Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Utilizar a estratégia do cálculo mental com eficiência para resolver situações-problemas de adição e subtração
Conceito-chave
Utilização do cálculo mental para efetuar operações de soma e subtração
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não
- Folhas em branco para registro das estratégias de cálculo mental
- Dados físicos (ou feitos a partir do modelo disponibilizado)
- Moedas
- Calculadoras
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo com seus alunos
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 9.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Materiais complementares para impressão:
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam, comentando sobre situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Por fim, solicite aos alunos que respondam a atividade do slide 8.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Retomada (slides de 3 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
Inicie a aula comentando sobre a importância das operações de soma e subtração na nossa vida e em que momentos elas se fazem presentes. Peça que os alunos também contribuam comentando sobre essas situações em que as utilizamos.
Explique para eles a mensagem do slide 3 e solicite que comentem as principais formas que eles fazem somas e subtrações, sejam elas palitinhos, com os dedos, algoritmos, cálculo mental entre outras. Questione o que eles pensam sobre o cálculo mental e em que pode ser útil.
Nos próximos slides (4 a 8), serão apresentadas algumas propriedades das operações de soma e subtração e do próprio sistema de numeração decimal que podem facilitar o cálculo mental. É de grande importância que os alunos relembrem e compreendam cada uma dessas propriedades, se possível, mostre diferentes exemplos e também solicite que eles digam exemplos para cada uma das propriedades.
Note que nos slides 4 , 6, 7 e 8 são utilizados parênteses nas expressões. Apesar de ser um conteúdo ainda a ser visto pelos alunos, os parênteses exercem uma função fundamental para sua compreensão nesses exemplos, pois sem eles, expressões como (51 - 1) - (23 - 1) se tornariam totalmente confusas, principalmente quando se pensa no conjunto dos inteiros (ainda não conhecido pela maioria dos alunos).
É importante que você indique aos alunos detalhadamente o que ocorre em cada passo das operações mais complexas, como no slide 7 por exemplo. Neste slide, há uma série de procedimentos que contemplam os vistos nos slides anteriores, a comutatividade e associatividade da adição, além do uso dos parênteses que, como já foi ressaltado, será explorado posteriormente.
Busque certificar-se de que os procedimentos estão sendo bem compreendidos, peça sugestões, dúvidas e outros exemplos por parte dos alunos, pois assim, eles poderão mostrar o que entenderam e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas. Se possível, mostre esses e outros exemplos no quadro, usando setas, desenhos, frases, entre outras ideias que facilitem a compreensão de o que está acontecendo em cada procedimento.
Propósito: Proporcionar aos alunos a retomada de importantes propriedades das operações de adição e subtração e do sistema de numeração decimal que são utilizadas com frequência no cálculo mental de operações com números naturais.
Atividade principal (slides 10 a 12)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula está centrado na utilização da estratégia do cálculo mental para resolver situações-problemas de adição e subtração, para isto, foi elaborado o jogo SomaSub que permitirá aos alunos utilizarem e desenvolverem estratégias para somar e subtrair números da ordem das dezenas e das centenas.
Inicie esta parte da aula convidando os alunos a jogarem e solicitando-os que formem grupos de 3 a 5 pessoas e organizem-se em círculos (se a sala de aula possuir carteiras, peça que cada grupo aproximem uma ou duas e sentem-se ao seu redor, caso não possua, os alunos podem sentar-se no chão, também em forma de círculo ou ainda juntarem suas cadeiras e colocarem um caderno sob as pernas de um integrante que servirá como tabuleiro para rolar os dados e lançar a moeda).
Peça então para que eles ponham uma moeda sobre as mesas e caso não seja possível, peguem uma borracha e marquem um dos lados, que indicará que o vencedor da partida será o que tiver maior pontuação, enquanto o lado não marcado indicará que o ganhador será aquele com menor pontuação.
Após isso, entregue para cada grupo dois dados, uma calculadora e folhas para que registrem suas estratégias de cálculo mental. Acesse nos materiais complementares modelos para confeccionar os dados com tesoura, cola e papel. É importante que todos os materiais já estejam prontos antes da aula, de modo a economizar-se tempo. Caso a instituição não possua calculadoras para uso em sala de aula, solicite aos alunos que tragam de casa ou ainda que utilizem a de seus smartphones.
Apresente então as regras do jogo e certifique-se que os alunos as compreenderam, especialmente as regras do slide 11.
Tendo em vista a característica específica de cada aluno pensar e expressar suas ideias e estratégias de maneiras distintas ou até mesmo semelhantes, será necessário e de grande importância o registro das estratégias de cálculo mental utilizadas em cada jogada do SomaSub, pois elas serão discutidas na próxima etapa da aula.
Explique para a turma também que caso existam empates após 5 rodadas de jogo, ele deverá ser continuado por mais duas rodadas, seguindo o que foi estabelecido no início da partida sobre a pontuação do vencedor.
Caso os alunos apresentem dificuldades e dúvidas durante o jogo, você pode consultar o guia de intervenções, que contém possíveis erros dos alunos e como agir diante deles de modo a conduzir o aluno à compreensão e êxito em seus cálculos mentais.
Propósito: Estimular os alunos a utilizarem de maneira lúdica suas estratégias de cálculo mental relacionadas às operações de adição e subtração de números naturais.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (slides 10 a 12)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula está centrado na utilização da estratégia do cálculo mental para resolver situações-problemas de adição e subtração, para isto, foi elaborado o jogo SomaSub que permitirá aos alunos utilizarem e desenvolverem estratégias para somar e subtrair números da ordem das dezenas e das centenas.
Inicie esta parte da aula convidando os alunos a jogarem e solicitando-os que formem grupos de 3 a 5 pessoas e organizem-se em círculos (se a sala de aula possuir carteiras, peça que cada grupo aproximem uma ou duas e sentem-se ao seu redor, caso não possua, os alunos podem sentar-se no chão, também em forma de círculo ou ainda juntarem suas cadeiras e colocarem um caderno sob as pernas de um integrante que servirá como tabuleiro para rolar os dados e lançar a moeda).
Peça então para que eles ponham uma moeda sobre as mesas e caso não seja possível, peguem uma borracha e marquem um dos lados, que indicará que o vencedor da partida será o que tiver maior pontuação, enquanto o lado não marcado indicará que o ganhador será aquele com menor pontuação.
Após isso, entregue para cada grupo dois dados, uma calculadora e folhas para que registrem suas estratégias de cálculo mental. Acesse nos materiais complementares modelos para confeccionar os dados com tesoura, cola e papel. É importante que todos os materiais já estejam prontos antes da aula, de modo a economizar-se tempo. Caso a instituição não possua calculadoras para uso em sala de aula, solicite aos alunos que tragam de casa ou ainda que utilizem a de seus smartphones.
Apresente então as regras do jogo e certifique-se que os alunos as compreenderam, especialmente as regras do slide 11.
Tendo em vista a característica específica de cada aluno pensar e expressar suas ideias e estratégias de maneiras distintas ou até mesmo semelhantes, será necessário e de grande importância o registro das estratégias de cálculo mental utilizadas em cada jogada do SomaSub, pois elas serão discutidas na próxima etapa da aula.
Explique para a turma também que caso existam empates após 5 rodadas de jogo, ele deverá ser continuado por mais duas rodadas, seguindo o que foi estabelecido no início da partida sobre a pontuação do vencedor.
Caso os alunos apresentem dificuldades e dúvidas durante o jogo, você pode consultar o guia de intervenções, que contém possíveis erros dos alunos e como agir diante deles de modo a conduzir o aluno à compreensão e êxito em seus cálculos mentais.
Propósito: Estimular os alunos a utilizarem de maneira lúdica suas estratégias de cálculo mental relacionadas às operações de adição e subtração de números naturais.
Atividade principal (slides 10 a 12)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
Professor, o objetivo desta aula está centrado na utilização da estratégia do cálculo mental para resolver situações-problemas de adição e subtração, para isto, foi elaborado o jogo SomaSub que permitirá aos alunos utilizarem e desenvolverem estratégias para somar e subtrair números da ordem das dezenas e das centenas.
Inicie esta parte da aula convidando os alunos a jogarem e solicitando-os que formem grupos de 3 a 5 pessoas e organizem-se em círculos (se a sala de aula possuir carteiras, peça que cada grupo aproximem uma ou duas e sentem-se ao seu redor, caso não possua, os alunos podem sentar-se no chão, também em forma de círculo ou ainda juntarem suas cadeiras e colocarem um caderno sob as pernas de um integrante que servirá como tabuleiro para rolar os dados e lançar a moeda).
Peça então para que eles ponham uma moeda sobre as mesas e caso não seja possível, peguem uma borracha e marquem um dos lados, que indicará que o vencedor da partida será o que tiver maior pontuação, enquanto o lado não marcado indicará que o ganhador será aquele com menor pontuação.
Após isso, entregue para cada grupo dois dados, uma calculadora e folhas para que registrem suas estratégias de cálculo mental. Acesse nos materiais complementares modelos para confeccionar os dados com tesoura, cola e papel. É importante que todos os materiais já estejam prontos antes da aula, de modo a economizar-se tempo. Caso a instituição não possua calculadoras para uso em sala de aula, solicite aos alunos que tragam de casa ou ainda que utilizem a de seus smartphones.
Apresente então as regras do jogo e certifique-se que os alunos as compreenderam, especialmente as regras do slide 11.
Tendo em vista a característica específica de cada aluno pensar e expressar suas ideias e estratégias de maneiras distintas ou até mesmo semelhantes, será necessário e de grande importância o registro das estratégias de cálculo mental utilizadas em cada jogada do SomaSub, pois elas serão discutidas na próxima etapa da aula.
Explique para a turma também que caso existam empates após 5 rodadas de jogo, ele deverá ser continuado por mais duas rodadas, seguindo o que foi estabelecido no início da partida sobre a pontuação do vencedor.
Caso os alunos apresentem dificuldades e dúvidas durante o jogo, você pode consultar o guia de intervenções, que contém possíveis erros dos alunos e como agir diante deles de modo a conduzir o aluno à compreensão e êxito em seus cálculos mentais.
Propósito: Estimular os alunos a utilizarem de maneira lúdica suas estratégias de cálculo mental relacionadas às operações de adição e subtração de números naturais.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
Inicie este momento solicitando que os alunos respondam a cada questionamento que você fizer e que compartilhem suas dúvidas, estratégias, observações e sugestões de como vencer o jogo.
Aproveite esse momento e peça para que alguns alunos que erraram anotem no quadro as estratégias utilizadas, para que todos possam juntos analisar a resolução de cada caso e discutir como os erros poderiam ser evitados.
Você pode encontrar no guia de intervenções as possíveis dúvidas e erros dos alunos, com as respectivas orientações de como lhes fazer pensar e encontrar a resposta correta.
Com essa abordagem será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem significativa e eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade ressaltando a importância do uso do cálculo mental no dia a dia.
Levante questionamentos que instiguem seus alunos a pensarem a respeito das diferentes formas de utilização desse conhecimento, como:
- Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde é possível utilizar o cálculo mental para auxiliar na realização de operações de soma e subtração?
- Você conhece pessoas que conseguem fazer cálculos mentais com facilidade?
- Há pessoas que trabalham fazendo cálculos mentais? (Caso os alunos não comentem, você pode mencionar o exemplo de vendedores e alguns feirantes.).
- Você sentiu alguma dificuldade durante a aula? Qual?
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Peça que os alunos respondam a atividade de raio-x utilizando diferentes representações, conforme solicitado no slide.
Após eles responderem, peça para que alguns alunos compartilhem suas representações e pensamentos utilizados para resolver as operações.
O raio-x é um importante momento de aprendizagem e avaliação dos discentes., você pode aproveitá-lo para verificar se ainda restam dúvidas ou dificuldades entre eles e também sugerir ou incentivar a busca e utilização de estratégias descobertas pelos alunos, desde que sejam válidas.
Você pode procurar identificar as estratégias de resoluções de cada aluno e também se eles estão conseguindo resolver a situação apresentada.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Materiais complementares para impressão: