Plano de Aula

Plano de aula: Simetria nos triângulos e quadriláteros e a congruência de triângulos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

-Reconhecer e traçar eixos de simetria de figuras

-Utilizar critérios de congruência de triângulos para justificar que uma reta é um eixo de simetria.

-Relacionar as classificações dos triângulos quanto aos lados ao número de eixos de simetria que a figura possui.

Conceito-chave

Simetrias e congruência de triângulos.

Recursos necessários

-Fichas impressas.

-Projetor (se possível)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

-Reconhecer e traçar eixos de simetria de figuras

-Utilizar critérios de congruência de triângulos para justificar que uma reta é um eixo de simetria.

-Relacionar as classificações dos triângulos quanto aos lados ao número de eixos de simetria que a figura possui.