OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leandro Vitoriano da Silva
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Objetivos específicos
Pensar um instrumento de coleta e registro de dados para a realização de uma pesquisa em sala de aula.
Conceito-chave
Probabilidade; estatística
Recursos necessários
Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo para turma, questione-os sobre o que acreditam que irão aprender nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais palavras do objetivo vocês já ouviram falar?
- O que acham que aprenderão hoje?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Inicie a aula retomando os elementos essenciais para o planejamento de uma pesquisa: o que eu quero descobrir? A quem eu vou perguntar? O que eu vou perguntar? Se achar necessário retome a aula MAT1_19PES01 que trata deste assunto. Faça a leitura dos balões com as fala da personagem, questione as crianças sobre como colocar em prática a pesquisa planejada, sobre quais instrumentos podem ser usados, por exemplo, um questionário, ou algo similar.
Propósito: Introduzir a aula do dia.
Discuta com a turma:
- O que devemos planejar antes de iniciar uma pesquisa?
- Temos claro aquilo que queremos pesquisar?
- Quais perguntas fazer e a quem fazer?
- Como eu vou perguntar?
- Onde anotar as respostas?
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.
Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
- Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
- Quem será entrevistado?
Materiais Complementares:
Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Faça as perguntas do balão às crianças, façam com que as crianças reflitam sobre quais perguntas escolheram, e se elas realmente respondem ao que se pretende descobrir, por último enfoque que ao separar as questões que iriam utilizar nas entrevistas eles montaram um instrumento de coleta de dados.
Propósito: Refletir sobre a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Quais foram as perguntas escolhidas?
- As respostas respondem ao queria descobrir?
- O instrumento de coleta foi útil?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, certifique-se que eles entenderam o que é um instrumento de pesquisa, e ainda a importância dele durante a coleta de dados na execução da pesquisa.
Propósito: Sistematizar o conceito principal trabalhado em aula.
Discuta com a turma:
- O que é um instrumento de coleta na pesquisa?
- O que vocês entendem por pesquisa?
- O que devemos levar em conta ao pensar nas perguntas a serem feitas?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, sintetize as aprendizagens do dia com ela, se julgar necessário faça uma lista com aquilo que elas acreditam ter aprendido na aula. Retome ainda o objetivo da aula e releia para as crianças, demonstrando que vocês cumpriram com o proposto para o dia.
Propósito: Fazer o desfecho da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês gostaram desta aula?
- Que outras coisas gostariam de aprender sobre a pesquisa?
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Esta é uma atividade avaliativa que deve ser realizada individualmente. Entregue uma cópia do exercício para cada criança, peça que as crianças relacione o resultado obtido na tabela com a pergunta que pode ter sido feita para que se chegasse naquelas respostas. Após todos os alunos terminarem faça o “Discuta com a turma” com eles.
Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.
Discuta com a turma:
- Qual resposta é a correta?
- Por que você acha isso?
Materiais Complementares: