Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Malta de Sousa
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF08MA05- Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
Objetivos específicos
Relacionar diversas representações de números racionais: figuras, frações e representação decimal.
Conhecimentos prévios
Resolver equação de primeiro grau, transformar números decimais em fração, transformar fração em número decimal e simplificar frações.
Conceito-chave
Números decimais, fração geratriz, dizima periódica simples e composta.
Recursos necessários
Código: MAT8_05NUM09
(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes