9602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Direção e sentido

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre interpretar a movimentação de uma pessoa e/ou objetos em um mapa e/ou planta baixa, identificando mudanças de direção e sentido, usando terminologias adequadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_17GEO_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários, Google Apresentações.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Substitua a presente proposta por uma criação de um caminho por parte do aluno, que o leve da entrada de sua casa até o seu quarto somente com comandos (direita, esquerda, para frente, para trás etc). Ele deve registrar isso em seu caderno e, caso seja possível, partilhar com os colegas via Google Documentos fornecido pelo professor.

Atividade principal
O professor pode propor que os alunos trabalhem com a malha quadriculada usando o Jamboard, solicitando que cada um faça uma cópia em seu próprio Drive para não alterar o arquivo principal.
Caso não tenham acesso ao recurso, eles podem fazer em folha impressa ou de papel quadriculado (em último caso, pelo tamanho da malha ser muito pequeno).
Importante inserir as questões presentes nas orientações ao professor em ambos os casos.

Discussão das soluções
O professor pode organizar uma sequência de slides via Google Apresentações com as várias soluções possíveis indicadas pelos alunos para o trajeto de A até D, disponibilizando o link aos alunos.
Caso não tenham acesso à internet, o professor pode oferecer 3 caminhos distintos via folha impressa, contendo as questões presentes nas orientações ao professor.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir aos alunos que respondam em seu próprio caderno à questão presente nas orientações ao professor.

Raio X
Propor ao aluno que resolva a atividade e a atividade complementar, seja física ou digitalmente. Neste último, o professor pode usar o Google Formulários para solicitar o envio das respostas.

Convite às famílias
Convidar a família a auxiliar os alunos no trabalho com a etapa de Retomada.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_17GEO04

(EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas