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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva  
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 -  Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.

Conceito-chave

Gráficos; Barras; Barras Múltiplas; Setores; Histograma; Linhas

Recursos necessários

Atividade impressa para os alunos

Projetor

Material Complementar ao Professor

Como construir um gráfico de setores

https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/matematica-como-construir-um-grafico-de-setores.htm

acessado em 26/02/2018

Tipos de gráficos e suas características

http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf

acessado em 26/02/2018

Construindo um histograma

http://www.uff.br/cdme/distfreq/distfreq-html/dfreqcont.html

acessado em 26/02/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 26/02/2018


Código: MAT8_23PES04

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.


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