Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma.
Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.
Discuta com a turma:
- Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
- Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Se achar necessário, nesse momento, solicite a construção do gráfico de linhas para melhor visualização da oscilação no preço da gasolina. Peça para calcularem a média (faz sentido, dará o preço médio da gasolina), a moda (preço que mais apareceu, não nos diz muita informação) e a mediana (não faz sentido, seria o preço central dos dados ordenados).
Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.
Discuta com a turma:
- Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
- Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).
Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu chegar na média se outra forma.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.
Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).
Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu arredondar o valor ao obter a média.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.
Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.
Discuta com a turma:
- Faz sentido dizer 120,7 unidades de peças defeituosas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).
Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu destacar outras inferências.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.
Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.
Discuta com a turma:
- Existem outras inferências que poderiam ser citadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).
Orientações: Peça que os alunos observem os setores e legendas do gráfico por um tempo.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.
Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.
Discuta com a turma:
- Existem outras inferências que poderiam ser citadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).
Orientações: Peça que os alunos observem a tabela por um tempo.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas e exibidos na tabela.
Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, como chegaria nessa mediana?
- Existem outras inferências que poderiam ser citadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de linhas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Leitura Complementar