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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - STOP da Divisão nos Inteiros

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Divisão de números inteiros; fatores da divisão; regra de sinais na divisão de números inteiros

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pires de Azevedo

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.



Objetivos específicos

  1. Realizar divisões envolvendo números inteiros.
  2. Retomar a regra de sinais.
  3. Realizar cálculos mentais de divisão de números inteiros.



Conceito-chave

Divisão de números inteiros; fatores da divisão; regra de sinais na divisão de números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e régua. Se possível, tabela do jogo impressa para cada dupla.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam resolver divisões envolvendo números inteiros utilizando cálculo mental.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Operações com números inteiros (página 1)

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: A proposta da retomada é que, além de retomar as regras de sinais da divisão de números inteiros, você possa apresentar alguns exemplos envolvendo divisão de números inteiros, em que o resultado também é um número inteiro. Proponha uma divisão em que o resultado não seja um número inteiro, como por exemplo, 28 : 3 e pergunte aos alunos qual seria o quociente. Destaque que, nesse caso, a divisão teria um quociente decimal ou, trabalhando com inteiros, teríamos um resto na divisão. Evite falas como: “Menos com menos dá mais”, “Mais com menos dá menos”, etc. Isso causa grande confusão com os alunos ao trabalharem com soma e subtração, após terem trabalhado multiplicação e divisão.

Propósito: Relembrar a divisão de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • A regra de sinais na divisão de inteiros é importante?
  • Quando os sinais são iguais, qual será o sinal do quociente?
  • Quando os sinais são diferentes, qual será o sinal do quociente?

Respostas:

-30 ÷ (-5) = 6

30 ÷ 5 = 6

30 ÷ (-5) = -6

-30 ÷ 5 = -6

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Destaque também quais são os termos de uma divisão. Apresente a divisão com o algoritmo e a divisão escrita em forma de expressão: 21 = 4 x 5 +1. Converse também sobre o resto e porque ele poderá ocorrer nas divisões com números inteiros.

Propósito: Relembrar a divisão de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Em que situações teremos resto na divisão?
  • Se quisermos trabalhar com quociente decimal, qual o próximo passo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Dê um exemplo de como o jogo funciona. Retome as regras de sinais da divisão de números inteiros, para que você possa apresentar um exemplo de como funciona o jogo STOP da Divisão nos Inteiros. Evite falas como: “Menos com menos dá mais”, “Mais com menos dá menos”, etc. Isso causa grande confusão com os alunos ao trabalharem com soma e subtração, após terem trabalhado multiplicação e divisão.

Propósito: Relembrar a divisão de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • A regra de sinais na divisão de inteiros é importante?
  • O cálculo mental nos ajuda nesse jogo?
  • Vocês entenderam como funciona o jogo?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Leia as regras com os alunos, destacando uma por uma e dê um exemplo de cada se for necessário. Certifique-se que todos entenderam a regra 1 para depois ler a 2 e assim por diante. Retome o exemplo utilizado anteriormente, se necessário. Você poderá utilizar os números que quiser no jogo, porém números que apresentem uma quantidade razoável de divisores tornarão o jogo mais interessante.

Números sugeridos para o jogo: 10; -20; 24; 8; 60; -32; -8; -25.

Propósito: Deixar as regras do jogo claras para os alunos.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Leia as regras com os alunos, destacando uma por uma e dê um exemplo de cada se for necessário. Certifique-se que todos entenderam a regra 1 para depois ler a 2 e assim por diante. Retome o exemplo utilizado anteriormente, se necessário. Você poderá utilizar os números que quiser no jogo, porém números que apresentem uma quantidade razoável de divisores tornarão o jogo mais interessante.

Números sugeridos para o jogo: 10; -20; 24; 8; 60; -32; -8; -25.

Propósito: Deixar as regras do jogo claras para os alunos.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Números sugeridos para o jogo: 10; -20; 24; 8; 60; -32; -8; -25.

É importante ver os resultados e pontuação a cada número ditado. Observe se há dúvidas ou erros nas primeiras linhas. Depois os alunos ficarão mais acostumados. Você pode conversar com a classe sobre a honestidade na hora da correção, pois é importante que eles corrijam com cuidado, sem alterações e com cuidado na hora da soma. Você também pode pedir que anotem as respostas com caneta e que rasuras não são permitidas.

Propósito: Orientar os alunos e conduzir a atividade.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

  • Os números que aparecem na correção são os números que foram sugeridos anteriormente. Deixe projetada a tabela, organize-a no quadro ou num cartaz.
  • A cada rodada você colocará os resultados na lousa para que os alunos possam acompanhar a correção, conforme for sendo falado pela dupla que falou STOP!.
  • A maioria das divisões podem ser realizadas tranquilamente de forma mental, porém os alunos podem realizar os algoritmos. O objetivo aqui é verificar se os alunos estão compreendendo a regra de sinais e utilizando-a de maneira adequada e organizada.
  • Proponha para que alguma dupla dê dicas de como pensaram para resolver o jogo ou se elaboraram alguma estratégia específica. Por exemplo: um resolvia os números positivos e o outro aluno os negativos; um resolvia as divisões e o outro anotava; um resolvia e o outro corrigia;
  • A proposta é para que eles possam demonstrar estratégias pessoais para resolver uma divisão envolvendo números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Se você fosse dar uma dica sobre o jogo, qual seria?
  • É mais fácil realizar os cálculos mentalmente ou com o algoritmo?
  • Existe algum padrão encontrado na tabela?

Propósito: Observar se os alunos compreenderam a divisão envolvendo números inteiros e se os sinais do quociente estão adequados.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente sobre a atividade realizada, discuta sobre as estratégias de resolução de cada dupla e ouça os alunos sobre as suas impressões em relação ao jogo.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da atividade.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Essa atividade deve ser realizada individualmente. Os alunos deverão se recordar dos termos de uma divisão (conteúdo amplamente explorado em anos anteriores) e como fazer para encontrá-los. Eles podem utilizar a operação inversa ou por tentativa e erro. Em uma linguagem mais simplificada para os alunos, os termos são:

Dividendo: “número que será dividido”.

Divisor: “por quanto será dividido”.

Quociente: “resultado”.

Resto: “o valor que sobra”.

Propósito: Realizar divisões envolvendo números inteiros, utilizando a operação inversa quando necessário.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam resolver divisões envolvendo números inteiros utilizando cálculo mental.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Materiais complementares:

Operações com números inteiros (página 1)


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.



Objetivos específicos

  1. Realizar divisões envolvendo números inteiros.
  2. Retomar a regra de sinais.
  3. Realizar cálculos mentais de divisão de números inteiros.



Conceito-chave

Divisão de números inteiros; fatores da divisão; regra de sinais na divisão de números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e régua. Se possível, tabela do jogo impressa para cada dupla.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: A proposta da retomada é que, além de retomar as regras de sinais da divisão de números inteiros, você possa apresentar alguns exemplos envolvendo divisão de números inteiros, em que o resultado também é um número inteiro. Proponha uma divisão em que o resultado não seja um número inteiro, como por exemplo, 28 : 3 e pergunte aos alunos qual seria o quociente. Destaque que, nesse caso, a divisão teria um quociente decimal ou, trabalhando com inteiros, teríamos um resto na divisão. Evite falas como: “Menos com menos dá mais”, “Mais com menos dá menos”, etc. Isso causa grande confusão com os alunos ao trabalharem com soma e subtração, após terem trabalhado multiplicação e divisão.

Propósito: Relembrar a divisão de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • A regra de sinais na divisão de inteiros é importante?
  • Quando os sinais são iguais, qual será o sinal do quociente?
  • Quando os sinais são diferentes, qual será o sinal do quociente?

Respostas:

-30 ÷ (-5) = 6

30 ÷ 5 = 6

30 ÷ (-5) = -6

-30 ÷ 5 = -6

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Destaque também quais são os termos de uma divisão. Apresente a divisão com o algoritmo e a divisão escrita em forma de expressão: 21 = 4 x 5 +1. Converse também sobre o resto e porque ele poderá ocorrer nas divisões com números inteiros.

Propósito: Relembrar a divisão de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Em que situações teremos resto na divisão?
  • Se quisermos trabalhar com quociente decimal, qual o próximo passo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Dê um exemplo de como o jogo funciona. Retome as regras de sinais da divisão de números inteiros, para que você possa apresentar um exemplo de como funciona o jogo STOP da Divisão nos Inteiros. Evite falas como: “Menos com menos dá mais”, “Mais com menos dá menos”, etc. Isso causa grande confusão com os alunos ao trabalharem com soma e subtração, após terem trabalhado multiplicação e divisão.

Propósito: Relembrar a divisão de números inteiros.

Discuta com a turma:

  • A regra de sinais na divisão de inteiros é importante?
  • O cálculo mental nos ajuda nesse jogo?
  • Vocês entenderam como funciona o jogo?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Leia as regras com os alunos, destacando uma por uma e dê um exemplo de cada se for necessário. Certifique-se que todos entenderam a regra 1 para depois ler a 2 e assim por diante. Retome o exemplo utilizado anteriormente, se necessário. Você poderá utilizar os números que quiser no jogo, porém números que apresentem uma quantidade razoável de divisores tornarão o jogo mais interessante.

Números sugeridos para o jogo: 10; -20; 24; 8; 60; -32; -8; -25.

Propósito: Deixar as regras do jogo claras para os alunos.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Leia as regras com os alunos, destacando uma por uma e dê um exemplo de cada se for necessário. Certifique-se que todos entenderam a regra 1 para depois ler a 2 e assim por diante. Retome o exemplo utilizado anteriormente, se necessário. Você poderá utilizar os números que quiser no jogo, porém números que apresentem uma quantidade razoável de divisores tornarão o jogo mais interessante.

Números sugeridos para o jogo: 10; -20; 24; 8; 60; -32; -8; -25.

Propósito: Deixar as regras do jogo claras para os alunos.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (Slides 5 a 8)

Orientação: Números sugeridos para o jogo: 10; -20; 24; 8; 60; -32; -8; -25.

É importante ver os resultados e pontuação a cada número ditado. Observe se há dúvidas ou erros nas primeiras linhas. Depois os alunos ficarão mais acostumados. Você pode conversar com a classe sobre a honestidade na hora da correção, pois é importante que eles corrijam com cuidado, sem alterações e com cuidado na hora da soma. Você também pode pedir que anotem as respostas com caneta e que rasuras não são permitidas.

Propósito: Orientar os alunos e conduzir a atividade.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

  • Os números que aparecem na correção são os números que foram sugeridos anteriormente. Deixe projetada a tabela, organize-a no quadro ou num cartaz.
  • A cada rodada você colocará os resultados na lousa para que os alunos possam acompanhar a correção, conforme for sendo falado pela dupla que falou STOP!.
  • A maioria das divisões podem ser realizadas tranquilamente de forma mental, porém os alunos podem realizar os algoritmos. O objetivo aqui é verificar se os alunos estão compreendendo a regra de sinais e utilizando-a de maneira adequada e organizada.
  • Proponha para que alguma dupla dê dicas de como pensaram para resolver o jogo ou se elaboraram alguma estratégia específica. Por exemplo: um resolvia os números positivos e o outro aluno os negativos; um resolvia as divisões e o outro anotava; um resolvia e o outro corrigia;
  • A proposta é para que eles possam demonstrar estratégias pessoais para resolver uma divisão envolvendo números inteiros.

Discuta com a turma:

  • Se você fosse dar uma dica sobre o jogo, qual seria?
  • É mais fácil realizar os cálculos mentalmente ou com o algoritmo?
  • Existe algum padrão encontrado na tabela?

Propósito: Observar se os alunos compreenderam a divisão envolvendo números inteiros e se os sinais do quociente estão adequados.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Como jogar Stop: aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente sobre a atividade realizada, discuta sobre as estratégias de resolução de cada dupla e ouça os alunos sobre as suas impressões em relação ao jogo.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Essa atividade deve ser realizada individualmente. Os alunos deverão se recordar dos termos de uma divisão (conteúdo amplamente explorado em anos anteriores) e como fazer para encontrá-los. Eles podem utilizar a operação inversa ou por tentativa e erro. Em uma linguagem mais simplificada para os alunos, os termos são:

Dividendo: “número que será dividido”.

Divisor: “por quanto será dividido”.

Quociente: “resultado”.

Resto: “o valor que sobra”.

Propósito: Realizar divisões envolvendo números inteiros, utilizando a operação inversa quando necessário.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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