Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evanildes Costa Santos
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
Resolver problema com um criptograma;
Estimular a percepção de como funciona um criptograma e sua utilização num problema matemático.
Conceito-chave
Problema com criptograma.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientação: Espere que os alunos criem um criptograma para a palavra matemática.
Propósito: Estimular o aluno a criar um código para cifrar a palavra matemática.
Discuta com a turma:
- De que forma podemos codificar essa palavra?
- Utilizar números ou símbolos para substituir as letras seria uma boa opção?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).
Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 3 e 4).
Orientação: Espere que os alunos criem um criptograma para a palavra matemática.
Propósito: Verificar se o aluno criou um criptograma para a palavra.
Discuta com a turma:
- Como vocês codificaram a palavra?
- Que atributos utilizaram? Números, símbolos, figuras?
- Atentaram ao fato de que tem letras repetidas na palavra e que toda vez que uma letra aparece utilizamos o mesmo símbolo para ela?
- Vamos analisar passo a passo a frase dita por Arlete?
- Quem é a filha da mãe de Arlete?
- Já que ela não tem irmãos, podemos dizer que a filha da mãe de Arlete é a própria Arlete?
- Ficou claro que a pessoa procurada é filha de Arlete?
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a que forma como chegaram a esse resultado.
Propósito: Assegurar que o aluno entendeu o que o problema está pedindo
Discuta com a turma:
- O que a questão está pedindo?
- Essas equações parecem um enigma com figuras misturadas com números, como podemos resolvê-las?
- Como vamos resolver as equações se não sabemos quanto valem as figuras?
- O que precisamos fazer para identificar que número está por trás de cada figura?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientação: Discuta com a turma as maneiras de resolver as equações.
Propósito: Estimular o aluno a resolver as equações de forma que identifique quanto vale cada figura.
Discuta com a turma:
- Numa questão como essa, as figuras podem ser tratadas como incógnitas?
- Quais seriam as equações que vocês acham que deveriam ser utilizadas para iniciarmos a resolução?
- A última equação é a única que só possui uma figura, será que isso nos ajuda de alguma forma?
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem a forma que chegaram à resposta, discutindo as diferentes formas de resolução apresentadas.
Propósito: Mostrar aos alunos que este problema usou símbolos para representar os números, o que é uma forma de criptografar, e que para identificar esses números eles podem seguir diferentes caminhos.
Discuta com a turma:
- Qual a resposta encontrada para o problema?
- Alguém chegou ao resultado diferente?
- Observaram que substituir os números por símbolos é uma forma criptografar a equação?
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conceitue o criptograma.
Propósito: Mostrar aos alunos que nos problemas vistos na aula foi utilizado criptogramas.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram que acabamos de resolver um problema criptografado?
- Vocês entenderam o que é um criptograma?
- Entenderam que codificar mensagens e/ou problemas é criptografá-los?
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente o conceito de criptograma.
Propósito: Estimular os alunos a associarem o problema resolvido ao conceito de criptograma.
Discuta com a turma:
- Ficou claro o conceito de criptograma?
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Intensificar a aprendizagem do aluno sobre o conceito de criptograma.
Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que utilize um criptograma.
- Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
- Verificaram que a maçã representa um número e que esse número é a resposta do problema?
Materiais complementares para impressão: