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Plano de aula - Problemas envolvendo números fracionários e decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Relação entre fração e decimal.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.



Objetivos específicos

Reconhecer que os números racionais podem ser expressos na forma de fração e decimal, estabelecendo relações entre essas representações.  



Conceito-chave

Relação entre fração e decimal.



Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos que leiam a situação-problema no primeiro slide e tentem responder. Após um tempo, verifique como os alunos resolveram a operação de adição. Deixe que os alunos se expressem e, em conjunto, montem suas estratégias. Peça aos alunos para analisarem as informações e dizerem em que elas diferem e como eles fariam para calcular o total de toneladas das duas viagens. Espera-se que consigam representar a fração em número decimal e o número decimal em fração. É importante que percebam que ao efetuar adição e subtração de um número fracionário por uma fração, deve-se transformar um deles para facilitar os cálculos. Use as respostas dos alunos como forma de levá-los a concluir que na resolução de um problema devemos representar todas as grandezas da mesma forma, para que elas conversem entre si.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos sobre a representação de números racionais em forma de decimal.

Discuta com a turma:

  • Que processo foi usado para representar a fração em número decimal?
  • Como faremos com a fração que tem o denominador diferente de potência de 10?
  • Como sabemos onde se deve colocar a vírgula?
  • Como se lê esses números decimais?
  • O que significa o número que fica antes da vírgula?

Materiais complementares para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema do slide 4, dê tempo para que pensem um pouco e em seguida mostre o texto do slide 5.

Deixe que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Como você representa 34 cm em metros?
  • Como você pode descobrir o tamanho de cada pedaço de tecido?
  • É possível somar uma fração e um número escrito na forma decimal?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema do slide 4, dê tempo para que pensem um pouco e em seguida mostre o texto do slide 5.

Deixe que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, e peça para que alguns registrem suas respostas na lousa. Nesse momento da aula o mais importante é que os alunos busquem identificar respostas iguais e consigam mostrar seus raciocínios uns aos outros, defendendo seu ponto de vista. A resposta correta deve surgir naturalmente desse debate, sem ser dada pelo professor. Ressalte a importância do erro no processo de aprendizagem, mostrando aos alunos como os erros deles levaram não só a uma reflexão que levou a turma à resposta correta, como também a um aprendizado de conteúdo. Pergunte aos alunos se compreenderam como o quadro foi feito e se fizeram diferente.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Comparar as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • Qual caminho você utilizou para concluir a fração?
  • Existe outra maneira de determinar a resposta?
  • Existe mais de uma solução?
  • Qual filha é a mais velha? E a mais nova?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Concluir e retomar a ideia central da aula. Verifique se algum aluno possui dúvidas sobre equivalência de frações. Ressalte que para representar fração em decimal, encontramos frações equivalentes de forma que o denominador seja potência de 10. No caso, a fração do slide não tem uma fração decimal que seja equivalente a ela, por isso o resultado não é um decimal exato.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de adição e subtração de fração a partir do uso de fração equivalente.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão respondendo a questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada aluno

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que o problema propôs?
  • Como fez para identificar qual fração representa o número decimal pedido?
  • Quais etapas você fez para resolver este problema?
  • Como chegou à resposta?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA06) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.



Objetivos específicos

Reconhecer que os números racionais podem ser expressos na forma de fração e decimal, estabelecendo relações entre essas representações.  



Conceito-chave

Relação entre fração e decimal.



Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos que leiam a situação-problema no primeiro slide e tentem responder. Após um tempo, verifique como os alunos resolveram a operação de adição. Deixe que os alunos se expressem e, em conjunto, montem suas estratégias. Peça aos alunos para analisarem as informações e dizerem em que elas diferem e como eles fariam para calcular o total de toneladas das duas viagens. Espera-se que consigam representar a fração em número decimal e o número decimal em fração. É importante que percebam que ao efetuar adição e subtração de um número fracionário por uma fração, deve-se transformar um deles para facilitar os cálculos. Use as respostas dos alunos como forma de levá-los a concluir que na resolução de um problema devemos representar todas as grandezas da mesma forma, para que elas conversem entre si.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos sobre a representação de números racionais em forma de decimal.

Discuta com a turma:

  • Que processo foi usado para representar a fração em número decimal?
  • Como faremos com a fração que tem o denominador diferente de potência de 10?
  • Como sabemos onde se deve colocar a vírgula?
  • Como se lê esses números decimais?
  • O que significa o número que fica antes da vírgula?

Materiais complementares para impressão:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema do slide 4, dê tempo para que pensem um pouco e em seguida mostre o texto do slide 5.

Deixe que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.

Discuta com a turma:

  • Como você representa 34 cm em metros?
  • Como você pode descobrir o tamanho de cada pedaço de tecido?
  • É possível somar uma fração e um número escrito na forma decimal?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema do slide 4, dê tempo para que pensem um pouco e em seguida mostre o texto do slide 5.

Deixe que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.

Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, e peça para que alguns registrem suas respostas na lousa. Nesse momento da aula o mais importante é que os alunos busquem identificar respostas iguais e consigam mostrar seus raciocínios uns aos outros, defendendo seu ponto de vista. A resposta correta deve surgir naturalmente desse debate, sem ser dada pelo professor. Ressalte a importância do erro no processo de aprendizagem, mostrando aos alunos como os erros deles levaram não só a uma reflexão que levou a turma à resposta correta, como também a um aprendizado de conteúdo. Pergunte aos alunos se compreenderam como o quadro foi feito e se fizeram diferente.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Comparar as respostas dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
  • Qual caminho você utilizou para concluir a fração?
  • Existe outra maneira de determinar a resposta?
  • Existe mais de uma solução?
  • Qual filha é a mais velha? E a mais nova?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Concluir e retomar a ideia central da aula. Verifique se algum aluno possui dúvidas sobre equivalência de frações. Ressalte que para representar fração em decimal, encontramos frações equivalentes de forma que o denominador seja potência de 10. No caso, a fração do slide não tem uma fração decimal que seja equivalente a ela, por isso o resultado não é um decimal exato.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de adição e subtração de fração a partir do uso de fração equivalente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão respondendo a questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada aluno

Discuta com a turma:

  • Você entendeu o que o problema propôs?
  • Como fez para identificar qual fração representa o número decimal pedido?
  • Quais etapas você fez para resolver este problema?
  • Como chegou à resposta?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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