11364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Pesquisa: organização dos dados em tabelas de dupla entrada

Plano de aula de Matemática com atividades para o 2º ano do Fundamental sobre participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em tabelas de dupla entrada.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em tabelas de dupla entrada.

Conceito-chave

Tabelas de dupla-entrada

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas,
  • caderno,
  • lápis,
  • borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
  • Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno: atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Deixe que as crianças falem sobre seu conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Redirecione a discussão para a função da tabela. Leia também Guia de Intervenções.

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre este documento: “ Estatuto da Criança e do Adolescente”?
  • A tabela ajuda a observar as informações sobre o assunto?
  • O que você pode concluir observando a tabela?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam. Verifique o Estatuto do Idoso.

Aponte para os alunos que a atividade será dividida em duas partes, uma delas será a análise de uma situação problema e a outra será a realização de uma pesquisa entre os colegas da turmas, em duplas.

Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre o “Estatuto do Idoso”?
  • Se já, sabem por que ele foi criado e para que serve?
  • Sugira uma pergunta para coletar os dados da turma com este assunto.
  • Pergunte aos seus pais, avôs e avós se eles conhecem este documento.

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura ao professor:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf> Acesso em 09 dez. 2017.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei Federal 10.741, de 1 de outubro de 2003. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm> Acesso em 09 dez. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica> Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e verifique se todos a compreenderam. Peça para que as duplas pensem no porquê Samuel ter se apoiado na tabela vista pela colega e se há outras possibilidades de registrar as respostas, além da sugerida por Murilo.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Por que Samuel utilizou a tabela do livro de Matemática?
  • Há outras maneiras de coletar dados além de perguntar às pessoas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Professor, peça para que a turma apresente outras sugestões para registro da coleta de dados .

Retome em Discussão das Soluções.

Propósito: Registrar dados de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Esta é a única maneira de organizar os dados em forma de lista?
  • Que outras maneiras você organizaria?
  • Você achou interessante esta sugestão? Por quê?
  • Que outros desenhos poderiam ser utilizados para representar meninos e meninas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Professor, peça para que as crianças preencham os dados da tabela. Deixe visível a coleta de dados do slide anterior. Você também pode efetuar o registro considerando a pesquisa feita em sua sala, com seus alunos.

Propósito: Organizar dados em tabela

Discuta com a turma:

  • Informe uma conclusão que você pode tirar ao observar a tabela com os dados de sua turma
  • Qual a diferença na organização por listas e por tabelas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Professor, retome o que as crianças registraram em seus cadernos a respeito de seu conhecimento sobre o “Estatuto da Criança e do Adolescente”, peça para que as duplas definam a questão norteadora da pesquisa, coleta e organização dos dados em tabelas de dupla entrada. Consulte também o documento das resoluções de atividades da aula.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Que situações podem servir como pergunta para nossa pesquisa?
  • Como vamos coletar os dados?
  • Como vamos organizar estes dados?
  • Há apenas uma maneira de fazermos listas?
  • Como organizaremos os dados em tabelas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de tabelas de dupla para organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu organizar os dados na tabela? Achou que ficou fácil localizar informações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 e 11).

Orientação: Professor, distribua este Raio X impresso.

Leia o enunciado e escreva na lousa atividades de lazer citadas pela turma.

Atenção professor, é importante que as crianças percebam que é necessário realizar uma subtração entre a quantidade de livros totais referentes ao gênero e a quantidade destinada aos alunos não alfabéticos.

Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.

Circule pela sala, observando como cada criança realiza os procedimentos de organização dos dados e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Organizar dados em tabelas de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Quantos livros tem na sala da professora?
  • Será que teria outra forma de organização?

Materiais complementares

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 e 11).

Orientação: Professor, distribua este Raio X impresso.

Leia o enunciado e escreva na lousa atividades de lazer citadas pela turma.

Atenção professor, é importante que as crianças percebam que é necessário realizar uma subtração entre a quantidade de livros totais referentes ao gênero e a quantidade destinada aos alunos não alfabéticos.

Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.

Circule pela sala, observando como cada criança realiza os procedimentos de organização dos dados e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Organizar dados em tabelas de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Quantos livros tem na sala da professora?
  • Será que teria outra forma de organização?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos relembrar o que é uma pesquisa?
  • Como iniciamos uma e o que precisamos fazer para encontrar as respostas que procuramos?
  • Como podemos organizar os dados de nossa pesquisa?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Kelly Cristina Moreira

    Mentor: Edicléia Xavier da Costa

    Especialista de área: Rita Batista

    Habilidade da BNCC

    EF02MA23 - Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.

    Objetivos específicos

    Participar de pesquisa de coleta de dados, identificando um problema, organizando os dados coletados em tabelas de dupla entrada.

    Conceito-chave

    Tabelas de dupla-entrada

    Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

    Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

    Recursos necessários

    • Atividades impressas,
    • caderno,
    • lápis,
    • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno: atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Deixe que as crianças falem sobre seu conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Redirecione a discussão para a função da tabela. Leia também Guia de Intervenções.

Propósito: Identificar um problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre este documento: “ Estatuto da Criança e do Adolescente”?
  • A tabela ajuda a observar as informações sobre o assunto?
  • O que você pode concluir observando a tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Leia a situação para a turma e verifique se todos compreenderam. Verifique o Estatuto do Idoso.

Aponte para os alunos que a atividade será dividida em duas partes, uma delas será a análise de uma situação problema e a outra será a realização de uma pesquisa entre os colegas da turmas, em duplas.

Propósito: Refletir sobre pergunta de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Vocês já ouviram falar sobre o “Estatuto do Idoso”?
  • Se já, sabem por que ele foi criado e para que serve?
  • Sugira uma pergunta para coletar os dados da turma com este assunto.
  • Pergunte aos seus pais, avôs e avós se eles conhecem este documento.

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura ao professor:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf> Acesso em 09 dez. 2017.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei Federal 10.741, de 1 de outubro de 2003. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm> Acesso em 09 dez. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica> Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e verifique se todos a compreenderam. Peça para que as duplas pensem no porquê Samuel ter se apoiado na tabela vista pela colega e se há outras possibilidades de registrar as respostas, além da sugerida por Murilo.

Propósito: Participar de pesquisa de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • Por que Samuel utilizou a tabela do livro de Matemática?
  • Há outras maneiras de coletar dados além de perguntar às pessoas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Professor, peça para que a turma apresente outras sugestões para registro da coleta de dados .

Retome em Discussão das Soluções.

Propósito: Registrar dados de pesquisa

Discuta com a turma:

  • Esta é a única maneira de organizar os dados em forma de lista?
  • Que outras maneiras você organizaria?
  • Você achou interessante esta sugestão? Por quê?
  • Que outros desenhos poderiam ser utilizados para representar meninos e meninas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Professor, peça para que as crianças preencham os dados da tabela. Deixe visível a coleta de dados do slide anterior. Você também pode efetuar o registro considerando a pesquisa feita em sua sala, com seus alunos.

Propósito: Organizar dados em tabela

Discuta com a turma:

  • Informe uma conclusão que você pode tirar ao observar a tabela com os dados de sua turma
  • Qual a diferença na organização por listas e por tabelas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Professor, retome o que as crianças registraram em seus cadernos a respeito de seu conhecimento sobre o “Estatuto da Criança e do Adolescente”, peça para que as duplas definam a questão norteadora da pesquisa, coleta e organização dos dados em tabelas de dupla entrada. Consulte também o documento das resoluções de atividades da aula.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Que situações podem servir como pergunta para nossa pesquisa?
  • Como vamos coletar os dados?
  • Como vamos organizar estes dados?
  • Há apenas uma maneira de fazermos listas?
  • Como organizaremos os dados em tabelas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a utilização de tabelas de dupla para organização de dados.

Discuta com a turma:

  • Você conseguiu organizar os dados na tabela? Achou que ficou fácil localizar informações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 e 11).

Orientação: Professor, distribua este Raio X impresso.

Leia o enunciado e escreva na lousa atividades de lazer citadas pela turma.

Atenção professor, é importante que as crianças percebam que é necessário realizar uma subtração entre a quantidade de livros totais referentes ao gênero e a quantidade destinada aos alunos não alfabéticos.

Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.

Circule pela sala, observando como cada criança realiza os procedimentos de organização dos dados e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Organizar dados em tabelas de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Quantos livros tem na sala da professora?
  • Será que teria outra forma de organização?

Materiais complementares

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 10 e 11).

Orientação: Professor, distribua este Raio X impresso.

Leia o enunciado e escreva na lousa atividades de lazer citadas pela turma.

Atenção professor, é importante que as crianças percebam que é necessário realizar uma subtração entre a quantidade de livros totais referentes ao gênero e a quantidade destinada aos alunos não alfabéticos.

Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.

Circule pela sala, observando como cada criança realiza os procedimentos de organização dos dados e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Organizar dados em tabelas de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Quantos livros tem na sala da professora?
  • Será que teria outra forma de organização?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano