11348
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Classificação dos poliedros pela base

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre Base de poliedros.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Carolina Taurisano

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_20GEO_07

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais) folha impressa com as planificações (presente no slide), tesoura, cola.
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções.

Retomada
Proponha que os alunos usem uma caixa de pasta de dente, caixa de fósforo, caixa de leite ou qualquer outra que você saiba que utilizarão um prisma reto-retângulo para a atividade: peça que os alunos contornem as faces da caixa em questão sobre uma folha de papel, identificando as faces que são equivalentes.
Após fazerem isso, proponha a discussão sobre a planificação apresentada nesta etapa, adaptando as questões para que eles respondam individualmente. Isso pode ser feito via Google Formulários ou em folha impressa mesmo.

Atividade principal
Envie aos alunos os modelos em folha impressa e solicite que eles recortem e colem as abas previamente indicadas, para que consigam responder às informações solicitadas na atividade. Convide as famílias a auxiliarem nessa construção. Lembre-se de inserir questões que proporcionem uma reflexão sobre a comparação entre prismas e pirâmides.

Discussão das soluções
Proponha que os alunos gravem um vídeo via YouTube usando os sólidos construídos para explicar as diferenças entre eles e como podemos verificar isso em outros sólidos que não sejam estes apresentados. O link pode ser enviado por e-mail, lembrando que os vídeos não precisam ser públicos, desde que estejam como não-listados você já terá acesso a eles. Sua devolutiva pode ser feita também por e-mail.
Caso a turma não tenha acesso à internet você pode propor que eles redijam uma carta contando quais são as semelhanças e diferenças entre os sólidos construídos por eles, como se estivesse explicando para um colega que não teve a oportunidade de acompanhar o trabalho ou de conhecer os poliedros em questão.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Peça para que os alunos registrem no caderno suas próprias definições de prisma e de pirâmides, diferenciando os poliedros.

Raio X
Peça para que a turma resolva o desafio proposto nesta etapa usando uma sequência de slides para explicar e justificar suas escolhas, via Google Apresentações.

Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliarem na construção dos poliedros disponibilizados na Atividade Principal.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_20GEO07

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas