Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_13ALG03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Você pode suprimir o Aquecimento e focar na Atividade principal.
Atividade principal
Sugerimos que você determine alguns valores para "a" na equação do tipo ax²=b. Você pode optar por 3 valores e solicitar que os alunos resolvam a situação, assim, nas discussões não será necessário falar de cada valor possível adotado pela turma inteira. Altere o enunciado, determinando alguns valores para "a" e mantenha as outras particularidades da questão. Grave um vídeo ou áudio focando nas orientações para a realização da atividade. Você pode usar o WhatsApp ou outra plataforma de maior acesso pelos seus alunos. Deixe um canal aberto (WhatsApp) para que eles possam tirar possíveis dúvidas. Os alunos devem mandar suas respostas para sua apreciação. Posteriormente, indique a realização das atividades complementares e do Raio X.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de equações de 2º grau. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/quadratics
Discussão das soluções
Selecione alguns registros dos alunos em relação às questões realizadas para ilustrar seu feedback e nortear as discussões que podem ser em tempo real ou não (ver sugestões para aula em tempo real abaixo). É importante que você aborde estratégias, erros e dicas para realização de novas atividades. Socialize com a turma suas impressões através de um áudio ou vídeo curto (WhatsApp ou outra plataforma). Use informações da sistematização do conceito e do encerramento em seu feedback. Proponha a realização também das atividades complementares e do Raio X para ampliar e consolidar as aprendizagens. Não esqueça de retomar as discussões também dessa atividade.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use no feedback
Encerramento
Use no feedback
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
Pode-se discutir um dos problemas propostos (Raio X, Atividade principal ou atividades complementares) para verificar como os adultos resolveriam ou se eles conseguem pensar numa estratégia de solução ou estimar resultados.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_13ALG03
(EF08MA09) Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax2 = b.
AULA 01
AULA 02
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes