11381
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Entendendo problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Estratégia de leitura de problemas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema



Objetivos específicos

  • Organizar um problema em tiras para que fique coerente
  • Identificar e selecionar dados de um problema



Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida

  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Referência: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/894/ler-interpretar-e-resolver-problemas.html

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Retomar com alguns questionamentos para iniciar a atividade principal. O último questionamento do slide deve ser respondido no final da aula, onde os próprios alunos após refletirem dirão se é mais fácil ou mais difícil a resolução de problemas com excesso de dados.

Propósito: Relembrar conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Expor o problema de maneira que todos consigam visualizar, em um cartaz. Entregue aos alunos o mesmo problema impresso. Ler o problema devagar porém sem dar ênfase nas informações e palavras. Conforme ir discutindo com a turma peça que os alunos mostrem e circulem as informações no problema do cartaz e nas suas folhas individuais. Após a discussão coletiva peça que reescrevam o problema retirando o excesso de dados.

Propósito: Analisar problema com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Este problema está completo, ou seja, tem todos os dados?
  • Onde estão os dados numéricos do problema? (pedir que os alunos circulem)
  • O que o problema quer saber? Onde está esta informação? (pedir a outro aluno que indique a pergunta)
  • Todos os dados numércos circulados vão ser utilizados para resolver este problema? Por quê?
  • Quais informações não são necessárias para obtermos a resposta desse problema? (Pedir que outro aluno mostre estas informações)
  • Esta situação poderia ser escrita de uma maneira mais simples? Como?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Discutir os questionamentos do slide para que os alunos compreendam que o problema precisa ser analisado.

Propósito: Mostrar a importância de compreender o contexto do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade de ler um problema com muitas informações ou dados?
  • O que podemos fazer quando lemos um problema com muitos dados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler a explicação do slide para a turma e fazer a discussão.

Propósito: Compreender que existem dados relevantes que ajudam na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Muitos dados num problema é mais fácil ou mais difícil de ser resolvido?
  • x

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregar para cada aluno as tiras para que leiam e organizem o problema. Tem uma tira a mais que não se encaixa no problema deixar que eles descubram. Colar em uma folha para tentar encontrar a resposta através de estratégias pessoais. Os alunos que estão na hipótese silábica poderá ter ajuda do professor na leitura das fichas. Após as tentativas dos alunos, fazer as discussões.

Utilize o guia de intervenções para saber como intervir nas dificuldades dos alunos.

Propósito: Verificar se conseguem ordenar as informações de um problema ou parte dessas informações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram identificar as partes do problema?
  • Qual o assunto tratado no problema?
  • O problema está completo? Possui uma resposta?
  • Sobrou alguma tira?
  • Como vocês descobriram que essa tira não fazia parte do problema?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Referência: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/894/ler-interpretar-e-resolver-problemas.html


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Identificar os dados e a pergunta do problema



Objetivos específicos

  • Organizar um problema em tiras para que fique coerente
  • Identificar e selecionar dados de um problema



Conceito-chave

Estratégia de leitura de problemas

Recursos necessários

  • Atividade impressa em folha

Os alunos devem dominar

  • Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
  • Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Retomar com alguns questionamentos para iniciar a atividade principal. O último questionamento do slide deve ser respondido no final da aula, onde os próprios alunos após refletirem dirão se é mais fácil ou mais difícil a resolução de problemas com excesso de dados.

Propósito: Relembrar conceitos aprendidos.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Slide Plano Aula

Orientação: Expor o problema de maneira que todos consigam visualizar, em um cartaz. Entregue aos alunos o mesmo problema impresso. Ler o problema devagar porém sem dar ênfase nas informações e palavras. Conforme ir discutindo com a turma peça que os alunos mostrem e circulem as informações no problema do cartaz e nas suas folhas individuais. Após a discussão coletiva peça que reescrevam o problema retirando o excesso de dados.

Propósito: Analisar problema com excesso de dados.

Discuta com a turma:

  • Este problema está completo, ou seja, tem todos os dados?
  • Onde estão os dados numéricos do problema? (pedir que os alunos circulem)
  • O que o problema quer saber? Onde está esta informação? (pedir a outro aluno que indique a pergunta)
  • Todos os dados numércos circulados vão ser utilizados para resolver este problema? Por quê?
  • Quais informações não são necessárias para obtermos a resposta desse problema? (Pedir que outro aluno mostre estas informações)
  • Esta situação poderia ser escrita de uma maneira mais simples? Como?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Discutir os questionamentos do slide para que os alunos compreendam que o problema precisa ser analisado.

Propósito: Mostrar a importância de compreender o contexto do problema.

Discuta com a turma:

  • Qual a dificuldade de ler um problema com muitas informações ou dados?
  • O que podemos fazer quando lemos um problema com muitos dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler a explicação do slide para a turma e fazer a discussão.

Propósito: Compreender que existem dados relevantes que ajudam na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Muitos dados num problema é mais fácil ou mais difícil de ser resolvido?
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregar para cada aluno as tiras para que leiam e organizem o problema. Tem uma tira a mais que não se encaixa no problema deixar que eles descubram. Colar em uma folha para tentar encontrar a resposta através de estratégias pessoais. Os alunos que estão na hipótese silábica poderá ter ajuda do professor na leitura das fichas. Após as tentativas dos alunos, fazer as discussões.

Utilize o guia de intervenções para saber como intervir nas dificuldades dos alunos.

Propósito: Verificar se conseguem ordenar as informações de um problema ou parte dessas informações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês conseguiram identificar as partes do problema?
  • Qual o assunto tratado no problema?
  • O problema está completo? Possui uma resposta?
  • Sobrou alguma tira?
  • Como vocês descobriram que essa tira não fazia parte do problema?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano