Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)
Objetivos específicos
Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.
Conceito-chave
Gráficos; Barras; Barras Múltiplas; Setores; Histograma; Linhas
Recursos necessários
Atividade impressa para os alunos
Projetor
Material Complementar ao Professor
Como construir um gráfico de setores
acessado em 26/02/2018
Tipos de gráficos e suas características
http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf
acessado em 26/02/2018
Construindo um histograma
http://www.uff.br/cdme/distfreq/distfreq-html/dfreqcont.html
acessado em 26/02/2018
Como calcular porcentagens
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html
acessado em 26/02/2018
Código: MAT8_23PES04
(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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