11362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Calculando taxas percentuais de lucro ou prejuízo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre Calcular taxas percentuais de lucro ou prejuízo.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

À definir



Objetivos específicos

Calcular taxas percentuais de lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Taxa percentual de lucro, taxa percentual de prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.
  • Panfletos ou folhetos com preços de carros comercializados na sua região.

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
  • Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam lucro ou prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que indica uma situação de lucro?
  • O que indica uma situação de prejuízo?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação:

  • O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
  • Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.

Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando o cálculo dos percentuais de lucro e de prejuízo.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
  • Por que alguns modelos de veículos não apresentam os mesmos percentuais de lucro?
  • Na prática, será que alguns veículos podem apresentar prejuízo para a loja? Justifique.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações que resumem a aula, exemplificando com problemas se for necessário. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que foi desenvolvido na aula.

Propósito: Fixar os procedimentos de cálculo dos percentuais de lucro e prejuízo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações que resumem a aula, exemplificando com problemas se for necessário. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que foi desenvolvido na aula.

Propósito: Fixar os procedimentos de cálculo dos percentuais de lucro e prejuízo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo o cálculo de percentuais de lucro e de prejuízo.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
  • Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

À definir



Objetivos específicos

Calcular taxas percentuais de lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Taxa percentual de lucro, taxa percentual de prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.
  • Panfletos ou folhetos com preços de carros comercializados na sua região.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Relembre com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam lucro ou prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar métodos de cálculo de lucro e prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro ou prejuízo, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que indica uma situação de lucro?
  • O que indica uma situação de prejuízo?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação:

  • O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
  • Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.

Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando o cálculo dos percentuais de lucro e de prejuízo.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
  • Por que alguns modelos de veículos não apresentam os mesmos percentuais de lucro?
  • Na prática, será que alguns veículos podem apresentar prejuízo para a loja? Justifique.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

Slide Plano Aula

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações que resumem a aula, exemplificando com problemas se for necessário. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que foi desenvolvido na aula.

Propósito: Fixar os procedimentos de cálculo dos percentuais de lucro e prejuízo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 9 e 10)

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações que resumem a aula, exemplificando com problemas se for necessário. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que foi desenvolvido na aula.

Propósito: Fixar os procedimentos de cálculo dos percentuais de lucro e prejuízo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo o cálculo de percentuais de lucro e de prejuízo.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano