11376
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolver problemas com infográfico

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre problemas com infográfico

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnicci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

“NÃO HÁ”



Objetivos específicos

Compreender e interpretar infográficos, comparar o infográfico com outro texto do mesmo assunto.

Conceito-chave

Infográficos, gráficos, mapas, cronologia.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.

Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?

Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações essa imagem pode nos fornecer?
  • Que nome podemos dar a esta imagem?
  • É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
  • Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
  • Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
  • Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.

Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?

Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações essa imagem pode nos fornecer?
  • Que nome podemos dar a esta imagem?
  • É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
  • Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
  • Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
  • Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.

Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?

Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações essa imagem pode nos fornecer?
  • Que nome podemos dar a esta imagem?
  • É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
  • Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
  • Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
  • Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?

Atividade principal - Conceitual select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar.

Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.

Discuta com a turma:

  • Você já parou pra contar quantos copos de água bebe por dia?
  • Vamos imaginar quantos copos de água bebemos por dia.
  • Sabendo que um copo de água comum tem aproximadamente 250ml, quantos litros de água você bebe por dia?
  • Agora vamos comparar esses dados com o infográfico do próximo slide.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal - Conceitual select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.

Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.

Discuta com a turma:

  • Você acha que esses dados têm relação com o seu dia a dia?
  • Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
  • Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
  • Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
  • É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?

Atividade principal - Conceitual select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-ar na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.

Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.

Discuta com a turma:

  • Você acha que esses dados tem relação com o seu dia a dia?
  • Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
  • Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
  • Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
  • É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?

Discussões de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça uma reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.

Propósito: Analisar um infográfico estatístico.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Informações cuja fontes são: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm e http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2015/01/118521-agua-no-brasil.shtml Acesso em 04 fev 2018.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.

Propósito: Analisar um infográfico estatístico.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar. Pegada hídrica indica a quantidade de água que alguns alimentos utilizam na sua produção seja por pessoas comuns ou empresas.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que eve dificuldade?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).

Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para que os alunos se familiarizar.

Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e compreender o que é infográfico.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que é um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Raio X - conceitual - Resolver problemas com infográfico select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude o as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de uma arte texto, isto é, a informação principal está na forma de texto.

Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.

Discuta com a turma:

  • Infográfico representa a junção de duas palavras: info + gráfico. É possível deduzir seu significado a partir daí?
  • Que tipo de infográfico é apresentado nessa atividade?
  • Que tipo de infográfico você considera que colabora para uma melhor interpretação dos dados?
  • Qual a diferença entre um gráfico e um infográfico?

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnicci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

“NÃO HÁ”



Objetivos específicos

Compreender e interpretar infográficos, comparar o infográfico com outro texto do mesmo assunto.

Conceito-chave

Infográficos, gráficos, mapas, cronologia.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.

Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?

Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações essa imagem pode nos fornecer?
  • Que nome podemos dar a esta imagem?
  • É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
  • Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
  • Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
  • Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.

Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?

Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações essa imagem pode nos fornecer?
  • Que nome podemos dar a esta imagem?
  • É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
  • Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
  • Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
  • Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).

Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.

Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?

Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Que informações essa imagem pode nos fornecer?
  • Que nome podemos dar a esta imagem?
  • É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
  • Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
  • Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
  • Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar.

Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.

Discuta com a turma:

  • Você já parou pra contar quantos copos de água bebe por dia?
  • Vamos imaginar quantos copos de água bebemos por dia.
  • Sabendo que um copo de água comum tem aproximadamente 250ml, quantos litros de água você bebe por dia?
  • Agora vamos comparar esses dados com o infográfico do próximo slide.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.

Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.

Discuta com a turma:

  • Você acha que esses dados têm relação com o seu dia a dia?
  • Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
  • Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
  • Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
  • É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-ar na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.

Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.

Discuta com a turma:

  • Você acha que esses dados tem relação com o seu dia a dia?
  • Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
  • Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
  • Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
  • É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça uma reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.

Propósito: Analisar um infográfico estatístico.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Informações cuja fontes são: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm e http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2015/01/118521-agua-no-brasil.shtml Acesso em 04 fev 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.

Propósito: Analisar um infográfico estatístico.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).

Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar. Pegada hídrica indica a quantidade de água que alguns alimentos utilizam na sua produção seja por pessoas comuns ou empresas.

Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que eve dificuldade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).

Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para que os alunos se familiarizar.

Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e compreender o que é infográfico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que é um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 - 10 minutos

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude o as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de uma arte texto, isto é, a informação principal está na forma de texto.

Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.

Discuta com a turma:

  • Infográfico representa a junção de duas palavras: info + gráfico. É possível deduzir seu significado a partir daí?
  • Que tipo de infográfico é apresentado nessa atividade?
  • Que tipo de infográfico você considera que colabora para uma melhor interpretação dos dados?
  • Qual a diferença entre um gráfico e um infográfico?

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano