Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientações:
Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito:
Compreender que na aula irão analisar o melhor tipo de gráfico para um objetivo definido.
Retomada
Orientações:
- Exponha o slide para a turma, comente que existem tipos diferentes de gráficos, exemplifique que os gráficos expostos são os mais comuns às suas vivências.
Propósito:
Recordar a imagem visual de diferentes tipos de gráficos.
Discuta com a turma:
- Qual o objetivo de utilizarmos um gráfico?
- Você se depara com gráficos em seu cotidiano?
- Todos os gráficos são iguais?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada
Orientações:
- Exponha o slide para a turma, comente que existem tipos diferentes de gráficos, exemplifique que os gráficos expostos são os mais comuns às suas vivências.
Propósito:
Recordar a imagem visual de diferentes tipos de gráficos.
Discuta com a turma:
- Qual das numerações indica o gráfico de linhas? E o de setores? Histograma? E o gráfico de Barras?
- Quais outros tipos de gráficos podemos encontrar em jornais, revistas, em quais outros veículo de comunicação?
Retomada
Orientações:
Peça aos alunos que respondam às duas questões, abra espaço para que dois ou três alunos comentem suas soluções e sonde se houve alguma outra forma de solução.
Propósito:
Ler e analisar um gráfico. Perceber que é preciso ir além do visual e fazer relações com legendas ou escalas de um gráfico.
Discuta com a turma:
- Quem gostaria de compartilhar sua solução?
- Alguém encontrou outra solução?
- A primeira questão pôde ser encontrada de forma fácil?
- A segunda questão, encontraram de forma tranquila?
- Qual a dificuldade para a 2ª questão? Quantos responderam que foram 50 milhões de kg? Estaria correto?
- Qual a solução correta e por quê?
Retomada
Orientações: Organize a turma em trios para discutir e analisar as informações. Peça aos trios que leiam o texto.
Propósito:
Compreender o texto.
Atividade Principal
Orientações: Peça para a turma expor os dados numéricos que aparecem na pesquisa.
Propósito:
Identificar no texto os dados que poderiam ser representados por intermédio de gráfico.
Discuta com a turma:
- Que dados indicamos no texto?
- Estes dados poderiam ser representados num gráfico?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Orientações:
Proponha às equipes que discutam qual gráfico melhor representaria as duas situações acima. É conveniente o uso de régua para a construção do gráfico solicitado.
Propósito:
Perceber que para representar porcentagens em gráficos de setores é necessário que partam de um mesmo todo, ou seja: tenham uma relação entre as porcentagens. Calcular as quantidades e indicar o gráfico de barras para representar.
Discuta com a turma:
- Sempre podemos pegar porcentagens e colocar num mesmo gráfico?
- Um gráfico de setor comportaria dados acima de 100% ? E se, as porcentagens viessem de contextos diferentes?
- Quantas pessoas responderam a cada item? Estes dados são discretos ou contínuos? Que gráfico seria o ideal?
Atividade Principal
Orientações:
Peça que atentem aos dados presentes na tabela. Ressalte a continuidade das informações, uma vez que trata-se da mesma variável em períodos diferentes.
Propósito:
Perceber que trata-se da mesma variável em períodos diferentes. Compreender a necessidade do gráfico de linha por tratar-se da análise da mesma variável.
Discuta com a turma:
- Segundo os dados, em 2018 a porcentagem de jovens que preferem amigos virtuais aumentaria ou diminuiria?
- Podemos realizar uma projeção com os dados da tabela?
- Que tipo de gráfico nos permitiria analisar o comportamento destes jovens e ainda fazer uma projeção para 2018?
Atividade Principal
Orientações:
Apresente a tabela ressaltando os dados agrupados. Peça a um dos trios que justifique a resposta sobre o gráfico de linhas.
Propósito:
Diferenciar o uso do gráfico de linhas de um histograma. Construir o histograma.
Discuta com a turma:
- Quantos alunos possuem exatamente 12 anos? E quantos possuem 13 anos?
- Os dados estão agrupados ou não?
- Podemos fazer alguma projeção da idade?
- Que tipo de gráfico melhor representaria?
Discussão das Soluções
Orientações:
Peça às equipes que indiquem sua resposta.
Propósito:
Entender que nem sempre variáveis em porcentagens (dados relativos) podem ser representados em um gráfico de setores.
Discuta com a turma:
- Somando todas as porcentagens obtemos o “todo”, isto é 100%?
- As variáveis partem de um mesmo contexto?
- Os dados apresentados representam à mesma pergunta na pesquisa elaborada?
Discussão das Soluções
Orientações:
Destaque que os dados são hipotéticos. Peça a uma das duplas que apresentem sua solução. Justifique o fato de podermos usar o gráfico de setores devido termos os dados relativos, valores em porcentagens, e estes representarem o mesmo “todo”. É interessante pontuar que o Gráfico de setores foi objeto de estudo no 7º Ano e que sua construção parte da determinação de uma constante: 360° = Nº de pessoas entrevistadas.
Propósito:
Analisar uma variável e associe o gráfico de setores ou barras para respondê-lo. Associar dados discretos e relativos a gráfico de barras e de setores, respectivamente.
Discuta com a turma:
- Como podemos observar estas quantidades? Podemos deixá-las mesmo em porcentagem?
- Qual o “todo” da porcentagem? Se temos apenas duas opções e 36% preferem a primeira, quantos optaram pela segunda?
- Como podemos definir a abertura do arco de um gráfico de setores?
Discussão das Soluções
Orientações:
Enfatize a mudança do tipo de variável, agora obtêm-se a quantidade de respostas para cada pergunta. Recorde que dados discretos são dados expressos em valores inteiros. Associe a utilização do tipo de variável ao gráfico de barras. Ressalte que caso houvesse a necessidade de agruparmos as variáveis não poderíamos mais trabalhar com o gráfico de barras. Calcule cada quantidade utilizando as porcentagens.
Propósito:
Associar dados discretos, não agrupados, a utilização do gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Quantos preferem utilizar a internet para conversar? Quantos preferem o papo ao vivo?
- Há necessidade de agruparmos em intervalos estes valores? Temos apenas duas opções, seria preciso?
- Que gráfico resumiria estas informações?
- Como podemos construir o gráfico de barras.
Discussão das Soluções
Orientações:
Solicite a uma das duplas que resuma as informações contidas na tabela. Exponha a tabela e recorde das questões anteriores o fato de não representarem o mesmo todo, eliminando assim o gráfico de setores. Destaque o fato de não termos dados agrupados, descartando assim o histograma. Chame a atenção para o fato de termos períodos diferentes, mas analisando a mesma variável.
Propósito:
Compreender o motivo pelo qual o gráfico de linhas é ideal para esta tabela.
Discuta com a turma:
- Podemos utilizar o gráfico de setores?
- As porcentagens representam o mesmo todo?
- Temos a mesma variável? Há a indicação de mesmo período?
- Como será que estará esta porcentagem ao final de 2018?
- Podemos fazer uma projeção?
Discussão das Soluções
Orientações:
- Peça a uma das equipes que comentem suas observações sobre a tabela. Destaque os dados agrupados e a impossibilidade de indicar com precisão quantos alunos possuem exatamente 12 anos. É interessante observar o Plano MAT8_23PES03 que trata da construção de um histograma.
Propósito:
Recordar que dados agrupados implica necessariamente em um histograma.
Discuta com a turma:
- Podemos utilizar o gráfico de setores?
- As porcentagens representam o mesmo todo?
- Temos a mesma variável? Há a indicação de mesmo período?
- Como será que estará esta porcentagem ao final de 2018?
- Podemos fazer uma projeção?
Discussão das Soluções
Orientações:
Antes de expor a imagem peça que os alunos indiquem o histograma produzido. Perguntas sobre os elementos do histograma: o que cada eixo representa e quais os intervalos de classe.
Propósito: Construir o histograma.
Discuta com a turma:
- O que precisamos observar para construir o histograma?
Encerramento
Orientações:
Apresente o slide e caracterize cada tipo de gráfico.
Propósito:
Internalizar as palavras-chaves de utilização para cada gráfico.
Raio X
Orientações:
Peça as equipes que reforcem a atenção para o tipo de dados que estão trabalhando.
Propósito:
Avaliar as palavras que melhor associam-se à cada tipo de gráfico.
Discuta com a turma:
- Que característica dos dados indicaria necessariamente o uso do gráfico indicado?
Refaça a pergunta acima para cada item.
Materiais complementares para impressão:C
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar