9602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Direção e sentido

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre interpretar a movimentação de uma pessoa e/ou objetos em um mapa e/ou planta baixa, identificando mudanças de direção e sentido, usando terminologias adequadas

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Interpretar a movimentação de uma pessoa e/ou objetos em um mapa e/ou planta baixa, identificando mudanças de direção e sentido, usando terminologias adequadas (para a direita, giro, curva).

Conceito-chave

Localização, movimentação, retas paralelas e perpendiculares, direção e sentido.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula aos seus alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a brincadeira, questione os alunos quanto à orientação, movimentação e sentido. É esperado que eles já dominem noções de lateralidade e conceitos de orientação espacial. Para esta brincadeira acontecer de maneira mais confortável, leve os seus alunos ao pátio da escola, para que possam executar as ordens com mais facilidade. Proponha esta brincadeira, variando os alunos para seguirem as ordens.

Propósito: Retomar os conceitos de orientação espacial, movimentação e noções de lateralidade.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos saber para se orientar e movimentar no espaço?
  • Onde percebemos mudanças de direção e sentido, em nosso cotidiano?
  • Vamos mudar de mestre? Agora um dos alunos escolhidos pela professora, dará os comandos. Não esqueça de usar conceitos matemáticos (em frente, a esquerda, etc).
  • Você sentiu alguma dificuldade em específico, para realizar esta brincadeira?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos seus alunos, peça que leiam individualmente a atividade para então discutirem o que será necessário para resolvê-la. O interessante da atividade é que dará margem para várias alternativas, uma vez que cada aluno poderá iniciar o ponto A onde quiser, inclusive tendo que reiniciar a atividade, se escolher colocar o ponto A nas últimas colunas, impossibilitando de seguir adiante. Enquanto fazem a atividade, circule entre eles, faça os questionamentos e as intervenções necessárias. Proponha os desafios sugeridos logo abaixo, no discuta com a turma. Diga que depois, cada um terá um tempo para mostrar seu trajeto criado.

Propósito: Interpretar as orientações, saindo do ponto A (partida), e chegando ao ponto D (chegada).

Discuta com a turma:

  • Vamos criar outras formas de se chegar ao ponto D? Como você faria, para encurtar o caminho?
  • Se mudássemos a quantidade de casas a partir do ponto A, seguindo 7 casas para frente, aumentaria o trajeto? Por quê?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agora é o momento para discutir as diversas possibilidades de trajetos criados pelos alunos. Explore ao máximo essas estratégias, verificando as possíveis dificuldades que os alunos encontraram para resolver esta atividade. Peça que expliquem o caminho feito, utilizando a linguagem matemática. Depois promova uma exposição dos trabalhos. Não esqueça de dar créditos aos autores.

Propósito: Verificar as diversas formas e estratégias encontradas para resolver a atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esta atividade?
  • É possível marcar o ponto A em qualquer lugar da malha quadriculada? Por quê?
  • Como você fez para encontrar o melhor local para marcar o ponto A?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome os principais conceitos aprendidos nesta aula, tirando possíveis dúvidas de seus alunos.

Propósito: Refletir sobre os principais conhecimentos acerca da localização, movimentação e orientação espacial.

Discuta com a turma:

  • Dentre todos os conhecimentos trabalhados, qual você acha mais importante saber para traçar trajetos em malhas quadriculadas ou croquis?

Raio - X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade aos alunos. Peça que resolvam individualmente. Enquanto eles resolvem, caminhe entre eles para observar se houve apropriação da aprendizagem.

Propósito: Aplicar os conceitos matemáticos, para explicar o trajeto apresentado na imagem.

Discuta com a turma:

  • Vamos supor que você saiu do ponto B, qual seria o seu trajeto até o ponto D?
  • E se do ponto A, fossem ampliados 2 quadros seguindo a direita, como ficaria seu trajeto?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula aos seus alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Interpretar a movimentação de uma pessoa e/ou objetos em um mapa e/ou planta baixa, identificando mudanças de direção e sentido, usando terminologias adequadas (para a direita, giro, curva).

Conceito-chave

Localização, movimentação, retas paralelas e perpendiculares, direção e sentido.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Antes de iniciar a brincadeira, questione os alunos quanto à orientação, movimentação e sentido. É esperado que eles já dominem noções de lateralidade e conceitos de orientação espacial. Para esta brincadeira acontecer de maneira mais confortável, leve os seus alunos ao pátio da escola, para que possam executar as ordens com mais facilidade. Proponha esta brincadeira, variando os alunos para seguirem as ordens.

Propósito: Retomar os conceitos de orientação espacial, movimentação e noções de lateralidade.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos saber para se orientar e movimentar no espaço?
  • Onde percebemos mudanças de direção e sentido, em nosso cotidiano?
  • Vamos mudar de mestre? Agora um dos alunos escolhidos pela professora, dará os comandos. Não esqueça de usar conceitos matemáticos (em frente, a esquerda, etc).
  • Você sentiu alguma dificuldade em específico, para realizar esta brincadeira?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos seus alunos, peça que leiam individualmente a atividade para então discutirem o que será necessário para resolvê-la. O interessante da atividade é que dará margem para várias alternativas, uma vez que cada aluno poderá iniciar o ponto A onde quiser, inclusive tendo que reiniciar a atividade, se escolher colocar o ponto A nas últimas colunas, impossibilitando de seguir adiante. Enquanto fazem a atividade, circule entre eles, faça os questionamentos e as intervenções necessárias. Proponha os desafios sugeridos logo abaixo, no discuta com a turma. Diga que depois, cada um terá um tempo para mostrar seu trajeto criado.

Propósito: Interpretar as orientações, saindo do ponto A (partida), e chegando ao ponto D (chegada).

Discuta com a turma:

  • Vamos criar outras formas de se chegar ao ponto D? Como você faria, para encurtar o caminho?
  • Se mudássemos a quantidade de casas a partir do ponto A, seguindo 7 casas para frente, aumentaria o trajeto? Por quê?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agora é o momento para discutir as diversas possibilidades de trajetos criados pelos alunos. Explore ao máximo essas estratégias, verificando as possíveis dificuldades que os alunos encontraram para resolver esta atividade. Peça que expliquem o caminho feito, utilizando a linguagem matemática. Depois promova uma exposição dos trabalhos. Não esqueça de dar créditos aos autores.

Propósito: Verificar as diversas formas e estratégias encontradas para resolver a atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esta atividade?
  • É possível marcar o ponto A em qualquer lugar da malha quadriculada? Por quê?
  • Como você fez para encontrar o melhor local para marcar o ponto A?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome os principais conceitos aprendidos nesta aula, tirando possíveis dúvidas de seus alunos.

Propósito: Refletir sobre os principais conhecimentos acerca da localização, movimentação e orientação espacial.

Discuta com a turma:

  • Dentre todos os conhecimentos trabalhados, qual você acha mais importante saber para traçar trajetos em malhas quadriculadas ou croquis?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a atividade aos alunos. Peça que resolvam individualmente. Enquanto eles resolvem, caminhe entre eles para observar se houve apropriação da aprendizagem.

Propósito: Aplicar os conceitos matemáticos, para explicar o trajeto apresentado na imagem.

Discuta com a turma:

  • Vamos supor que você saiu do ponto B, qual seria o seu trajeto até o ponto D?
  • E se do ponto A, fossem ampliados 2 quadros seguindo a direita, como ficaria seu trajeto?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano