Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnicci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
“NÃO HÁ”
Objetivos específicos
Compreender e interpretar infográficos, comparar o infográfico com outro texto do mesmo assunto.
Conceito-chave
Infográficos, gráficos, mapas, cronologia.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.
Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?
Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações essa imagem pode nos fornecer?
- Que nome podemos dar a esta imagem?
- É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
- Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
- Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
- Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.
Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?
Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações essa imagem pode nos fornecer?
- Que nome podemos dar a esta imagem?
- É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
- Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
- Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
- Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (Slide 3 a 5).
Orientação: Projete ou escreva a atividade na lousa, peça para os alunos responder a questão oralmente. Esta atividade tem por objetivo que os alunos reconheçam e classifiquem gráficos e suponham que o gráfico fornece menos informações que um infográfico.
Para isso, mostre aos alunos a figura do slide 4 e pergunte a eles: que tipo de gráfico é esse? Vocês acham que isso é um infográfico? O que vocês acham que é um infográfico?
Propósito: Promover a interação com gráficos e infográficos na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Que informações essa imagem pode nos fornecer?
- Que nome podemos dar a esta imagem?
- É possível obter informações apenas analisando este gráfico?
- Você acha que a apresentação desses dados em forma de gráfico facilita sua interpretação?
- Que outras formas poderiam apresentar os mesmos dados?
- Vamos tentar transformar esses dados em uma tabela?
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar.
Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.
Discuta com a turma:
- Você já parou pra contar quantos copos de água bebe por dia?
- Vamos imaginar quantos copos de água bebemos por dia.
- Sabendo que um copo de água comum tem aproximadamente 250ml, quantos litros de água você bebe por dia?
- Agora vamos comparar esses dados com o infográfico do próximo slide.
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formarem duplas e uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.
Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.
Discuta com a turma:
- Você acha que esses dados têm relação com o seu dia a dia?
- Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
- Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
- Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
- É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 11 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-ar na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico para responder as perguntas. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet.
Propósito: Analisar dados através de um infográfico e extrair informações através desta análise.
Discuta com a turma:
- Você acha que esses dados tem relação com o seu dia a dia?
- Vamos tabular o que consumimos em nossos dias, e comparar com os dados do infográfico
- Que tipo de informações é possível analisar nesse infográfico?
- Existe alguma relação dessa pesquisa com a matemática?
- É possível efetuar cálculos matemáticos para a conferência desses dados?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça uma reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.
Propósito: Analisar um infográfico estatístico.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Informações cuja fontes são: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm e http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2015/01/118521-agua-no-brasil.shtml Acesso em 04 fev 2018.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, registre na lousa algumas respostas e faça reflexão coletiva sobre mudança de hábitos que promove a conscientização sobre o consumo de água.
Propósito: Analisar um infográfico estatístico.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete-a na lousa para que os alunos possam analisar o infográfico. Peça para os alunos formar duplas e fazer uma análise crítica do infográfico e registrar suas observações. Após 5 minutos peça que os alunos comparem suas conclusões. Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. O objetivo é o aluno reconhecer que o infográfico é do tipo de gráfico que reúne várias informações seja por meio de texto, imagens, áudio e vídeo. O gráfico da atividade principal é estatístico, neste a informação aparece de uma única vez e pode abordar qualquer assunto, é comumente usado em jornais, revistas e internet. É importante deixar claro para o aluno que o objetivo da aula não é focar na informação trazida pelo infográfico, o objetivo é que o aluno perceba a diferença entre gráfico e infográfico, assim como reconhecer e classificar. Pegada hídrica indica a quantidade de água que alguns alimentos utilizam na sua produção seja por pessoas comuns ou empresas.
Propósito: Estimular o reconhecimento de diversos tipos de infográficos e utilidades.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos na aula?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que eve dificuldade?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 - 14 minutos (Slides 10 a 12).
Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para que os alunos se familiarizar.
Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e compreender o que é infográfico.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o que é um infográfico e quais os tipos que existem. E ainda os conceitos necessários para representar reconhecer cada tipo de infográfico.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Raio X - conceitual - Resolver problemas com infográfico
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos
Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente faça a leitura contínua do infográfico, do início ao fim. Peça que observem as imagens e estude o as informações contidas. Questione os alunos sobre qual tipo de infográfico foi apresentado. Espera-se que o aluno perceba que o infográfico apresentado se trata de uma arte texto, isto é, a informação principal está na forma de texto.
Propósito: Consolidar a aprendizagem no reconhecimento e classificação de tipos de infográficos.
Discuta com a turma:
- Infográfico representa a junção de duas palavras: info + gráfico. É possível deduzir seu significado a partir daí?
- Que tipo de infográfico é apresentado nessa atividade?
- Que tipo de infográfico você considera que colabora para uma melhor interpretação dos dados?
- Qual a diferença entre um gráfico e um infográfico?