11373
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Aplicando frações como operador em diferentes contextos

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Multiplicação de uma fração por um número natural; Fração como operador

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_06NUM04

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - régua
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Formulário do Google
     - vídeo: “Multiplicação de frações e números naturais”, disponível no Khan Academy https://youtu.be/Oei0dcQRHUY , acesso em 17 de jun 2020.

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Aquecimento
Professor use o Google Formulário para que os alunos respondam a atividade inicial digitando a resposta. Caso os alunos não tenham recursos digitais, o professor pode solicitar a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações. Ou ainda você pode sugerir que os alunos em um movimento de sala de aula invertida assistam o vídeo “Multiplicação de frações e números naturais”, disponível no Khan Academy para uma retomada.

Atividade principal

Professor, para a realização das atividades principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de whatsapp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar e juntos discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções

Professsor caso esteja em uma aula síncrona, realize a discussão das soluções por meio de um debate de ideias, procurando apresentar mais de uma possibilidade de soluções. Nesse momento questione aos alunos O que essas situações têm em comum e quais as operações matemáticas envolvidas na solução dessa atividade. Depois de fazer essas intervenções e ouvir dos alunos, seja por whatsApp, Google Sala de Aula ou pelo Meet por exemplo, sistematize a aula junto aos alunos.

Sistematização

Professor, as atividades têm como intuito mostrar que a utilização da fração como operador está presente em diversos contextos e a sua realização é a mesma independente da situação descrita. Se necessário, apresente mais algumas discussões para a turma.

Raio X

Proponha a resolução da atividade, enviando-a via whatsapp, google Sala de aula ou por meio de um formulário. Peça que compartilhe com o professor a resolução. Analise as resoluções e elabore devolutivas individuais para os alunos.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_06NUM04

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.

(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas