11359
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Potenciação e radiciação: potências com expoente fracionário

Plano de aula para que os alunos representem a potenciação com expoentes fracionários sob a forma de radiciação

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Representar a potenciação com expoentes fracionários sob a forma de radiciação.

Conhecimentos prévios

Potenciação, radiciação.

Conceitos-chave

Radiciação, potenciação, expoente fracionário.

Recursos necessários

  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar como rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 4)

Orientação: Relembrar a relação e transformação de potências com expoente fracionário em radiciações, e vice-versa.

Propósito: Fazer com que os alunos possam revisar como associar a forma de potenciação com a forma de radiciação, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Toda potência de expoente fracionário pode ser transformada em radiciação?
  • Toda radiciação pode ser transformada em potências de expoente fracionário?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 4)

Orientação: Relembrar a relação entre potenciações e radiciações através da transformação de potências de expoente fracionário em radiciações, e das radiciações em potências de expoente fracionário.

Propósito: fazer com que os alunos possam associar a forma de potenciação com a forma de radiciação, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Toda potência de expoente fracionário pode ser transformada em radiciação?
  • Toda radiciação pode ser transformada em potências de expoente fracionário?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Dominó das potenciações e radiciações. O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação. Separe a sala em grupos de 2 a 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento da relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Após jogarem, peça aos alunos para responder as perguntas sobre o jogo.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • Como saber que peças jogar dependendo das que estão nas extremidades?
  • Como eu sei que o adversário jogou uma peça irregular?
  • Como posso ter uma vantagem no jogo?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Jogo Dominó das potenciações e radiciações

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Dominó das potenciações e radiciações. O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação. Separe a sala em grupos de 2 a 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento da relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Após jogarem, peça aos alunos para responder as perguntas sobre o jogo.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • Como saber que peças jogar dependendo das que estão nas extremidades?
  • Como eu sei que o adversário jogou uma peça irregular?
  • Como posso ter uma vantagem no jogo?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Discuta com os estudantes sobre a relação entre potências de expoentes fracionários e a radiciação no jogo, de modo que eles reconheçam quando uma jogada é ou não possível. Estimule-os a fazer possíveis colocações em relação a ter vantagens para vencer o adversário neste jogo, assim como a apresentar novas regras pelos estudantes.

Propósito: Discutir com os alunos a relação entre potências de expoente fracionário e radiciação, as possíveis estratégias para este jogo e a inclusão de novas regras.

Discuta com a turma:

  • Como reconhecer que uma peça pode ser relacionada a outra, sendo uma na forma de potência e outra na forma de radiciação?
  • Como saber que uma jogada está sendo irregular?
  • Qual a melhor estratégia para vencer?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Discuta com os estudantes sobre a relação entre potências de expoentes fracionários e a radiciação no jogo, de modo que eles reconheçam quando uma jogada é ou não possível. Estimule-os a fazer possíveis colocações em relação a ter vantagens para vencer o adversário neste jogo, assim como a apresentar novas regras pelos estudantes.

Propósito: Discutir com os alunos a relação entre potências de expoente fracionário e radiciação, as possíveis estratégias para este jogo e a inclusão de novas regras.

Discuta com a turma:

  • Como reconhecer que uma peça pode ser relacionada a outra, sendo uma na forma de potência e outra na forma de radiciação?
  • Como saber que uma jogada está sendo irregular?
  • Qual a melhor estratégia para vencer?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Resuma com os alunos as estratégias de transformação de potências com expoente fracionário em radiciações, e vice-versa.

Propósito: Finalizar a aula conversando sobre a transformação de potenciações em radiciações, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escreva no quadro, imprima ou projete a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução das questões.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre a transformação de potenciações em radiciações, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Toda potência de expoente fracionário pode ser representada por uma radiciação?
  • De que forma posso transformar potências de expoente fracionário em radiciações? E radiciações em potenciações?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Jogo Dominó das potenciações e radiciações

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.



Objetivos específicos

Representar a potenciação com expoentes fracionários sob a forma de radiciação.

Conhecimentos prévios

Potenciação, radiciação.

Conceitos-chave

Radiciação, potenciação, expoente fracionário.

Recursos necessários

  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar como rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 4)

Orientação: Relembrar a relação e transformação de potências com expoente fracionário em radiciações, e vice-versa.

Propósito: Fazer com que os alunos possam revisar como associar a forma de potenciação com a forma de radiciação, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Toda potência de expoente fracionário pode ser transformada em radiciação?
  • Toda radiciação pode ser transformada em potências de expoente fracionário?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 4)

Orientação: Relembrar a relação entre potenciações e radiciações através da transformação de potências de expoente fracionário em radiciações, e das radiciações em potências de expoente fracionário.

Propósito: fazer com que os alunos possam associar a forma de potenciação com a forma de radiciação, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Toda potência de expoente fracionário pode ser transformada em radiciação?
  • Toda radiciação pode ser transformada em potências de expoente fracionário?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Dominó das potenciações e radiciações. O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação. Separe a sala em grupos de 2 a 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento da relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Após jogarem, peça aos alunos para responder as perguntas sobre o jogo.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • Como saber que peças jogar dependendo das que estão nas extremidades?
  • Como eu sei que o adversário jogou uma peça irregular?
  • Como posso ter uma vantagem no jogo?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Jogo Dominó das potenciações e radiciações

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)

Orientação: Dominó das potenciações e radiciações. O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação. Separe a sala em grupos de 2 a 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento da relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Após jogarem, peça aos alunos para responder as perguntas sobre o jogo.

Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.

Discuta com a turma:

  • Como saber que peças jogar dependendo das que estão nas extremidades?
  • Como eu sei que o adversário jogou uma peça irregular?
  • Como posso ter uma vantagem no jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Discuta com os estudantes sobre a relação entre potências de expoentes fracionários e a radiciação no jogo, de modo que eles reconheçam quando uma jogada é ou não possível. Estimule-os a fazer possíveis colocações em relação a ter vantagens para vencer o adversário neste jogo, assim como a apresentar novas regras pelos estudantes.

Propósito: Discutir com os alunos a relação entre potências de expoente fracionário e radiciação, as possíveis estratégias para este jogo e a inclusão de novas regras.

Discuta com a turma:

  • Como reconhecer que uma peça pode ser relacionada a outra, sendo uma na forma de potência e outra na forma de radiciação?
  • Como saber que uma jogada está sendo irregular?
  • Qual a melhor estratégia para vencer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)

Orientação: Discuta com os estudantes sobre a relação entre potências de expoentes fracionários e a radiciação no jogo, de modo que eles reconheçam quando uma jogada é ou não possível. Estimule-os a fazer possíveis colocações em relação a ter vantagens para vencer o adversário neste jogo, assim como a apresentar novas regras pelos estudantes.

Propósito: Discutir com os alunos a relação entre potências de expoente fracionário e radiciação, as possíveis estratégias para este jogo e a inclusão de novas regras.

Discuta com a turma:

  • Como reconhecer que uma peça pode ser relacionada a outra, sendo uma na forma de potência e outra na forma de radiciação?
  • Como saber que uma jogada está sendo irregular?
  • Qual a melhor estratégia para vencer?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Resuma com os alunos as estratégias de transformação de potências com expoente fracionário em radiciações, e vice-versa.

Propósito: Finalizar a aula conversando sobre a transformação de potenciações em radiciações, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escreva no quadro, imprima ou projete a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução das questões.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre a transformação de potenciações em radiciações, e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Toda potência de expoente fracionário pode ser representada por uma radiciação?
  • De que forma posso transformar potências de expoente fracionário em radiciações? E radiciações em potenciações?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Jogo Dominó das potenciações e radiciações

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano