Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
- O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
- Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam lucro ou prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?
- O que indica uma situação de lucro?
- O que indica uma situação de prejuízo?
Materiais complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação:
- O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
- Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.
Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando o cálculo dos percentuais de lucro e de prejuízo.
Discuta com a turma:
- No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
- Por que alguns modelos de veículos não apresentam os mesmos percentuais de lucro?
- Na prática, será que alguns veículos podem apresentar prejuízo para a loja? Justifique.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 9 e 10)
Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações que resumem a aula, exemplificando com problemas se for necessário. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que foi desenvolvido na aula.
Propósito: Fixar os procedimentos de cálculo dos percentuais de lucro e prejuízo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu novo na aula de hoje?
- Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 9 e 10)
Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações que resumem a aula, exemplificando com problemas se for necessário. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que foi desenvolvido na aula.
Propósito: Fixar os procedimentos de cálculo dos percentuais de lucro e prejuízo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu novo na aula de hoje?
- Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.
Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo o cálculo de percentuais de lucro e de prejuízo.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar