11367
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Potência de Fração

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.



Conceito-chave

Potenciação de números fracionários



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado para a potência de base na forma de fração, através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para calcular a potência de frações.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem aos alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.

Discuta com a turma: A multiplicação de fração, e relembre o conceito da potenciação, a fim de as utilizar futuramente para fazer estimativas, ajudando assim a construir um significado para potência de fração.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam desde aplicações financeiras, até crescimentos de microorganismos.

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal (slides 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.

Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slides 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.

Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.

Atividade principal (slides 4, 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.

Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.

Discussão de soluções (Slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Sistematização do conceito aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a potência de fração, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição de conhecimento do aluno sobre o tema em questão.

Questione qual método que eles preferem para resolver a potência de uma fração e o porquê.

Quais as dificuldades encontradas?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potenciação de frações.

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade principal

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado para a potência de base na forma de fração, através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para calcular a potência de frações.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem aos alunos.


Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.



Conceito-chave

Potenciação de números fracionários



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.

Discuta com a turma: A multiplicação de fração, e relembre o conceito da potenciação, a fim de as utilizar futuramente para fazer estimativas, ajudando assim a construir um significado para potência de fração.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam desde aplicações financeiras, até crescimentos de microorganismos.

Materiais complementares para impressão

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.

Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.

Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientação: Imprima a atividade para os alunos previamente. Se não for possível, peça que construam uma tabela igual a do slide 5 antes de começar a fazer as dobraduras propostas no slide 4. Quando todos estiverem com suas tabelas, projete o slide 4 ou passe as instruções aos alunos, pedindo que preencham a tabela a cada etapa. Ao dobrar a figura, lembre-os de fazer uma dobra sobre a outra (não adianta apenas dobrar, abrir o papel e dobrar de novo). Atente-os também para sempre pintar uma das partes que ainda estava em branco. Se achar pertinente, divida a classe em grupos para que se auxiliem, e deixem que eles façam as atividades sozinhos. Caminhe pela sala, faça perguntas para verificar se todos entenderam os passos e, caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo.

Após fazer as dobraduras colorindo as partes solicitadas, projete as questões do slide 6 ou entregue-as impressas, pedindo que reflitam sobre a atividade. Essa reflexão deve ser feita primeiro individualmente para só depois ser compartilhada.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno compreenda a potência de fração, construa o seu significado utilizando o conhecimento prévio a respeito do produto de frações e do cálculo de potência de base natural.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, se possível, faça perguntas a turma a respeito da potenciação e se eles conseguem enxergar alguma ligação entre as respostas dadas e a potenciação. É possível que os alunos tenham certas dificuldade em fazer as dobraduras, questione essa dificuldade a fim de que todos os alunos consigam realizar a atividade desenvolvendo assim aprendizagem nesta parte do conteúdo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a potência de fração, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição de conhecimento do aluno sobre o tema em questão.

Questione qual método que eles preferem para resolver a potência de uma fração e o porquê.

Quais as dificuldades encontradas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potenciação de frações.

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade principal

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano