11347
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Problemas envolvendo números fracionários e decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Relação entre fração e decimal.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

 Código do plano: MAT6_05NUM09

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp

- Opcionais: Meet, Hangouts.
Simulador de fração para decimal e decimal para fração:https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/arith-review-decimals-to-fractions/v/fraction-decimal-intuition-examples
Acessado em 20 de junho de 2020

Para este plano, foque na etapa: Raio X

Nesse plano comece pelo Raio X. A ideia é que os estudantes percebam a relação entre fração e decimal. Compartilhe o slide e dê um tempo para que eles leiam a situação problema. Sugiram que copiem no caderno e/ou enviem pelo WhatsApp. Em seguida questione: "Como transformar o número decimal em fração?", "E fração em número decimal?", "Como resolver esse problema?". Abra o áudio para ouvir as possíveis hipóteses dos seus alunos. Em seguida, faça o “Discuta com a turma” passo a passo com eles, ouvindo o que vão dizer e acolhendo as possíveis dúvidas e/ou questionamentos. O papel da escuta e das boas perguntas são fundamentais para o entendimento da situação proposta e também para a verificação do conceito. Eles podem enviar através do grupo de WhatsApp e você organizar um “quadro” com as respostas para compartilhar pelo meio de comunicação que estiver usando (Meet, Hangouts, Zoom, por exemplo).

Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Uma sugestão seria os estudantes acessarem o simulador para praticarem as transformações com os familiares de frações para decimais e vice-versa. https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/arith-review-decimals-to-fractions/e/converting_fractions_to_decimals_0.5. Fica a dica!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_05NUM09

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas