Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Potência de Fração
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo e ampliando as operações com racionais.
Descrição
Autor: Kurth Correa Waldhelm
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.
Objetivos específicos
Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.
Conceito-chave
Potenciação de números fracionários
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado para a potência de base na forma de fração, através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para calcular a potência de frações.
Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem aos alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.
Discuta com a turma: A multiplicação de fração, e relembre o conceito da potenciação, a fim de as utilizar futuramente para fazer estimativas, ajudando assim a construir um significado para potência de fração.
Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.
Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam desde aplicações financeiras, até crescimentos de microorganismos.
Materiais complementares para impressão
Atividade principal (slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.
Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.
Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.
Atividade principal (slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.
Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.
Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.
Atividade principal (slides 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.
Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.
Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.
Discussão de soluções (Slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Sistematização do conceito aula
Tempo sugerido: 3min
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a potência de fração, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.
Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.
Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.
Encerramento
Tempo sugerido: 2min
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.
Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.
Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição de conhecimento do aluno sobre o tema em questão.
Questione qual método que eles preferem para resolver a potência de uma fração e o porquê.
Quais as dificuldades encontradas?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.
Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potenciação de frações.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_06NUM04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, uma folha de papel sulfite em branco e sem linhas, grupo de WhatsApp
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Sistematização.
Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a atividade principal deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o slide da atividade principal que contém a tabela de dobraduras e peça aos alunos para reproduzirem-na em seus cadernos. Em seguida, oriente-os a pegar a folha de papel para realizar as dobraduras e inicie a atividade orientando passo a passo o processo. Caso sua aula não seja síncrona, você pode gravar um vídeo explicando o processo das dobraduras.
Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos as soluções disponíveis no plano. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona, verbalize e discuta cada uma das situações. Explore os questionamentos propostos no item “Discuta com a turma”, que também podem ser verbalizados ou enviados em formato de texto. Aproveite esse momento para organizar as ideias com foco na etapa seguinte de sistematização.
Sistematização
Professor(a), você pode partir dos encaminhamentos feitos na discussão das soluções e organizar a sistematização dessa aula. Explore bem o item orientação dessa etapa e se for preciso, compartilhe esse slide com os alunos.
Autor: Kurth Correa Waldhelm
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.
Objetivos específicos
Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.
Conceito-chave
Potenciação de números fracionários
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.