Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_02NUM04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO
Aquecimento
Sugerimos uma proposta com o aquecimento baseada numa aula invertida. Use a questão e a resposta apresentada (pode ser a versão para impressão) para encaminhar aos alunos e solicitar que eles analisem e interpretem como foi resolvida a situação. Você pode solicitar que eles combinem em dupla (via WhatsApp) o percurso utilizado para resolver a situação e gravem um pequeno vídeo explicando como eles entenderam.
Incógnitas no expoente geram muitas dúvidas, então a sugestão é discutir um problema por vez, aprofundando o uso das propriedades.
Atividade principal
A atividade principal pode ser utilizada como apoio ao aquecimento para uma discussão posterior.
A seguir alguns vídeos gratuitos da Khan Academy que trata de expressões com expoentes. Você pode indicar o uso dos vídeos para os alunos que têm acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/algebra-basics/alg-basics-expressions-with-exponents#core-alg-negative-exponents
Você também pode usar:
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-negative-exponents/v/negative-exponents
Discussão das soluções
Os vídeos dos alunos são o ponto de partida para as discussões. Você pode analisar e disponibilizar à turma os vídeos que apresentem as melhores orientações para o entendimento do assunto pelos dos demais colegas.
Outra dica é você mesmo fazer um vídeo e encaminhar via WhatsApp com dicas e correções de equívocos apresentados pelos alunos. Há muitos desafios para serem administrado.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxx
Raio X
O Raio X pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, assim como as atividades complementares.
Convite às famílias
xxxxx
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_02NUM04
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes