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Plano de aula - Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_23PES04

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Se achar necessário, nesse momento, solicite a construção do gráfico de linhas para melhor visualização da oscilação no preço da gasolina. Peça para calcularem a média (faz sentido, dará o preço médio da gasolina), a moda (preço que mais apareceu, não nos diz muita informação) e a mediana (não faz sentido, seria o preço central dos dados ordenados).

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu chegar na média se outra forma.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu arredondar o valor ao obter a média.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Faz sentido dizer 120,7 unidades de peças defeituosas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu destacar outras inferências.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Peça que os alunos observem os setores e legendas do gráfico por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Peça que os alunos observem a tabela por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas e exibidos na tabela.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, como chegaria nessa mediana?
  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de linhas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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