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9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Se achar necessário, nesse momento, solicite a construção do gráfico de linhas para melhor visualização da oscilação no preço da gasolina. Peça para calcularem a média (faz sentido, dará o preço médio da gasolina), a moda (preço que mais apareceu, não nos diz muita informação) e a mediana (não faz sentido, seria o preço central dos dados ordenados).

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu chegar na média se outra forma.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu arredondar o valor ao obter a média.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Faz sentido dizer 120,7 unidades de peças defeituosas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu destacar outras inferências.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Peça que os alunos observem os setores e legendas do gráfico por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Peça que os alunos observem a tabela por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas e exibidos na tabela.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, como chegaria nessa mediana?
  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de linhas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula perguntando, para relembrar aos alunos, se eles conhecem algumas medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética). Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem um pouco sobre cada uma.

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4).

Orientações: Se achar necessário, nesse momento, solicite a construção do gráfico de linhas para melhor visualização da oscilação no preço da gasolina. Peça para calcularem a média (faz sentido, dará o preço médio da gasolina), a moda (preço que mais apareceu, não nos diz muita informação) e a mediana (não faz sentido, seria o preço central dos dados ordenados).

Propósito: Relembrar, a partir da fala dos alunos, quais são as medidas de tendência central conhecidas por eles e o que significam os valores obtidos a partir do cálculo de cada uma delas, considerando a ideia citada na fala da Carolina.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a média aritmética, sempre é necessário o uso da moda e da mediana? Por quê?
  • Se usarmos apenas a moda e a mediana, chegaremos sempre a mesma conclusão, em qualquer caso?

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade, analisem o gráfico de linhas e pensem em formas de resolver a atividade.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E, para acessar à Planilha eletrônica geradora do gráfico.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico de linhas.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu chegar na média se outra forma.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, é possível obter também a moda? E a mediana? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu arredondar o valor ao obter a média.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Faz sentido dizer 120,7 unidades de peças defeituosas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Questione-os sobre o que observaram do gráfico, começando as perguntas com “qual é o título do gráfico?” ou “o que o gráfico nos mostra?”. Aproveite para observar se alguém conseguiu destacar outras inferências.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Peça que os alunos observem os setores e legendas do gráfico por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 à 11).

Orientações: Peça que os alunos observem a tabela por um tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o conjunto de dados retirados do gráfico de linhas e exibidos na tabela.

Para acessar a resolução dessa atividade, via planilha eletrônica.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico de linhas, como chegaria nessa mediana?
  • Existem outras inferências que poderiam ser citadas?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, até mesmo em gráficos de linhas, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a conclusões e tomar decisões para um determinado problema.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. E para ver a resolução dessa atividade acesse.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética) e gráficos de linhas.

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Código: MAT9_23PES04

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