sentido e que façam com que eles pensem sobre suas ações.
Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.
Discuta com a Turma:
- Quais os elementos do paralelepípedo retângulo?
- Como calculamos o volume?
- Como medimos a área da base?
- Como medimos a altura?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. É importante se atentar às soluções dos alunos, isso os deixa motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).
Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).
Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Deixe que eles realizem o Raio X individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem usar os conceitos de volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo na resolução de problemas.
Materiais complementares para impressão: