11389
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - R$ 50,00 e R$ 5,50?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Explorar relações entre as cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional, compor e decompor valores.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;

- Quadro numérico da centena.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Expor as duas formações, estimulando os alunos a pensar nos valores, observando semelhanças e diferenças.

Propósito: Enumerar observações sobre os valores pensando sobre que a organização, o uso da vírgula, a quantidade de zeros, elementos que são importantes para determinar os valores. Explorar também que valores diferentes podem ser representados de formas diferentes, e que um mesmo número poderá representar valores diferentes.

Discuta com a turma:

  • o que existe de semelhante entre os valores?
  • o que existe de diferente entre os valores?
  • o número cinco representa o mesmo valor de cinco em todas as representações?
  • para que utilizamos a vírgula?o número cinco ocupa o mesmo lugar em todas as representações?
  • onde o cinco vale mais?
  • onde o cinco vale menos?
  • existem muitas maneiras de representar esses valores?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Expor as formações, estimulando os alunos a pensar nos valores, observando à composição dos valores e realizando apontamentos coletivos sobre quais são as opções corretas. Este slide é sequencia do aquecimento, portanto à proposta se insere no tempo previsto anteriormente.

Propósito: Ilustrar representação dos valores explorados.

Discuta com a turma:

  • existem outras maneiras de representar os valores de R$ 50,00 e R$5,50?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Ler para os alunos o texto - Como Jogar. Organizar as duplas e retomar as ideias das rodadas e o objetivo do jogo.

Propósito: Reconhecer os os valores representados de duas formas diferentes. Ao acertar o jogador formará um par e retira a dupla de cartas. Ao final, cada jogador contará seus pares, valendo um ponto para cada par. Ganha quem fizer mais pontos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Material Complementar da Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Comece a atividade perguntando se todas as duplas conseguiram formar todos os pares. Para cada carta peça aos alunos, pode ser por dupla, qual é a carta par.

Discuta com a turma:

  • Qual a maior dificuldade encontrada para formar os pares?
  • Houve empate na contagem dos pares ao final do jogo?
  • Você pensou em outra representação possível durante o jogo para determinada carta? Qual a representação e qual a carta? (garanta pelo menos um exemplo)

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais elementos são importantes para determinar um valor?
  • O que usamos para representar a escrita de valores do Sistema Monetário Nacional?
  • É importante saber contar para saber os valores das cédulas e moedas?
  • Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos , oralmente, utilizando cédulas e questione se existe mais uma forma de representação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre os elementos importantes para a escrita de valores, utilizando o valor dos números representado de diferentes formas.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas e cédulas do envelope de dinheirinho para formar os valores à serem organizados; essa ação poderá ser ao lado da tarefa, na própria mesa de trabalho do aluno.Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. Explore nas ações interventivas a ideia de decompor o valor (R$10,00). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Garanta que seus alunos registrem suas soluções por meio de desenhos, na própria folha da atividade ou em outra à parte. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem valores representados, através da leitura das composição e decomposição dos valores apresentados.

Discuta com a turma:

  • Podemos utilizar cédulas e moedas juntas para representar os valores?
  • Quem representa os menores valores?
  • Quem representa os maiores valores?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.



Objetivos específicos

Explorar relações entre as cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional, compor e decompor valores.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;

- Quadro numérico da centena.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Expor as duas formações, estimulando os alunos a pensar nos valores, observando semelhanças e diferenças.

Propósito: Enumerar observações sobre os valores pensando sobre que a organização, o uso da vírgula, a quantidade de zeros, elementos que são importantes para determinar os valores. Explorar também que valores diferentes podem ser representados de formas diferentes, e que um mesmo número poderá representar valores diferentes.

Discuta com a turma:

  • o que existe de semelhante entre os valores?
  • o que existe de diferente entre os valores?
  • o número cinco representa o mesmo valor de cinco em todas as representações?
  • para que utilizamos a vírgula?o número cinco ocupa o mesmo lugar em todas as representações?
  • onde o cinco vale mais?
  • onde o cinco vale menos?
  • existem muitas maneiras de representar esses valores?

Slide Plano Aula

Orientações: Expor as formações, estimulando os alunos a pensar nos valores, observando à composição dos valores e realizando apontamentos coletivos sobre quais são as opções corretas. Este slide é sequencia do aquecimento, portanto à proposta se insere no tempo previsto anteriormente.

Propósito: Ilustrar representação dos valores explorados.

Discuta com a turma:

  • existem outras maneiras de representar os valores de R$ 50,00 e R$5,50?

Slide Plano Aula

Orientação: Ler para os alunos o texto - Como Jogar. Organizar as duplas e retomar as ideias das rodadas e o objetivo do jogo.

Propósito: Reconhecer os os valores representados de duas formas diferentes. Ao acertar o jogador formará um par e retira a dupla de cartas. Ao final, cada jogador contará seus pares, valendo um ponto para cada par. Ganha quem fizer mais pontos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Material Complementar da Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Comece a atividade perguntando se todas as duplas conseguiram formar todos os pares. Para cada carta peça aos alunos, pode ser por dupla, qual é a carta par.

Discuta com a turma:

  • Qual a maior dificuldade encontrada para formar os pares?
  • Houve empate na contagem dos pares ao final do jogo?
  • Você pensou em outra representação possível durante o jogo para determinada carta? Qual a representação e qual a carta? (garanta pelo menos um exemplo)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais elementos são importantes para determinar um valor?
  • O que usamos para representar a escrita de valores do Sistema Monetário Nacional?
  • É importante saber contar para saber os valores das cédulas e moedas?
  • Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos , oralmente, utilizando cédulas e questione se existe mais uma forma de representação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre os elementos importantes para a escrita de valores, utilizando o valor dos números representado de diferentes formas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas e cédulas do envelope de dinheirinho para formar os valores à serem organizados; essa ação poderá ser ao lado da tarefa, na própria mesa de trabalho do aluno.Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. Explore nas ações interventivas a ideia de decompor o valor (R$10,00). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Garanta que seus alunos registrem suas soluções por meio de desenhos, na própria folha da atividade ou em outra à parte. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem valores representados, através da leitura das composição e decomposição dos valores apresentados.

Discuta com a turma:

  • Podemos utilizar cédulas e moedas juntas para representar os valores?
  • Quem representa os menores valores?
  • Quem representa os maiores valores?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano