Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Peça aos alunos que eles façam um resgate da igualdade do quadrado de um número e de seu oposto.
Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Os alunos costumam ter dificuldade de compreender o que se trata colocar um número no lugar de uma letra. Pergunte se eles compreendem o papel de cada letra na equação apresentada. Justifique que o valor de “a” é um número, pelo qual o valor desconhecido será multiplicado após elevado ao quadrado. Dê exemplos diferentes dos que serão abordados. Utilize equações anteriormente vistas.
Propósito: Montar uma equação na forma ax²=b e resolver.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Faça o mesmo para o coeficiente “b”.
Propósito: Montar uma equação na forma ax²=b e resolver.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientações: Aponte para a possibilidade de determinar o valor de x² utilizando o conceito de divisão. Perguntando qual é o número que multiplicamos por 9 para encontrar 9, estamos perguntando o resultado da divisão de 9 por 9. Isso facilitará posteriormente.
Propósito: Apresentar uma possível resolução para uma equação na forma ax²=b.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientações: Apresente a resolução do segundo caso possível.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientações: Utilize a ferramenta da raiz quadrada e seu simétrico para responder. É preciso deixar explícito que o número que procuramos é exatamente o número que multiplicado por ele mesmo resulte 4/9. Já existe uma ferramenta utilizada para isso, que seria a raiz quadrada. Porém, é necessário lembrar que, neste caso, temos a raiz quadrada e também seu simétrico.
Propósito: Apresentar uma possível resolução para uma equação na forma ax²=b.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientações: Aqui também sugerir aos alunos o uso da raiz quadrada.
Propósito: Apresentar uma possível resolução para uma equação na forma ax²=b.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Antes de apresentar a sistematização do conceito, peça que os alunos tentem descrever com suas próprias palavras o processo de resolução de uma equação na forma ax²=b.
Propósito: Fazer uma síntese do que foi abordado em aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte para os alunos se sempre será assim. Lembre a eles aulas anteriores onde tínhamos situações problema onde não havia solução negativa porque se tratava de algum problema envolvendo medida, por exemplo.
Propósito: Levantar questionamento para a necessidade de um posicionamento crítico frente à tomada de decisão, ao apresentar a solução de uma equação na forma ax²=b.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos podem ter dificuldade de representar a raiz de 1/3, porém, como este não é o objetivo, eles podem deixar sem a racionalização. Outra dificuldade pode ser de listar todas as possibilidades. Sugira voltar para a atividade principal para analisar quantos eram os casos e verificar se esses casos vão ser os mesmos.
Propósito: Discutir as soluções de cada uma das equações possíveis com os coeficientes 1 e 3.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar