11370
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Usando álgebra e propriedades de potência para resolver expressões.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_02NUM04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO

Aquecimento
Sugerimos uma proposta com o aquecimento baseada numa aula invertida. Use a questão e a resposta apresentada (pode ser a versão para impressão) para encaminhar aos alunos e solicitar que eles analisem e interpretem como foi resolvida a situação. Você pode solicitar que eles combinem em dupla (via WhatsApp) o percurso utilizado para resolver a situação e gravem um pequeno vídeo explicando como eles entenderam.
Incógnitas no expoente geram muitas dúvidas, então a sugestão é discutir um problema por vez, aprofundando o uso das propriedades.

Atividade principal
A atividade principal pode ser utilizada como apoio ao aquecimento para uma discussão posterior.

A seguir alguns vídeos gratuitos da Khan Academy que trata de expressões com expoentes. Você pode indicar o uso dos vídeos para os alunos que têm acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-basics/alg-basics-expressions-with-exponents#core-alg-negative-exponents 
Você também pode usar:
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-negative-exponents/v/negative-exponents 

Discussão das soluções
Os vídeos dos alunos são o ponto de partida para as discussões. Você pode analisar e disponibilizar à turma os vídeos que apresentem as melhores orientações para o entendimento do assunto pelos dos demais colegas.
Outra dica é você mesmo fazer um vídeo e encaminhar via WhatsApp com dicas e correções de equívocos apresentados pelos alunos. Há muitos desafios para serem administrado.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxxx

Encerramento
xxxx

Raio X
O Raio X pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, assim como as atividades complementares.

Convite às famílias
xxxxx

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_02NUM04

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas