11383
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Realizando uma Pesquisa

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Probabilidade; estatística

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leandro Vitoriano da Silva

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Objetivos específicos

Pensar um instrumento de coleta e registro de dados para a realização de uma pesquisa em sala de aula.

Conceito-chave

Probabilidade; estatística

Recursos necessários

Atividades impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para turma, questione-os sobre o que acreditam que irão aprender nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais palavras do objetivo vocês já ouviram falar?
  • O que acham que aprenderão hoje?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Inicie a aula retomando os elementos essenciais para o planejamento de uma pesquisa: o que eu quero descobrir? A quem eu vou perguntar? O que eu vou perguntar? Se achar necessário retome a aula MAT1_19PES01 que trata deste assunto. Faça a leitura dos balões com as fala da personagem, questione as crianças sobre como colocar em prática a pesquisa planejada, sobre quais instrumentos podem ser usados, por exemplo, um questionário, ou algo similar.

Propósito: Introduzir a aula do dia.

Discuta com a turma:

  • O que devemos planejar antes de iniciar uma pesquisa?
  • Temos claro aquilo que queremos pesquisar?
  • Quais perguntas fazer e a quem fazer?
  • Como eu vou perguntar?
  • Onde anotar as respostas?

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

ATIVIDADE PRINCIPAL (Slides 4, 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça as perguntas do balão às crianças, façam com que as crianças reflitam sobre quais perguntas escolheram, e se elas realmente respondem ao que se pretende descobrir, por último enfoque que ao separar as questões que iriam utilizar nas entrevistas eles montaram um instrumento de coleta de dados.

Propósito: Refletir sobre a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as perguntas escolhidas?
  • As respostas respondem ao queria descobrir?
  • O instrumento de coleta foi útil?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, certifique-se que eles entenderam o que é um instrumento de pesquisa, e ainda a importância dele durante a coleta de dados na execução da pesquisa.

Propósito: Sistematizar o conceito principal trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • O que é um instrumento de coleta na pesquisa?
  • O que vocês entendem por pesquisa?
  • O que devemos levar em conta ao pensar nas perguntas a serem feitas?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, sintetize as aprendizagens do dia com ela, se julgar necessário faça uma lista com aquilo que elas acreditam ter aprendido na aula. Retome ainda o objetivo da aula e releia para as crianças, demonstrando que vocês cumpriram com o proposto para o dia.

Propósito: Fazer o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês gostaram desta aula?
  • Que outras coisas gostariam de aprender sobre a pesquisa?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Esta é uma atividade avaliativa que deve ser realizada individualmente. Entregue uma cópia do exercício para cada criança, peça que as crianças relacione o resultado obtido na tabela com a pergunta que pode ter sido feita para que se chegasse naquelas respostas. Após todos os alunos terminarem faça o “Discuta com a turma” com eles.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • Qual resposta é a correta?
  • Por que você acha isso?

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para turma, questione-os sobre o que acreditam que irão aprender nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais palavras do objetivo vocês já ouviram falar?
  • O que acham que aprenderão hoje?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Leandro Vitoriano da Silva

    Mentor: Mara Elizabeth Mansani

    Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

    Habilidade da BNCC

    (EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

    Objetivos específicos

    Pensar um instrumento de coleta e registro de dados para a realização de uma pesquisa em sala de aula.

    Conceito-chave

    Probabilidade; estatística

    Recursos necessários

    Atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientação: Inicie a aula retomando os elementos essenciais para o planejamento de uma pesquisa: o que eu quero descobrir? A quem eu vou perguntar? O que eu vou perguntar? Se achar necessário retome a aula MAT1_19PES01 que trata deste assunto. Faça a leitura dos balões com as fala da personagem, questione as crianças sobre como colocar em prática a pesquisa planejada, sobre quais instrumentos podem ser usados, por exemplo, um questionário, ou algo similar.

Propósito: Introduzir a aula do dia.

Discuta com a turma:

  • O que devemos planejar antes de iniciar uma pesquisa?
  • Temos claro aquilo que queremos pesquisar?
  • Quais perguntas fazer e a quem fazer?
  • Como eu vou perguntar?
  • Onde anotar as respostas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Agrupe os alunos em duplas, entregue a eles uma cópia dos problema a cada membro da dupla, e em seguida leia para eles o Slide 4, convide-os a entrar na pesquisa. Entregue então a segunda parte da atividade (Slide 5 e 6), leia para eles e peça que tentem resolver, escrevendo e refletindo sobre as perguntas que irão fazer, após obtiverem as respostas desta atividade, passe para a terceira parte (slide 7), pedindo para que um colega entreviste o outro utilizando para isso o questionário que montaram (Slide 6), chegando enfim a coleta de dados da pesquisa.

Propósito: Montar um instrumento de pesquisa e realizar uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual pergunta devemos fazer para descobrir o que queremos?
  • Qual pergunta não são interessantes de se fazer?
  • Quem será entrevistado?

Materiais Complementares:

Sugestão de leitura e aprofundamento: Leia o texto “A importância da pesquisa na escola”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça as perguntas do balão às crianças, façam com que as crianças reflitam sobre quais perguntas escolheram, e se elas realmente respondem ao que se pretende descobrir, por último enfoque que ao separar as questões que iriam utilizar nas entrevistas eles montaram um instrumento de coleta de dados.

Propósito: Refletir sobre a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as perguntas escolhidas?
  • As respostas respondem ao queria descobrir?
  • O instrumento de coleta foi útil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, certifique-se que eles entenderam o que é um instrumento de pesquisa, e ainda a importância dele durante a coleta de dados na execução da pesquisa.

Propósito: Sistematizar o conceito principal trabalhado em aula.

Discuta com a turma:

  • O que é um instrumento de coleta na pesquisa?
  • O que vocês entendem por pesquisa?
  • O que devemos levar em conta ao pensar nas perguntas a serem feitas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Leia o texto do slide para as crianças, sintetize as aprendizagens do dia com ela, se julgar necessário faça uma lista com aquilo que elas acreditam ter aprendido na aula. Retome ainda o objetivo da aula e releia para as crianças, demonstrando que vocês cumpriram com o proposto para o dia.

Propósito: Fazer o desfecho da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês gostaram desta aula?
  • Que outras coisas gostariam de aprender sobre a pesquisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Esta é uma atividade avaliativa que deve ser realizada individualmente. Entregue uma cópia do exercício para cada criança, peça que as crianças relacione o resultado obtido na tabela com a pergunta que pode ter sido feita para que se chegasse naquelas respostas. Após todos os alunos terminarem faça o “Discuta com a turma” com eles.

Propósito: Realizar uma avaliação das aprendizagens do dia.

Discuta com a turma:

  • Qual resposta é a correta?
  • Por que você acha isso?

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano