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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema com criptograma

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Problema com criptograma

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

Resolver problema com um criptograma;

Estimular a percepção de como funciona um criptograma e sua utilização num problema matemático.



Conceito-chave

Problema com criptograma.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;

Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.

Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).
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Slide Plano Aula Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Espere que os alunos criem um criptograma para a palavra matemática.

Propósito: Estimular o aluno a criar um código para cifrar a palavra matemática.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos codificar essa palavra?
  • Utilizar números ou símbolos para substituir as letras seria uma boa opção?

Materiais complementares para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).
select-down

Slide Plano Aula Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Espere que os alunos criem um criptograma para a palavra matemática.

Propósito: Verificar se o aluno criou um criptograma para a palavra.

Discuta com a turma:

  • Como vocês codificaram a palavra?
  • Que atributos utilizaram? Números, símbolos, figuras?
  • Atentaram ao fato de que tem letras repetidas na palavra e que toda vez que uma letra aparece utilizamos o mesmo símbolo para ela?
  • Vamos analisar passo a passo a frase dita por Arlete?
  • Quem é a filha da mãe de Arlete?
  • Já que ela não tem irmãos, podemos dizer que a filha da mãe de Arlete é a própria Arlete?
  • Ficou claro que a pessoa procurada é filha de Arlete?

Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a que forma como chegaram a esse resultado.

Propósito: Assegurar que o aluno entendeu o que o problema está pedindo

Discuta com a turma:

  • O que a questão está pedindo?
  • Essas equações parecem um enigma com figuras misturadas com números, como podemos resolvê-las?
  • Como vamos resolver as equações se não sabemos quanto valem as figuras?
  • O que precisamos fazer para identificar que número está por trás de cada figura?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
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Slide Plano Aula Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientação: Discuta com a turma as maneiras de resolver as equações.

Propósito: Estimular o aluno a resolver as equações de forma que identifique quanto vale cada figura.

Discuta com a turma:

  • Numa questão como essa, as figuras podem ser tratadas como incógnitas?
  • Quais seriam as equações que vocês acham que deveriam ser utilizadas para iniciarmos a resolução?
  • A última equação é a única que só possui uma figura, será que isso nos ajuda de alguma forma?

Dicussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula Dicussão das Soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, discutindo as diferentes formas de resolução apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que este problema usou símbolos para representar os números, o que é uma forma de criptografar, e que para identificar esses números eles podem seguir diferentes caminhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que substituir os números por símbolos é uma forma criptografar a equação?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula Sistematização do Conceito

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conceitue o criptograma.

Propósito: Mostrar aos alunos que nos problemas vistos na aula foi utilizado criptogramas.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema criptografado?
  • Vocês entenderam o que é um criptograma?
  • Entenderam que codificar mensagens e/ou problemas é criptografá-los?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula Encerramento

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente o conceito de criptograma.

Propósito: Estimular os alunos a associarem o problema resolvido ao conceito de criptograma.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de criptograma?

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula Atividade Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Intensificar a aprendizagem do aluno sobre o conceito de criptograma.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que utilize um criptograma.

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Verificaram que a maçã representa um número e que esse número é a resposta do problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

Resolver problema com um criptograma;

Estimular a percepção de como funciona um criptograma e sua utilização num problema matemático.



Conceito-chave

Problema com criptograma.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Slide Plano Aula
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Espere que os alunos criem um criptograma para a palavra matemática.

Propósito: Estimular o aluno a criar um código para cifrar a palavra matemática.

Discuta com a turma:

  • De que forma podemos codificar essa palavra?
  • Utilizar números ou símbolos para substituir as letras seria uma boa opção?

Materiais complementares para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Espere que os alunos criem um criptograma para a palavra matemática.

Propósito: Verificar se o aluno criou um criptograma para a palavra.

Discuta com a turma:

  • Como vocês codificaram a palavra?
  • Que atributos utilizaram? Números, símbolos, figuras?
  • Atentaram ao fato de que tem letras repetidas na palavra e que toda vez que uma letra aparece utilizamos o mesmo símbolo para ela?
  • Vamos analisar passo a passo a frase dita por Arlete?
  • Quem é a filha da mãe de Arlete?
  • Já que ela não tem irmãos, podemos dizer que a filha da mãe de Arlete é a própria Arlete?
  • Ficou claro que a pessoa procurada é filha de Arlete?

Slide Plano Aula
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a que forma como chegaram a esse resultado.

Propósito: Assegurar que o aluno entendeu o que o problema está pedindo

Discuta com a turma:

  • O que a questão está pedindo?
  • Essas equações parecem um enigma com figuras misturadas com números, como podemos resolvê-las?
  • Como vamos resolver as equações se não sabemos quanto valem as figuras?
  • O que precisamos fazer para identificar que número está por trás de cada figura?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).

Orientação: Discuta com a turma as maneiras de resolver as equações.

Propósito: Estimular o aluno a resolver as equações de forma que identifique quanto vale cada figura.

Discuta com a turma:

  • Numa questão como essa, as figuras podem ser tratadas como incógnitas?
  • Quais seriam as equações que vocês acham que deveriam ser utilizadas para iniciarmos a resolução?
  • A última equação é a única que só possui uma figura, será que isso nos ajuda de alguma forma?

Slide Plano Aula
Dicussão das Soluções

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, discutindo as diferentes formas de resolução apresentadas.

Propósito: Mostrar aos alunos que este problema usou símbolos para representar os números, o que é uma forma de criptografar, e que para identificar esses números eles podem seguir diferentes caminhos.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que substituir os números por símbolos é uma forma criptografar a equação?

Slide Plano Aula
Sistematização do Conceito

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conceitue o criptograma.

Propósito: Mostrar aos alunos que nos problemas vistos na aula foi utilizado criptogramas.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema criptografado?
  • Vocês entenderam o que é um criptograma?
  • Entenderam que codificar mensagens e/ou problemas é criptografá-los?

Slide Plano Aula
Encerramento

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente o conceito de criptograma.

Propósito: Estimular os alunos a associarem o problema resolvido ao conceito de criptograma.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de criptograma?

Slide Plano Aula
Atividade Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Intensificar a aprendizagem do aluno sobre o conceito de criptograma.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que utilize um criptograma.

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Verificaram que a maçã representa um número e que esse número é a resposta do problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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