Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Adriane Pereira
Mentora: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.
Objetivos específicos
Interpretar a movimentação de uma pessoa e/ou objetos em um mapa e/ou planta baixa, identificando mudanças de direção e sentido, usando terminologias adequadas (para a direita, giro, curva).
Conceito-chave
Localização, movimentação, retas paralelas e perpendiculares, direção e sentido.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Multimídia (opcional)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula aos seus alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Antes de iniciar a brincadeira, questione os alunos quanto à orientação, movimentação e sentido. É esperado que eles já dominem noções de lateralidade e conceitos de orientação espacial. Para esta brincadeira acontecer de maneira mais confortável, leve os seus alunos ao pátio da escola, para que possam executar as ordens com mais facilidade. Proponha esta brincadeira, variando os alunos para seguirem as ordens.
Propósito: Retomar os conceitos de orientação espacial, movimentação e noções de lateralidade.
Discuta com a turma:
- O que precisamos saber para se orientar e movimentar no espaço?
- Onde percebemos mudanças de direção e sentido, em nosso cotidiano?
- Vamos mudar de mestre? Agora um dos alunos escolhidos pela professora, dará os comandos. Não esqueça de usar conceitos matemáticos (em frente, a esquerda, etc).
- Você sentiu alguma dificuldade em específico, para realizar esta brincadeira?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos seus alunos, peça que leiam individualmente a atividade para então discutirem o que será necessário para resolvê-la. O interessante da atividade é que dará margem para várias alternativas, uma vez que cada aluno poderá iniciar o ponto A onde quiser, inclusive tendo que reiniciar a atividade, se escolher colocar o ponto A nas últimas colunas, impossibilitando de seguir adiante. Enquanto fazem a atividade, circule entre eles, faça os questionamentos e as intervenções necessárias. Proponha os desafios sugeridos logo abaixo, no discuta com a turma. Diga que depois, cada um terá um tempo para mostrar seu trajeto criado.
Propósito: Interpretar as orientações, saindo do ponto A (partida), e chegando ao ponto D (chegada).
Discuta com a turma:
- Vamos criar outras formas de se chegar ao ponto D? Como você faria, para encurtar o caminho?
- Se mudássemos a quantidade de casas a partir do ponto A, seguindo 7 casas para frente, aumentaria o trajeto? Por quê?
Materiais Complementares:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agora é o momento para discutir as diversas possibilidades de trajetos criados pelos alunos. Explore ao máximo essas estratégias, verificando as possíveis dificuldades que os alunos encontraram para resolver esta atividade. Peça que expliquem o caminho feito, utilizando a linguagem matemática. Depois promova uma exposição dos trabalhos. Não esqueça de dar créditos aos autores.
Propósito: Verificar as diversas formas e estratégias encontradas para resolver a atividade.
Discuta com a turma:
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esta atividade?
- É possível marcar o ponto A em qualquer lugar da malha quadriculada? Por quê?
- Como você fez para encontrar o melhor local para marcar o ponto A?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Retome os principais conceitos aprendidos nesta aula, tirando possíveis dúvidas de seus alunos.
Propósito: Refletir sobre os principais conhecimentos acerca da localização, movimentação e orientação espacial.
Discuta com a turma:
- Dentre todos os conhecimentos trabalhados, qual você acha mais importante saber para traçar trajetos em malhas quadriculadas ou croquis?
Raio - X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a atividade aos alunos. Peça que resolvam individualmente. Enquanto eles resolvem, caminhe entre eles para observar se houve apropriação da aprendizagem.
Propósito: Aplicar os conceitos matemáticos, para explicar o trajeto apresentado na imagem.
Discuta com a turma:
- Vamos supor que você saiu do ponto B, qual seria o seu trajeto até o ponto D?
- E se do ponto A o trajeto feito para frente fosse o dobro do realizado, qual seria o novo trajeto até o ponto D?
Materiais complementares: