Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Identificar os dados e a pergunta do problema
Objetivos específicos
- Organizar um problema em tiras para que fique coerente
- Identificar e selecionar dados de um problema
Conceito-chave
Estratégia de leitura de problemas
Recursos necessários
- Atividade impressa em folha
Os alunos devem dominar
- Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
- Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Referência: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/894/ler-interpretar-e-resolver-problemas.html
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Retomar com alguns questionamentos para iniciar a atividade principal. O último questionamento do slide deve ser respondido no final da aula, onde os próprios alunos após refletirem dirão se é mais fácil ou mais difícil a resolução de problemas com excesso de dados.
Propósito: Relembrar conceitos aprendidos.
Discuta com a turma:
- X
- X
- x
Atividade principal
Orientação: Expor o problema de maneira que todos consigam visualizar, em um cartaz. Entregue aos alunos o mesmo problema impresso. Ler o problema devagar porém sem dar ênfase nas informações e palavras. Conforme ir discutindo com a turma peça que os alunos mostrem e circulem as informações no problema do cartaz e nas suas folhas individuais. Após a discussão coletiva peça que reescrevam o problema retirando o excesso de dados.
Propósito: Analisar problema com excesso de dados.
Discuta com a turma:
- Este problema está completo, ou seja, tem todos os dados?
- Onde estão os dados numéricos do problema? (pedir que os alunos circulem)
- O que o problema quer saber? Onde está esta informação? (pedir a outro aluno que indique a pergunta)
- Todos os dados numércos circulados vão ser utilizados para resolver este problema? Por quê?
- Quais informações não são necessárias para obtermos a resposta desse problema? (Pedir que outro aluno mostre estas informações)
- Esta situação poderia ser escrita de uma maneira mais simples? Como?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Discutir os questionamentos do slide para que os alunos compreendam que o problema precisa ser analisado.
Propósito: Mostrar a importância de compreender o contexto do problema.
Discuta com a turma:
- Qual a dificuldade de ler um problema com muitas informações ou dados?
- O que podemos fazer quando lemos um problema com muitos dados?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ler a explicação do slide para a turma e fazer a discussão.
Propósito: Compreender que existem dados relevantes que ajudam na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Muitos dados num problema é mais fácil ou mais difícil de ser resolvido?
- x
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Entregar para cada aluno as tiras para que leiam e organizem o problema. Tem uma tira a mais que não se encaixa no problema deixar que eles descubram. Colar em uma folha para tentar encontrar a resposta através de estratégias pessoais. Os alunos que estão na hipótese silábica poderá ter ajuda do professor na leitura das fichas. Após as tentativas dos alunos, fazer as discussões.
Utilize o guia de intervenções para saber como intervir nas dificuldades dos alunos.
Propósito: Verificar se conseguem ordenar as informações de um problema ou parte dessas informações.
Discuta com a turma:
- Como vocês conseguiram identificar as partes do problema?
- Qual o assunto tratado no problema?
- O problema está completo? Possui uma resposta?
- Sobrou alguma tira?
- Como vocês descobriram que essa tira não fazia parte do problema?
Materiais complementares: