Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM05
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência) e as atividades, em imagens digitais ou impressas, incluindo uma ficha representando um folheto promocional de mercado
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e no Painel de soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a discussão conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe as imagens dos slides e as questões dos Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças com base nas questões enviadas, com o propósito de entender a representação dos valores.
Atividade principal e Painel de soluções
Aula síncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos joguem, antes da aula simultânea, com os familiares, desde que tenham acesso à impressão das cartas para o jogo. Neste caso, a aula síncrona será para o aquecimento e depois a discussão das soluções, analisando os pares possíveis no jogo. Uma sugestão para que a atividade ocorra no encontro simultâneo é que solicite aos alunos que tenham em mãos o dinheirinho, que já foi utilizado na aula anterior. Você pode mostrar uma carta e propor componham o mesmo valor de maneira diferente. Neste formato, já vá realizando o painel de soluções, validando as diferentes representações apresentadas.
Aula assíncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos joguem com os familiares, desde que tenham acesso à impressão das cartas para o jogo. Caso contrário, poderá adaptar o jogo, enviando uma parte das cartas, para que componham de outra maneira, usando as notas e moedas do dinheirinho (usado na aula anterior) e realizando o registro. Uma outra proposta, ainda, é organizar uma atividade para que façam a correspondência utilizando as cartas do jogo proposto no plano de aula. Nesse caso não necessitarão do “dinheirinho”. Se não conseguirem a impressão da atividade, podem registrar a correspondência desenhando em uma folha ou caderno. Pode ampliar pedindo que pensem e registrem outra composição para cada valor. Oriente para que te enviem os registros realizados. Qualquer que seja sua escolha, envie comandas bem claras e orientações aos familiares de como participar.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça o encerramento, utilizando o slide do plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva à atividade dos alunos, com as intervenções que achar necessárias e um fechamento com base no slide de encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e/ou jogarem para realizar composições com as cédulas e moedas do sistema monetário. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.