11381
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Entendendo problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Estratégia de leitura de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_13RDP02

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentado, porém procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona seria muito bom ter a participação de um adulto da família, para que possa participar da condução da proposta, conforme as sugestões a seguir:

Retomada
Proponha que um familiar converse com o aluno para relembrar: O que é um problema? Para que servem os dados de um problema? E também trocar ideias sobre: Um problema com muitos dados torna-se mais fácil de entender? O que você pensa?. Para tanto oriente as famílias com essas questões.

Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe a atividade às famílias, com orientações bem claras e questões. Peça que vão propondo, à criança, uma questão por vez para que analise a situação-problema:
     - Este problema está completo, ou seja, tem todos os dados?
     - Onde estão os dados numéricos do problema? (pedir que o aluno circule)
     - O que o problema quer saber? Onde está esta informação? (pedir que indique e grife a pergunta)
     - Todos os dados numéricos circulados vão ser utilizados para resolver este problema? Por quê?
     - Quais informações não são necessárias para obtermos a resposta desse problema? (Pedir que mostre essas informações)
     - Esta situação poderia ser escrita de uma maneira mais simples? Como?
Ao terminar esta discussão e o destaque das informações solicitadas, oriente o familiar para que peça ao o aluno que reescreva o problema, retirando os dados que estão em excesso.
Em seguida, solicite que este adulto, converse com a criança e indique que responda por escrito (se for necessário, indique que o familiar seja o escriba), as seguintes perguntas:
     1. VOCÊ CONSIDERA ESTE PROBLEMA DIFERENTE? POR QUÊ?
     2. O QUE PRECISAMOS OBSERVAR AO LER UM PROBLEMA?
     3. QUAL A DIFICULDADE AO LER PROBLEMAS COM MUITAS INFORMAÇÕES OU DADOS?
     4. O QUE PODEMOS FAZER QUANDO LEMOS PROBLEMAS COM MUITOS DADOS?
Faça o combinado de como devem te enviar o problema reescrito e as questões respondidas. Pode ser de maneira digital ou não (foto, digitado ou escrito), conforme as possibilidades.

Encerramento
Depois de receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva apresentando uma síntese de proposições dos alunos acerca das dificuldades ao ler um problema com excesso de dados e o que podem fazer. Utilize como base o slide de encerramento (mensagem de voz, vídeo ou escrita).

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_13RDP02

(EF01MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas