Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Michele Cristina Alves Bento
Mentor: Reginaldo de O. Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Objetivos específicos
Explorar relações entre as cédulas e moedas do Sistema Monetário Nacional, compor e decompor valores.
Conceito-chave
Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Canetinhas;
- Fita crepe/adesiva;
- Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;
- Quadro numérico da centena.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
- Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
- Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Expor as duas formações, estimulando os alunos a pensar nos valores, observando semelhanças e diferenças.
Propósito: Enumerar observações sobre os valores pensando sobre que a organização, o uso da vírgula, a quantidade de zeros, elementos que são importantes para determinar os valores. Explorar também que valores diferentes podem ser representados de formas diferentes, e que um mesmo número poderá representar valores diferentes.
Discuta com a turma:
- o que existe de semelhante entre os valores?
- o que existe de diferente entre os valores?
- o número cinco representa o mesmo valor de cinco em todas as representações?
- para que utilizamos a vírgula?o número cinco ocupa o mesmo lugar em todas as representações?
- onde o cinco vale mais?
- onde o cinco vale menos?
- existem muitas maneiras de representar esses valores?
Aquecimento
Propósito: Ilustrar representação dos valores explorados.
Discuta com a turma:
- existem outras maneiras de representar os valores de R$ 50,00 e R$5,50?
Atividade principal
Orientação: Ler para os alunos o texto - Como Jogar. Organizar as duplas e retomar as ideias das rodadas e o objetivo do jogo.
Propósito: Reconhecer os os valores representados de duas formas diferentes. Ao acertar o jogador formará um par e retira a dupla de cartas. Ao final, cada jogador contará seus pares, valendo um ponto para cada par. Ganha quem fizer mais pontos.
Materiais complementares para impressão:
Material Complementar da Atividade Principal
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Comece a atividade perguntando se todas as duplas conseguiram formar todos os pares. Para cada carta peça aos alunos, pode ser por dupla, qual é a carta par.
Discuta com a turma:
- Qual a maior dificuldade encontrada para formar os pares?
- Houve empate na contagem dos pares ao final do jogo?
- Você pensou em outra representação possível durante o jogo para determinada carta? Qual a representação e qual a carta? (garanta pelo menos um exemplo)
Painel de soluções
Tempo sugerido: 3minutos.
Orientação: Retome as ideias da aula elencando os principais pontos de forma breve e pontual.
Discuta com a turma:
- Quais elementos são importantes para determinar um valor?
- O que usamos para representar a escrita de valores do Sistema Monetário Nacional?
- É importante saber contar para saber os valores das cédulas e moedas?
- Se for necessário, diga um valor e peça para que os alunos , oralmente, utilizando cédulas e questione se existe mais uma forma de representação.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre os elementos importantes para a escrita de valores, utilizando o valor dos números representado de diferentes formas.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas e cédulas do envelope de dinheirinho para formar os valores à serem organizados; essa ação poderá ser ao lado da tarefa, na própria mesa de trabalho do aluno.Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. Explore nas ações interventivas a ideia de decompor o valor (R$10,00). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Garanta que seus alunos registrem suas soluções por meio de desenhos, na própria folha da atividade ou em outra à parte. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos reconhecem valores representados, através da leitura das composição e decomposição dos valores apresentados.
Discuta com a turma:
- Podemos utilizar cédulas e moedas juntas para representar os valores?
- Quem representa os menores valores?
- Quem representa os maiores valores?
Materiais complementares para impressão: