9600
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Figuras planas em imagens

POR: Cibele Cristina Escudero 16/07/2018
Código: MAT2_15GEO04

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre descrever as figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura correta.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

Reconhecer as figuras planas  como: quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

Objetivos específicos

Descrever as figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura correta.

Conceito-chave

Nomenclatura das figuras planas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas (cartas);
  • Atividades impressas em folha para Raio-X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer algum objeto que lembre figura plana. Verifique quais objetos eles conseguiram exemplificar. Anote as respostas deles no quadro e explore algumas com eles.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, quais são alguns exemplos de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Tem mais algum objeto que posso considerar como figura plana?
  • Sobre a mesa tem algum objeto? Qual o formato?
  • Cite algum objeto da sua casa que possui o formato de figura plana.
  • Qual brinquedo você possui com formato de figura plana?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Contextualize com os alunos que hoje irão realizar uma atividade diferente. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Disponibilize as cartas e a folha de registro para os participantes. Para cada dupla, você deverá disponibilizar as 6 cartas viradas com as figuras para baixo e os alunos irão escolher 2 cartas, assim cada aluno terá chance de fazer pelo menos uma descrição e desenho. A professora deverá dar a seguinte orientação:

  • Cada dupla irá pegar as seis cartas disponibilizadas pelas professora.
  • Embaralhar e sem olhar, um dos alunos da dupla deverá retirar uma carta, sem que o colega veja, e irá descrever registrando em uma folha as figuras planas e suas respectivas posições, que aparecem nas imagens, utilizando a nomenclatura adequada. Caso o aluno ainda não esteja alfabético, ele poderá realizar a descrição oralmente. O outro irá ler a descrição e terá que desenhar de acordo com o descrito. Depois trocam as posições. As crianças poderão utilizar linguagens sobre as posições como: embaixo, em cima, ao lado, deitado entre outras.
  • Enquanto eles descrevem, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando o registro e socializar no quadro.

Após cada um da dupla descrever e desenhar para o colega a professora deverá selecionar algumas duplas para socializar no quadro, discutindo as diferenças entre elas.

OBS: A professora poderá posteriormente ir acrescentando as imagens mais complexas.

A atividade poderá ser utilizada mais de uma vez e pode-se elaborar mais desenhos ampliando o tipo e o número de figuras planas envolvidas.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam descrever as figuras planas que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura adequada.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam como funciona a atividade? Qual é o papel de cada aluno na dupla? Explique .
  • Como posso descrever uma imagem com figuras planas? Dê um exemplo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam descrever a posição das figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem em uma imagem, utilizando a nomenclatura adequada.

Enquanto eles descrevem, a professora deverá circular pela classe, a fim de observar como os alunos estão realizando o registro. Em seguida, deverá socializar no quadro, as semelhanças e diferenças entre os desenhos referentes a mesma carta e se usam a nomenclatura como: retângulo, quadrado, triângulo e círculo.

Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes soluções encontradas na descrição e desenho utilizados na atividade.

Discuta com a classe:

  • O que vocês perceberam nos dois registros já que a carta era a mesma? Como foi elaborada a descrição de cada um?
  • Que figura essa imagem está representando? Olha como foi desenhado? E qual descrição foi dada para ela?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade deixando claro que precisamos saber a nomenclatura e características das figuras planas como: o quadrado, retângulo, triângulo e círculo, a fim de melhor descrevermos para o colega e assim ele possa realizar o desenho.

Propósito: Fazer com que os alunos depois de realizarem a atividade possam descrever a posição das figuras planas que aparecem em uma imagem, utilizando a nomenclatura adequada.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês perceberam durante a análise das descrições e dos desenhos?
  • Por que algumas duplas mesmo estando com a mesma carta desenharam diferente? Alguém consegue explicar?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Contextualize aos alunos que na aula de hoje, eles participaram de uma atividade na qual por meio da descrição, registrada pelo colega, de figuras planas como: triângulo, quadrado, retângulo e círculo eles tinham que desenhar a figura completa. Realizaram a atividade em duplas, e que agora irão realizar a atividade individualmente.

Oriente que irá dar a descrição utilizando a nomenclatura adequada e eles deverão desenhar a figura.

Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo identificar as figuras descritas para realizar o desenho e quais delas eles possuem maior dificuldade. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo, ou seja, se conseguem a partir da descrição citada com a nomenclatura adequada, conseguir realizar o desenho corretamente. Separe um momento para discutir sobre os desenhos realizados. Caso apareça diferenças entre os colegas, compare com os demais alunos da classe.

Propósito: Verificar se os alunos, com a descrição de figuras planas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo em diferentes posições com a utilização da nomenclatura adequada conseguem montar o desenho.

Discuta com os alunos:

  • Quais figuras planas vocês utilizaram nesse desenho?
  • Qual ficou no meio?
  • Qual a diferença entre o quadrado e o retângulo?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

Reconhecer as figuras planas  como: quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

Objetivos específicos

Descrever as figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura correta.

Conceito-chave

Nomenclatura das figuras planas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas (cartas);
  • Atividades impressas em folha para Raio-X e atividades complementares.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes