Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia das potências como multiplicação de fatores iguais. Discuta também o que são termos como: propriedades da multiplicação em relação à adição, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar a ideia de potência como multiplicação de fatores iguais e generalização das potências.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o cubo da soma e o cubo da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.
Discuta com a turma:
- Como determinamos a expressão que representa o volume de cada um dos aquários?
- Quais as relações entre o volume do primeiro aquário, com os aquários maior e menor?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam o cubo da soma e o cubo da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.
Discuta com a turma:
- Como determinamos a expressão que representa o volume de cada um dos aquários?
- Quais as relações entre o volume do primeiro aquário, com os aquários maior e menor?
- Vocês conseguem ver a matemática, pela articulação entre álgebra e geometria?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o cubo da soma e o cubo da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a volume do primeiro aquário com os outros aquários (maior e menor em relação ao primeiro)?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o cubo da soma e o cubo da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a volume do primeiro aquário com os outros aquários (maior e menor em relação ao primeiro)?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar o cubo da soma e o cubo da diferença, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a volume do primeiro aquário com os outros aquários (maior e menor em relação ao primeiro)?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como vocês veem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização do cubo da soma e do cubo da diferença de dois termos.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do cubo da soma e do cubo da diferença. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cubo da soma e cubo da diferença de dois termos.
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar