11353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Conceito-chave

Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.

Recursos necessários

  • Régua, lápis de cor, borracha, lápis;
  • Papel quadriculado (opcional).

Sugestões de leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares em retas paralelas cortadas por uma transversal;
  • Ângulos congruentes em retas paralelas cortadas por uma transversal;
  • Ângulos correspondentes e opostos pelo vértice.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou simplesmente falar para os alunos qual o objetivo desta aula.

Propósito: Deixar os alunos em prontidão para a aula.

Quadriláteros select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Essa atividade e as demais desta aula, podem ser feitas em dupla. Distribua uma folha de papel quadriculado para cada grupo. Pergunte aos alunos se algum deles sabe o que é um quadrilátero. Fale brevemente sobre a origem da palavra. Peça agora que construam dois quadriláteros na folha quadriculada. Peça que observem as semelhanças e diferenças nos dois quadriláteros.

Propósito: Rever o conceito de quadrilátero e compreender o que é um quadrilátero com um par de lados opostos paralelos.

Discuta com a turma:

  • O que esses dois quadriláteros que você desenhou têm em comum?
  • O que esses dois quadriláteros têm de diferente?
  • O que eu preciso garantir para desenhar um quadrilátero com um par de lados opostos paralelos?

Quadriláteros, paralelas e ângulos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para slides 4 e 5).

Orientação: Os alunos vão seguir as orientações e desenhar um quadrilátero a partir de duas paralelas e duas transversais. Feito isso eles deverão traçar todos os ângulos entre as paralelas e as transversais e destacar os ângulos internos do quadrilátero. Eles agora devem analisar os ângulos e responder à pergunta:

Propósito: Estudar a congruência entre ângulos internos e externos de um quadrilátero formado por duas paralelas e duas transversais. Estudar ângulos suplementares neste mesmo quadrilátero. Deduzir a soma dos ângulos internos do quadrilátero estudado e outros análogos..

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos suplementares?
  • Como eu sei que dois ângulos são suplementares?
  • Alguns desses ângulos são congruentes? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Quadriláteros, paralelas e ângulos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para slides 4 e 5).

Orientação: Os alunos vão seguir as orientações e desenhar um quadrilátero a partir de duas paralelas e duas transversais. Feito isso eles deverão traçar todos os ângulos entre as paralelas e as transversais e destacar os ângulos internos do quadrilátero. Eles agora devem analisar os ângulos e responder à pergunta:

Propósito: Estudar a congruência entre ângulos internos e externos de um quadrilátero formado por duas paralelas e duas transversais. Estudar ângulos suplementares neste mesmo quadrilátero. Deduzir a soma dos ângulos internos do quadrilátero estudado e outros análogos..

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos suplementares?
  • Como eu sei que dois ângulos são suplementares?
  • Alguns desses ângulos são congruentes? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que apresentem suas soluções na lousa. Procure mostrar soluções incorretas e corretas. Procure por formas diferentes de resolver o problema. Ande pelas duplas enquanto fazem a atividade e você poderá selecionar previamente as soluções, as dificuldades, os erros que achar interessantes e diferentes.

Propósito: Fazer com que o aluno conheça formas diferentes de resolver o problema. Fazer com que aluno compreenda que o erro pode ser uma importante fonte de conhecimento. Peça que tentem deduzir como se chegou a este ou aquele erro.

Discuta com a turma:

  • Eu preciso conhecer todos os valores dos ângulos internos para estudar esse quadrilátero?
  • Como sei que dois ângulos são suplementares sem saber o valor deles?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Passe o slide, leia ou escreva na lousa essas duas frases de encerramento. Fale brevemente sobre o que foi estudado.

Propósito: Dar um fechamento para a aula.

Trapézio isosceles select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente.

Propósito: Avaliar a aprendizagem e descobrir as dificuldades dos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe o objetivo da aula com os alunos. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou simplesmente falar para os alunos qual o objetivo desta aula.

Propósito: Deixar os alunos em prontidão para a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Estudar ângulos suplementares em um conjunto de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Conceito-chave

Retas paralelas, reta transversal, ângulos suplementares.

Recursos necessários

  • Régua, lápis de cor, borracha, lápis;
  • Papel quadriculado (opcional).

Sugestões de leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares em retas paralelas cortadas por uma transversal;
  • Ângulos congruentes em retas paralelas cortadas por uma transversal;
  • Ângulos correspondentes e opostos pelo vértice.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Essa atividade e as demais desta aula, podem ser feitas em dupla. Distribua uma folha de papel quadriculado para cada grupo. Pergunte aos alunos se algum deles sabe o que é um quadrilátero. Fale brevemente sobre a origem da palavra. Peça agora que construam dois quadriláteros na folha quadriculada. Peça que observem as semelhanças e diferenças nos dois quadriláteros.

Propósito: Rever o conceito de quadrilátero e compreender o que é um quadrilátero com um par de lados opostos paralelos.

Discuta com a turma:

  • O que esses dois quadriláteros que você desenhou têm em comum?
  • O que esses dois quadriláteros têm de diferente?
  • O que eu preciso garantir para desenhar um quadrilátero com um par de lados opostos paralelos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para slides 4 e 5).

Orientação: Os alunos vão seguir as orientações e desenhar um quadrilátero a partir de duas paralelas e duas transversais. Feito isso eles deverão traçar todos os ângulos entre as paralelas e as transversais e destacar os ângulos internos do quadrilátero. Eles agora devem analisar os ângulos e responder à pergunta:

Propósito: Estudar a congruência entre ângulos internos e externos de um quadrilátero formado por duas paralelas e duas transversais. Estudar ângulos suplementares neste mesmo quadrilátero. Deduzir a soma dos ângulos internos do quadrilátero estudado e outros análogos..

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos suplementares?
  • Como eu sei que dois ângulos são suplementares?
  • Alguns desses ângulos são congruentes? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para slides 4 e 5).

Orientação: Os alunos vão seguir as orientações e desenhar um quadrilátero a partir de duas paralelas e duas transversais. Feito isso eles deverão traçar todos os ângulos entre as paralelas e as transversais e destacar os ângulos internos do quadrilátero. Eles agora devem analisar os ângulos e responder à pergunta:

Propósito: Estudar a congruência entre ângulos internos e externos de um quadrilátero formado por duas paralelas e duas transversais. Estudar ângulos suplementares neste mesmo quadrilátero. Deduzir a soma dos ângulos internos do quadrilátero estudado e outros análogos..

Discuta com a turma:

  • O que são ângulos suplementares?
  • Como eu sei que dois ângulos são suplementares?
  • Alguns desses ângulos são congruentes? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que apresentem suas soluções na lousa. Procure mostrar soluções incorretas e corretas. Procure por formas diferentes de resolver o problema. Ande pelas duplas enquanto fazem a atividade e você poderá selecionar previamente as soluções, as dificuldades, os erros que achar interessantes e diferentes.

Propósito: Fazer com que o aluno conheça formas diferentes de resolver o problema. Fazer com que aluno compreenda que o erro pode ser uma importante fonte de conhecimento. Peça que tentem deduzir como se chegou a este ou aquele erro.

Discuta com a turma:

  • Eu preciso conhecer todos os valores dos ângulos internos para estudar esse quadrilátero?
  • Como sei que dois ângulos são suplementares sem saber o valor deles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Passe o slide, leia ou escreva na lousa essas duas frases de encerramento. Fale brevemente sobre o que foi estudado.

Propósito: Dar um fechamento para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente.

Propósito: Avaliar a aprendizagem e descobrir as dificuldades dos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano